Pequenos acionistas vão processar responsáveis pela crise do BES

robert.steinhoefel / Flickr

-

Os pequenos acionistas do BES anunciaram esta terça-feira que formalizaram a sua constituição como associação e que mandataram a direção eleita para processar os responsáveis pela degradação da situação económica e financeira do banco.

O Movimento de Pequenos Acionistas do BES realizou no sábado a sua Assembleia-Geral constituinte, que contou com a participação de cerca de 100 membros deste movimento, que aprovaram os estatutos da associação, elegeram os seus dirigentes e mandataram a direção para desenvolver um conjunto de iniciativas para a defesa dos seus direitos.

A Assembleia-Geral mandatou a direção, nomeadamente, para “agir judicialmente, com vista ao apuramento da verdade material dos factos que levaram à derrocada do Banco Espírito Santo S.A. e à responsabilização de todos os agentes que, direta ou indiretamente, intervieram nesse mesmo processo, e cuja atuação, dolosa ou negligente, tenha contribuído para a degradação da situação económico-financeira do Banco”.

A direção foi também mandatada para “estabelecer os contatos necessários e indispensáveis à escolha dos seus representantes legais, com vista à obtenção de um possível acordo extrajudicial compensatório dos prejuízos causados aos Pequenos Accionistas do BES”.

A Assembleia-Geral mandatou ainda a direção para estabelecer todos os contactos institucionais, quer a nível nacional, quer a nível internacional, com todos os grupos de lesados pela medida de resolução aplicada ao Banco Espírito Santo S.A., e estabelecer todas as medidas necessárias à “criação de uma ampla plataforma de defesa dos seus direitos”.

A Assembleia considerou necessário sensibilizar a opinião pública para o facto de “os pequenos acionistas não serem, na sua generalidade, pessoas com elevadas capacidades financeiras, mas pessoas com maiores ou menores rendimentos, que, impelidas por promessas de rendibilidades superiores efetuadas pelos seus gestores de conta e fundeadas na segurança institucional que o nome Espiríto Santo conferia aos seus investimentos, decidiram colocar uma parte das suas poupanças nesses instrumentos financeiros”.

“Desta forma, merecem a mesma tutela institucional e legal que os demais intervenientes neste processo mereceram e continuam a merecer”, defenderam os membros da associação num comunicado hoje divulgado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …

Trump "traidor" recua e diz que, afinal, a Rússia pode ter manipulado eleições

Donald Trump cedeu à pressão e afirmou, esta terça-feira, que acredita nas conclusões dos serviços secretos de que houve, de facto, ingerência russa das presidenciais de 2016. O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira que …

Cientistas alcançam recorde impressionante de entrelaçamento quântico

Um grupo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China conseguiu armazenar 18 qubits - a unidade básica da computação quântica - em apenas seis fotões entrelaçados. O feito inédito de três qubits emaranhados …

Sistema informático lança caos nas escolas no último dia de matrículas

Hoje é o último dia para efectuar as matrículas no próximo ano lectivo, mas as demoras e falhas no portal electrónico onde o processo tem que ser realizado estão a lançar o caos nas escolas. …

Militares da GNR revoltados com castigos para quem passa poucas multas

"Desmotivados e apavorados." É assim que 14 dos 18 militares do posto da GNR no Sameiro, em Braga, se queixam de sofrerem pressões do sargento que comanda a unidade para passarem multas aos automobilistas. O desabafo …