Suspeito do atentado de Berlim é um refugiado (mas pode ser o homem errado)

Michael Kappeler / EPA

-

A polícia de Berlim anunciou que está a tratar como “atentado terrorista” o caso do camião que irrompeu contra uma multidão num mercado de natal da capital alemã, causando 12 mortos e 48 feridos.

A polícia alemã informou numa mensagem publicada no Twitter que está a investigar o ataque desta segunda-feira como um “provável atentado terrorista”.

“Os nossos investigadores assumem que o camião foi intencionalmente conduzido contra a multidão no mercado de Natal”, disse a polícia.

Esta manhã, o ministro do Interior alemão deu uma conferência de imprensa, na qual afirmou: “Já não temos dúvidas de que se tratou de um ataque”.

Um suspeito, presumivelmente o condutor do camião, está a ser interrogado pelas autoridades, mas, de acordo com Thomas de Maizière, nega todas as acusações.

O ministro confirma que o detido, de origem paquistanesa, tinha um pedido de asilo que ainda não estava completo e não estava referenciado pelas autoridades. Entrou na Alemanha em dezembro de 2015 e estava em Berlim desde fevereiro deste ano.

O governante confirmou igualmente que o passageiro polaco, encontrado morto no camião, foi assassinado a tiro.

Entretanto, o “Die Welt”, que tinha adiantado que o autor do ataque se chama Naved B. e tem 23 anos, diz que o verdadeiro suspeito está armado e continua a monte. “Temos o homem errado”, declarou fonte das autoridades policiais, citada pelo jornal.

“É particularmente repugnante” se for um refugiado

Antes, Angela Merkel também já tinha falado do atropelamento como um “atentado terrorista”.

“De acordo com o que sabemos, temos que assumir que se tratou de um ataque terrorista”, disse aos jornalistas, visivelmente emocionada e vestida de preto.

A chanceler afirmou também que seria “particularmente repugnante” se se viesse a confirmar que o responsável por “este ato incompreensível e atroz” fosse um refugiado, tendo em conta que “há muitos alemães que se empenham diariamente para ajudar os requerentes de asilo”.

“Eu sei que nos será especialmente difícil aceitar, se se confirmar que a pessoa que cometeu este ataque procurou proteção e asilo na Alemanha”, acrescentou.

A polícia de Berlim disse que o camião, com matrícula polaca e carregado com vigas de aço, poderá ter sido roubado de uma obra na Polónia.

Além das 12 vítimas mortais, o ataque premeditado fez ainda 48 feridos, sendo que 18 se encontram com ferimentos muito graves.

Os mercados de Natal na Alemanha estão encerrados e a praça onde ocorreu o ataque converteu-se num local de homenagem às vítimas.

O atentado evoca lembranças do ataque com um camião em Nice, durante as comemorações do Dia da Bastilha, em julho, que provocou a morte a 86 pessoas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A Alemanha e especialmente a Senhora Merkel estão a pagar a fatura do erro gravíssimo de terem deixado entrar mais de um milhão de “refugiados” na Europa. Este foi só mais um caso de entre dezenas de ataques terroristas, violações e assassinatos executados por “refugiados” na Alemanha. As irresponsabilidades pagam-se caras.

  2. Afinal sempre era refugiado… ja estavam a distorcer a notícia que o alegado terrorista não era o mesmo que matou o polaco que estava no sítio errado à hora errada… justifiquem agora às famílias das vítimas como é que entram no país, alguns até com cartazes a dizer WELCOME… simplesmente ridículo !!!

RESPONDER

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …