/

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

André Kosters / Lusa

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias.

Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. O ministro Pedro Marques será o cabeça-de-lista socialista às eleições europeias de 26 de maio.

Foi com este anúncio que o primeiro-ministro e dirigente socialista António Costa encerrou a Convenção Europeia do PS, que se realizou em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

“É preciso alguém que tenha dado contribuições relevantes e que tenha uma visão estratégica”, salientou António Costa na justificação da escolha, citado pelo sapo24.

Na sua intervenção, o líder socialista considerou ainda que Pedro Marques é “um excelente quadro da geração abaixo da sua”, o que garante renovação. Nas funções políticas já desempenhadas, referiu Costa, Pedro Marques demonstrou conhecer bem o tecido social e o território nacional, assim como os mecanismos do acesso aos fundos comunitários.

A nomeação obrigará a uma remodelação no Governo, algo que Costa já tinha confirmado, ao início da tarde, à entrada do hotel onde decorreu a Convenção.

“Já está tudo acertado com o senhor Presidente da República e a Presidência da República, no momento oportuno, anunciará as alterações que houver a fazer”, afirmou. Costa vincou que a apresentação dos novos membros do executivo será feita na “data e hora” que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vier a fixar.

A lista completa de candidatos socialistas às eleições de 26 de maio será aprovada no próximo dia 28, em nova reunião da Comissão Política Nacional do PS.

De fora, ficará Francisco Assis. O cabeça de lista socialista nas europeias de 2014 revelou que teve uma “conversa séria” com o líder socialista e que não integrará a lista europeia do partido, mas prometeu estar empenhado nos próximos embates eleitorais do PS.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.