Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

(cv)

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião.

A noite de 8 de março de 2014, o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu com 239 pessoas a bordo. Mais de cinco anos depois, uma investigação publicada na revista The Atlantic dá conta que o piloto Zaharie Ahmad Shah terá cortado o oxigénio da cabine do avião, de forma a causar a morte dos passageiros.

A investigação levada a cabo pelo especialista em aviação William Langewiesche explica que o piloto de 53 anos sofria de uma depressão e atravessava uma crise no seu casamento, afastando-se da família e amigos.

O artigo, citado pelo Correio da Manhã, explica ainda que Zaharie terá matado ou deixado inconsciente o copiloto Fariq Abdul Hamid, antes de ter cortado o oxigénio.

Ao atravessar o espaço aéreo do Vietname, o controlador aéreo ainda estabeleceu um breve contacto com o avião da Malaysia Airlines, mas entretanto, o piloto deixaria de responder aos comandos da torre de controlo. O avião desapareceria dos radares 39 minutos depois de levantar voo.

Durante o artigo do The Atlantic destaca-se ainda uma alegada incompetência, já que o Centro de Coordenação de Resgate Aeronáutico de Kuala Lumpur deveria ter sido notificado dentro de uma hora após o desaparecimento da aeronave dos radares. Contudo, o aviso só foi emitido quatro horas depois.

William Langewiesche realça ainda que, “a julgar pelas evidências eletrónicas, a queda do avião não terá sido uma tentativa controlada de uma amaragem. O avião deve ter-se fraturado instantaneamente num milhão de pedaços”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pequeno esclarecimento: um piloto não pode “cortar” o oxigénio de um avião. O oxigénio usado para os passageiros provém de geradores químicos de oxigénio, que são completamente autónomos (por fila de assentos).

RESPONDER

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …