Pequenos acionistas vão processar responsáveis pela crise do BES

robert.steinhoefel / Flickr

-

Os pequenos acionistas do BES anunciaram esta terça-feira que formalizaram a sua constituição como associação e que mandataram a direção eleita para processar os responsáveis pela degradação da situação económica e financeira do banco.

O Movimento de Pequenos Acionistas do BES realizou no sábado a sua Assembleia-Geral constituinte, que contou com a participação de cerca de 100 membros deste movimento, que aprovaram os estatutos da associação, elegeram os seus dirigentes e mandataram a direção para desenvolver um conjunto de iniciativas para a defesa dos seus direitos.

A Assembleia-Geral mandatou a direção, nomeadamente, para “agir judicialmente, com vista ao apuramento da verdade material dos factos que levaram à derrocada do Banco Espírito Santo S.A. e à responsabilização de todos os agentes que, direta ou indiretamente, intervieram nesse mesmo processo, e cuja atuação, dolosa ou negligente, tenha contribuído para a degradação da situação económico-financeira do Banco”.

A direção foi também mandatada para “estabelecer os contatos necessários e indispensáveis à escolha dos seus representantes legais, com vista à obtenção de um possível acordo extrajudicial compensatório dos prejuízos causados aos Pequenos Accionistas do BES”.

A Assembleia-Geral mandatou ainda a direção para estabelecer todos os contactos institucionais, quer a nível nacional, quer a nível internacional, com todos os grupos de lesados pela medida de resolução aplicada ao Banco Espírito Santo S.A., e estabelecer todas as medidas necessárias à “criação de uma ampla plataforma de defesa dos seus direitos”.

A Assembleia considerou necessário sensibilizar a opinião pública para o facto de “os pequenos acionistas não serem, na sua generalidade, pessoas com elevadas capacidades financeiras, mas pessoas com maiores ou menores rendimentos, que, impelidas por promessas de rendibilidades superiores efetuadas pelos seus gestores de conta e fundeadas na segurança institucional que o nome Espiríto Santo conferia aos seus investimentos, decidiram colocar uma parte das suas poupanças nesses instrumentos financeiros”.

“Desta forma, merecem a mesma tutela institucional e legal que os demais intervenientes neste processo mereceram e continuam a merecer”, defenderam os membros da associação num comunicado hoje divulgado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …