“Portugal em situação única no mundo”. Peritos defendem o fim de todas as restrições (só há duas dúvidas)

6

Hugo Delgado / Lusa

Os especialistas responsáveis pela definição das medidas contra a pandemia de covid-19 vão defender, nesta quinta-feira, na reunião do Infarmed, o fim de todas as restrições obrigatórias, considerando que chegou o momento da “libertação total”. Mas há dúvidas quanto a dois sectores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Expresso foi ouvir alguns dos peritos que vão participar na reunião do Infarmed desta quinta-feira, 16 de Setembro, para reavaliar a situação da pandemia e decidir as medidas para os próximos tempos.

E fica claro que os especialistas ouvidos consideram que chegou “o momento de levantar a generalidade das restrições”, como cita o Expresso.

Assim, estes peritos entendem que “máscaras, certificados digitais, lotações de espaços, higienização das mãos e todas as restrições impostas aos portugueses contra a covid devem deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês“, destaca o semanário.

Não há necessidade de manter medidas obrigatórias seja onde for”, consideram estes peritos que defendem que o importante é “reeducar a população para a auto-avaliação do risco, deixando os comportamentos ao critério de cada um”.

Neste momento, os peritos ouvidos pelo Expresso, que “preferem não ser identificados”, como frisa o jornal, só têm dúvidas quanto ao ensino e aos transportes públicos.

“Do ponto de vista da protecção da saúde pública, não precisamos de manter as medidas de controlo como até aqui, contudo acabar todas as restrições pode levar a população a deixar de sentir-se segura e não há necessidade que isso aconteça”, aponta um dos especialistas consultados pelo semanário.

Vacinação deixa Portugal em “situação única no mundo”

“Graças à vacinação, temos uma situação única no mundo, que provavelmente mais nenhum país conseguirá ter – só temos 11% de crianças com menos de 12 anos não elegíveis para vacinação; Israel, por exemplo, tem 22% e a adesão à vacina foi em massa, ao invés do que acontece na generalidade dos países – e há razões para vermos uma vitória colectiva“, refere outro perito ao Expresso.

Apesar desta posição, alguns especialistas admitem que possam surgir “posições mais conservadoras” na reunião do Infarmed, “desde logo da Direcção-Geral da Saúde, mas é preciso que todos entendam que Portugal está em condições ideais para fazer o regresso à normalidade”, concluem.

António Costa tinha dito, em Junho, que Portugal atingiria a “libertação total” da pandemia quando atingisse a meta dos 85% de portugueses com a vacinação completa, um objetivo que está perto de ser conseguido.

Há dias, o primeiro-ministro apontou que estávamos “a poucas semanas de dar esta pandemia como controlada“.

E a directora-geral de saúde, Graça Freitas, anunciou, numa entrevista, que muitas das regras que estão em vigor poderão vir a desaparecer brevemente.

  ZAP //

6 Comments

  1. E passo a citar… “Assim, estes peritos entendem que “máscaras, certificados digitais, lotações de espaços, higienização das mãos e todas as restrições impostas aos portugueses contra a covid devem deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês“.
    higienização das mãos era obrigatória… Pasme-se.
    Agora vai deixar de ser. Mas não é suposto ser um acto natural?

    • Pelos vistos estão a dizer que os portugueses devem espirrar para o ar, para as mãos, etc e contaminar tudo e todos. Devia ser um ato natural e não obrigatório. Na Coreia e China muito antes da pandemia havia máscaras nos transportes público e higienização das mãos.

    • Neste caso, é obrigatório higienizar as mãos à entrada de algumas superfícies… pesa embora que muita a gente não o faz.

      Não é obrigatório lavar as mãos, nunca foi, mas é algo natural e aconselhável.

  2. Sim. Mas se estiver atento ou ser realista há muita gente que não é responsável . Eu não penso que o fim desta situação está para breve . Neste País e no mundo muita coisa vai mudar no pós Pandemia . Seria intressante saber-se o porquê da aparição deste Vírus E o que está por de trás dessa aparição . Uma coisa tenho a certeza nós humanos somos de mais . Fazer uma 3ª Guerra mundial é impossivel . Não haver vencidos nem vencedores. Eu direi mais só haverá vencidos . Se calhar terão que capar os humanos machos ,para reduzir a população ,

  3. “Portugal em situação única no mundo”.

    2ª Temporada da “Netflix” resta saber como termina :/ !

    Na 1ª Temporada, também éramos um caso de estudo, depois, ficamos encerrados em casa por largos meses a seguir ao Natal!

    Até onde podem ir as verdades?
    As mentiras?
    O que será de facto verdade?
    O que será de facto mentira?

    Qual será o verdadeiro caminho que traçaram para os humanos?

    Enquanto isso os “outros” “Brincam” de astronautas e de supostas viagens à gravidade Zero :/

    O que estarão de verdade a preparar?

    Qual a correlação (se é que existe) ?

    Enfim, perguntas para as quais nunca nos darão respostas!, nem a historia, já que esta também é escrita pelos supostos “vencedores”

    Estão a combater o medo através do medo :/ conseguindo :/

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.