Costa diz que “estamos a poucas semanas de dar esta pandemia como controlada”

Mário Cruz / Lusa

Numa acção de campanha eleitoral para as autárquicas, António Costa anunciou que “estamos a poucas semanas de dar esta pandemia como controlada”, mas alertou que é preciso continuar a manter os cuidados sanitários.

“Chegamos a uma fase em que, graças ao sucesso da vacinação, estamos a poucas semanas de poder dar esta pandemia como controlada, porque garantimos que a esmagadora maioria das portuguesas e dos portugueses está imunizada contra o vírus”, salientou Costa, como líder do PS, na apresentação dos candidatos autárquicos de Santarém.

Em Julho passado, Costa tinha avançado que a “libertação total da sociedade” poderia acontecer no final do Verão.

Nesta altura, cerca de oito milhões de residentes em Portugal já estarão vacinados contra a covid-19. O vice-almirante Gouveia e Melo, líder da task force nacional de vacinação, já disse que 85% da população deverá ter tomado as duas doses da vacina “entre a terceira e a quarta semanas de Setembro”.

Apesar dos bons indicadores da vacinação, a Direcção-Geral da Saúde já veio alertar que se deve continuar a usar máscara em locais com muitas pessoas, em eventos em espaços exteriores e no recreio das escolas.

E Costa reforçou, em Santarém, que é preciso manter os cuidados sanitários.

“A pandemia não desapareceu e, portanto, temos de continuar a fazer uma campanha com muita cautela e muitos cuidados“, alertou o líder do PS.

“Temos de continuar a usar a máscara, a manter o distanciamento físico, a manter a higiene das mãos, temos de continuar a respeitar as regras que são fundamentais para manter esta pandemia sob controlo”, sublinhou na mesma ocasião.

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma MENTIRA, mais PROPAGANDA e mais POPULISMO.
    A pandemia não acabará nos anos mais próximos, e possivelmente passará a Endémica, como a gripe.

  2. O povo acredita? Sinceramente :/
    O que não fazem e dizem para ganhar eleições, eles têm noção que a maioria que vota neles acredita piamente no que dizem, resta-nos que os adormecidos se lembrem de votar :/

  3. Israel vacinou +/- 95% da população e está com muitos problemas.
    Na verdade voltou a ser obrigatório o uso da mascara e estão quase a ter as mesmas regras que tinham o ano passado.
    Depois das eleições e do orçamento, lá vamos nós voltar em força à pandemia. Até porquê durante a pandemia (Porque? Sabe-se-lá!) o PS era mais popular e tinha mais intenções de votos…

  4. Incrível! Quem deveria ter por dever ser prudente e responsável, vem em nome da propaganda política afirmar uma baboseira destas, e ainda há quem acredite em vendedores da banha da cobra! Quanto mais me enganas, mais amigo és!

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …