Suspeito do atentado de Berlim é um refugiado (mas pode ser o homem errado)

Michael Kappeler / EPA

-

A polícia de Berlim anunciou que está a tratar como “atentado terrorista” o caso do camião que irrompeu contra uma multidão num mercado de natal da capital alemã, causando 12 mortos e 48 feridos.

A polícia alemã informou numa mensagem publicada no Twitter que está a investigar o ataque desta segunda-feira como um “provável atentado terrorista”.

“Os nossos investigadores assumem que o camião foi intencionalmente conduzido contra a multidão no mercado de Natal”, disse a polícia.

Esta manhã, o ministro do Interior alemão deu uma conferência de imprensa, na qual afirmou: “Já não temos dúvidas de que se tratou de um ataque”.

Um suspeito, presumivelmente o condutor do camião, está a ser interrogado pelas autoridades, mas, de acordo com Thomas de Maizière, nega todas as acusações.

O ministro confirma que o detido, de origem paquistanesa, tinha um pedido de asilo que ainda não estava completo e não estava referenciado pelas autoridades. Entrou na Alemanha em dezembro de 2015 e estava em Berlim desde fevereiro deste ano.

O governante confirmou igualmente que o passageiro polaco, encontrado morto no camião, foi assassinado a tiro.

Entretanto, o “Die Welt”, que tinha adiantado que o autor do ataque se chama Naved B. e tem 23 anos, diz que o verdadeiro suspeito está armado e continua a monte. “Temos o homem errado”, declarou fonte das autoridades policiais, citada pelo jornal.

“É particularmente repugnante” se for um refugiado

Antes, Angela Merkel também já tinha falado do atropelamento como um “atentado terrorista”.

“De acordo com o que sabemos, temos que assumir que se tratou de um ataque terrorista”, disse aos jornalistas, visivelmente emocionada e vestida de preto.

A chanceler afirmou também que seria “particularmente repugnante” se se viesse a confirmar que o responsável por “este ato incompreensível e atroz” fosse um refugiado, tendo em conta que “há muitos alemães que se empenham diariamente para ajudar os requerentes de asilo”.

“Eu sei que nos será especialmente difícil aceitar, se se confirmar que a pessoa que cometeu este ataque procurou proteção e asilo na Alemanha”, acrescentou.

A polícia de Berlim disse que o camião, com matrícula polaca e carregado com vigas de aço, poderá ter sido roubado de uma obra na Polónia.

Além das 12 vítimas mortais, o ataque premeditado fez ainda 48 feridos, sendo que 18 se encontram com ferimentos muito graves.

Os mercados de Natal na Alemanha estão encerrados e a praça onde ocorreu o ataque converteu-se num local de homenagem às vítimas.

O atentado evoca lembranças do ataque com um camião em Nice, durante as comemorações do Dia da Bastilha, em julho, que provocou a morte a 86 pessoas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A Alemanha e especialmente a Senhora Merkel estão a pagar a fatura do erro gravíssimo de terem deixado entrar mais de um milhão de “refugiados” na Europa. Este foi só mais um caso de entre dezenas de ataques terroristas, violações e assassinatos executados por “refugiados” na Alemanha. As irresponsabilidades pagam-se caras.

  2. Afinal sempre era refugiado… ja estavam a distorcer a notícia que o alegado terrorista não era o mesmo que matou o polaco que estava no sítio errado à hora errada… justifiquem agora às famílias das vítimas como é que entram no país, alguns até com cartazes a dizer WELCOME… simplesmente ridículo !!!

RESPONDER

Nasceu o SeeArch, uma espécie de colete salva-vidas para resgates em mar aberto

Se uma pessoa se separar da sua embarcação em mar aberto, permanecer à tona não é o único desafio. Ser visto pelos salvadores é uma missão importante que o novo SeeArch, usável e insuflável, vai …

Há 127 concelhos que vão manter os limites no fim de semana. Saiba quais

Os concelhos que mantém risco muito elevado e extremamente elevado terão de manter até dia 23 deste mês as atuais restrições, incluindo de limitação de circulação ao fim de semana. Houve 27 concelhos que saíram …

Piscina mais profunda do mundo inaugurada na Polónia

Com 45 metros de profundidade, a piscina Deepspot foi recentemente inaugurada na Polónia. Vai servir de zona de treino para mergulhadores, bombeiros e forças armadas. A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada esta semana em …

Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 …

Sedada e com um capuz sobre os olhos, a girafa Asiwa foi resgatada de uma ilha no Quénia

Conservacionistas, autoridades do Governo e membros da comunidade local uniram-se para resgatar oito girafas numa ilha no Quénia. A população de girafas em África tem diminuído nas últimas décadas devido à perda de habitat e à …

Governo mantém restrições. Exceções no Natal, mas no Ano Novo volta a ser proibida a circulação entre concelhos

António Costa falou hoje ao país para anunciar as novas medidas para a quadra festiva. O primeiro-ministro revelou que no Natal as medidas serão aliviadas, como já se esperava, porém voltam a apertar no Ano …

Joe Biden está a planear uma tomada de posse em versão reduzida. Trump pode não marcar presença

A pouco mais de um mês de tomar posse como Presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que está a planear reduzir a dimensão da cerimónia para garantir a segurança devido à pandemia. Segundo o Público, Joe …

O Peru enfrenta o maior desafio político desde a ditadura de Fujimori. A responsabilidade está nas mãos de Sagasti

O novo presidente do Peru assumiu o cargo em 17 de novembro em circunstâncias nada desejáveis. O país, que até ao ano passado vinha a ser apontado como um exemplo na área económica, enfrenta agora …

Três anti-histamínicos mostram eficácia a inibir infeção pelo coronavírus

Três medicamentos anti-histamínicos mostraram alguma eficácia a inibir a infeção de células pelo novo coronavírus responsável pela covid-19, segundo os resultados preliminares de um estudo da Universidade da Florida divulgado na sexta-feira. As descobertas sobre os …

"Criminoso, cruel e traiçoeiro”. Sobrinha de Donald Trump diz que tio devia ser preso

A sobrinha do atual Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, referiu que o tio é “criminoso, cruel e traiçoeiro”, por isso, deveria enfrentar a justiça norte-americana, depois de todos os escândalos que o …