PJ recuperou o que faltava do material roubado de Tancos

Paulo Cunha / Lusa

Guarita abandonada no complexo militar de Tancos

Esta sexta-feira, elementos da Polícia Judiciária (PJ) deslocaram-se a Ansião para recolherem milhares de munições e as granadas que faltavam recuperar do material furtado dos paióis em 2017.

João Paulino, ex-fuzileiro, tinha proposto no início deste mês ao tribunal de Santarém devolver o material em falta e o pedido foi autorizado pelos juízes do processo e pelo Ministério Público. Esta iniciativa poderá beneficiá-lo em julgamento, designadamente com uma atenuação da pena, por colaborar com as autoridades.

Esta sexta-feira, elementos da Polícia Judiciária (PJ) deslocaram-se a Ansião para recolherem milhares de munições e as granadas que faltavam recuperar do material furtado dos paióis em 2017. Segundo o Expresso, o material de guerra estava escondido num pinhal perto de Ansião (zona centro) local onde reside o assaltante.

De acordo com uma fonte próxima do processo, João Paulino entregou à PJ mais munições do que aquelas que constavam na lista de material desaparecido.

O início do julgamento dos 23 arguidos do processo de Tancos, entre os quais está o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes, está marcado para 2 de novembro.

Esta sexta-feira, João Paulino foi absolvido pelo tribunal no caso do roubo das 55 pistolas Glock na direção nacional da PSP. Como estava em diligências com a PJ não pôde estar presente na leitura da sentença no julgamento que levou à condenação do ex-armeiro da PSP Luís Gaiba a nove anos e oito meses de prisão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …

Marta Temido antevê dias complicados e alta pressão sobre o SNS (e admite novas medidas)

A ministra da Saúde disse que se vive "um momento muito difícil da evolução da pandemia em Portugal e na Europa" e que "os próximos dias se anteveem complicados e com elevada pressão sobre o …

O maior navio de guerra americano disparou o seu primeiro míssil

O maior navio de guerra norte-americano, o USS Zumwalt, disparou pela primeira vez um míssil. O projétil disparado intercetou com sucesso o alvo de teste. Em 2015, o maior e mais futurista contratorpedeiro da Marinha norte-americana …

Republicanos no Senado preparam-se para um possível "mundo pós-Trump"

Enquanto os republicanos enfrentam um eleição que pode trazer más notícias para o Presidente e o seu partido, alguns começam a se distanciar de Donald Trump, ao mesmo tempo que tentam não atrair a sua …

Dez curiosidades sobre o asteróide Bennu

A primeira missão da NASA a enviar uma amostra de um asteroide antigo chegou ao seu alvo, o asteroide Bennu, no dia 3 de dezembro de 2018. Esta missão, OSIRIS-REX (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith …

Eleições do Benfica antecipadas para 28 de outubro

As eleições para os órgãos sociais do Benfica foram antecipadas para 28 de outubro, uma quarta-feira, face à proibição de circulação de pessoas entre concelhos no dia inicialmente agendado para o ato eleitoral. "A Mesa da …