Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

(cv)

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião.

A noite de 8 de março de 2014, o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu com 239 pessoas a bordo. Mais de cinco anos depois, uma investigação publicada na revista The Atlantic dá conta que o piloto Zaharie Ahmad Shah terá cortado o oxigénio da cabine do avião, de forma a causar a morte dos passageiros.

A investigação levada a cabo pelo especialista em aviação William Langewiesche explica que o piloto de 53 anos sofria de uma depressão e atravessava uma crise no seu casamento, afastando-se da família e amigos.

O artigo, citado pelo Correio da Manhã, explica ainda que Zaharie terá matado ou deixado inconsciente o copiloto Fariq Abdul Hamid, antes de ter cortado o oxigénio.

Ao atravessar o espaço aéreo do Vietname, o controlador aéreo ainda estabeleceu um breve contacto com o avião da Malaysia Airlines, mas entretanto, o piloto deixaria de responder aos comandos da torre de controlo. O avião desapareceria dos radares 39 minutos depois de levantar voo.

Durante o artigo do The Atlantic destaca-se ainda uma alegada incompetência, já que o Centro de Coordenação de Resgate Aeronáutico de Kuala Lumpur deveria ter sido notificado dentro de uma hora após o desaparecimento da aeronave dos radares. Contudo, o aviso só foi emitido quatro horas depois.

William Langewiesche realça ainda que, “a julgar pelas evidências eletrónicas, a queda do avião não terá sido uma tentativa controlada de uma amaragem. O avião deve ter-se fraturado instantaneamente num milhão de pedaços”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pequeno esclarecimento: um piloto não pode “cortar” o oxigénio de um avião. O oxigénio usado para os passageiros provém de geradores químicos de oxigénio, que são completamente autónomos (por fila de assentos).

RESPONDER

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …

Amália Rodrigues apoiou secretamente a causa antifascista

A fadista Amália Rodrigues, que chegou a ser acusada de estar ao serviço do Estado Novo, financiou presos políticos e apoiou a causa antifascista durante a ditadura, revela uma investigação publicada pela revista Visão Biografia. Numa …

FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras. O FC Porto pode vir …