Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

(cv)

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião.

A noite de 8 de março de 2014, o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu com 239 pessoas a bordo. Mais de cinco anos depois, uma investigação publicada na revista The Atlantic dá conta que o piloto Zaharie Ahmad Shah terá cortado o oxigénio da cabine do avião, de forma a causar a morte dos passageiros.

A investigação levada a cabo pelo especialista em aviação William Langewiesche explica que o piloto de 53 anos sofria de uma depressão e atravessava uma crise no seu casamento, afastando-se da família e amigos.

O artigo, citado pelo Correio da Manhã, explica ainda que Zaharie terá matado ou deixado inconsciente o copiloto Fariq Abdul Hamid, antes de ter cortado o oxigénio.

Ao atravessar o espaço aéreo do Vietname, o controlador aéreo ainda estabeleceu um breve contacto com o avião da Malaysia Airlines, mas entretanto, o piloto deixaria de responder aos comandos da torre de controlo. O avião desapareceria dos radares 39 minutos depois de levantar voo.

Durante o artigo do The Atlantic destaca-se ainda uma alegada incompetência, já que o Centro de Coordenação de Resgate Aeronáutico de Kuala Lumpur deveria ter sido notificado dentro de uma hora após o desaparecimento da aeronave dos radares. Contudo, o aviso só foi emitido quatro horas depois.

William Langewiesche realça ainda que, “a julgar pelas evidências eletrónicas, a queda do avião não terá sido uma tentativa controlada de uma amaragem. O avião deve ter-se fraturado instantaneamente num milhão de pedaços”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pequeno esclarecimento: um piloto não pode “cortar” o oxigénio de um avião. O oxigénio usado para os passageiros provém de geradores químicos de oxigénio, que são completamente autónomos (por fila de assentos).

RESPONDER

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …

Desatualizados e com erros. IA vai vasculhar milhares de documentos da Casa Branca

O Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) disse que as agências federais vão usar inteligência artificial (IA) para eliminar requisitos desatualizados, obsoletos e inconsistentes em dezenas de milhares de páginas de regulamentos …