É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

André Kosters / Lusa

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias.

Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. O ministro Pedro Marques será o cabeça-de-lista socialista às eleições europeias de 26 de maio.

Foi com este anúncio que o primeiro-ministro e dirigente socialista António Costa encerrou a Convenção Europeia do PS, que se realizou em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

“É preciso alguém que tenha dado contribuições relevantes e que tenha uma visão estratégica”, salientou António Costa na justificação da escolha, citado pelo sapo24.

Na sua intervenção, o líder socialista considerou ainda que Pedro Marques é “um excelente quadro da geração abaixo da sua”, o que garante renovação. Nas funções políticas já desempenhadas, referiu Costa, Pedro Marques demonstrou conhecer bem o tecido social e o território nacional, assim como os mecanismos do acesso aos fundos comunitários.

A nomeação obrigará a uma remodelação no Governo, algo que Costa já tinha confirmado, ao início da tarde, à entrada do hotel onde decorreu a Convenção.

“Já está tudo acertado com o senhor Presidente da República e a Presidência da República, no momento oportuno, anunciará as alterações que houver a fazer”, afirmou. Costa vincou que a apresentação dos novos membros do executivo será feita na “data e hora” que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vier a fixar.

A lista completa de candidatos socialistas às eleições de 26 de maio será aprovada no próximo dia 28, em nova reunião da Comissão Política Nacional do PS.

De fora, ficará Francisco Assis. O cabeça de lista socialista nas europeias de 2014 revelou que teve uma “conversa séria” com o líder socialista e que não integrará a lista europeia do partido, mas prometeu estar empenhado nos próximos embates eleitorais do PS.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em tempos "difíceis", raparigas do McDonald's davam hambúrgueres a Ronaldo. Agora, uma delas foi descoberta

Numa entrevista recente, Cristiano Ronaldo recordou os tempos "difíceis" em que ia ao McDonald's à porta de Alvalade e pedia os hambúrgueres que sobravam. O jogador disse que gostaria de reencontrar quem o ajudou …

Pelo bem da economia, Cristas quer levar turistas a visitar o país

Assunção Cristas, líder do CDS, considera que é necessário organizar e diversificar a oferta turística e apostar na promoção turística. A presidente do CDS-PP defendeu esta quarta-feira, em Torres Vedras, uma maior promoção turística do país …

Facebook treina sistemas a reconhecer tiroteios com vídeos policiais

Para evitar casos como o que aconteceu em março na Nova Zelândia, quando um homem matou dezenas de pessoas em duas mesquitas e transmitiu o massacre em direto no Facebook, a rede social vai treinar …

Empresas que ponham trabalhadores a prazo nos quadros terão apoio até 3 mil euros

As empresas que convertam contratos a prazo em permanentes vão ter direito a um apoio até 3.050,32 euros por trabalhador, caso cumpram alguns requisitos, segundo uma portaria do Governo que será publicada esta quinta-feira. De acordo …

Bebé Matilde volta a ser operada na sexta-feira

A bebé Matilde vai voltar a ser operada na sexta-feira, depois de os médicos terem descoberto através de uma TAC que os ventrículos da criança “estão novamente aumentados". Assim, Matilde é operada pela segunda vez em …

Camiões a gás natural emitem mais óxido de azoto do que camiões a gasóleo

Os camiões movidos a gás natural liquefeito (GNL) emitem até cinco vezes mais óxido de azoto (NOx) do que os camiões a gasóleo, indicaram testes na estrada pedidos pelo Governo holandês e esta quarta-feira divulgados. Os …

França nega pedido de asilo a Edward Snowden

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse que não há razões para que o país mude a decisão de 2013 de recusar asilo a Edward Snowden, acusado de espionagem por ter publicado …

Ataque de milícias na República Democrática do Congo causa 14 mortos

Um ataque de milícias contra uma aldeia na região de Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), causou a morte de 14 pessoas, tendo outras quatro ficado feridas. A região tem sido alvo …

Morreu Ben Ali, ex-presidente da Tunísia

Ben Ali, ex-presidente da Tunísia que foi deposto em 2011 pela revolução que inspirou a Primavera Árabe, morreu esta quinta-feira na Arábia Saudita, avançou o advogado da família. Tinha 83 anos. "Ben Ali acabou de morrer …

Mulher que alegadamente pertencia ao cartel de El Chapo encontrada morta no México

Claudia Ochoa Felix, a mexicana de 35 anos que alegadamente pertencia ao cartel Sinaloa, liderado pelo narcotraficante El Chapo, foi encontrada morta numa casa em Culiacán, México, no fim de semana. Conhecida como “Kim Kardashian do …