Costa é um homem só na hora de remodelar o Governo

Tiago Petinga / Lusa

O Governo atira para as costas do primeiro-ministro toda a responsabilidade pela remodelação que está em marcha no Executivo, a reboque das eleições europeias de Maio. Para já sobram as especulações, mas é certo que só António Costa decide.

Já se sabe que as eleições europeias de Maio vão forçar uma remodelação governamental, dadas as opções de António Costa para as listas do PS. Só não se sabe ainda a extensão dessa remodelação.

Os ministros Pedro Marques (Planeamento e Infraestruturas) e Maria Manuel Leitão Marques (Presidência e Modernização Administrativa), vão integrar as listas do PS às europeias e Costa quer retirá-los do Governo “o mais rapidamente possível”, assegura o Diário de Notícias (DN).

Assim, é provável que a remodelação seja anunciada ao Presidente da República no domingo, depois da convenção nacional do PS que está marcada para este sábado em Vila Nova de Gaia. Neste cenário, a tomada de posse dos novos elementos do Governo poderá decorrer já na segunda-feira.

Mas, para já, o Governo fecha-se em copas, atirando para o primeiro-ministro todas as responsabilidades. “Sobre remodelações ou não remodelações, há uma única pessoa que pode falar sobre o assunto”, atirou o secretário de Estado da Presidência, Tiago Antunes, quando questionado pelos jornalistas após o Conselho de Ministros de quinta-feira.

“Esse assunto é um assunto que não foi discutido em Conselho de Ministros e falar em últimos actos no Dia dos Namorados não me parece grande ideia“, apontou, por seu turno, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, quando lhe perguntaram se os diplomas que apresentou seriam os seus últimos com a tutela da Habitação (pasta que poderá mudar para outro ministério).

Dois Secretários de Estado promovidos

Com António Costa em silêncio, o que sobra são especulações quanto aos futuros nomes do Governo socialista.

O DN e o Expresso avançam que os secretários de Estado Pedro Nuno Santos (Assuntos Parlamentares) e Nelson de Souza (Desenvolvimento e Coesão) devem ser promovidos a ministros – duas escolhas para substituir Pedro Marques no Planeamento e Infraestruturas. Esta pasta deverá ser dividida com Pedro Nuno Santos a ficar como ministro das Infraestruturas e da Habitação e Nelson de Souza como ministro do Planeamento, com a gestão dos fundos comunitários.

O Expresso também aponta que a actual secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva, poderá suceder a Leitão Marques como ministra da Presidência.

O Público acrescenta ainda que há rumores de que o vereador da Câmara Municipal de Lisboa Duarte Cordeiro pode entrar para a pasta dos Assuntos Parlamentares e a secretária-geral adjunta do PS Ana Catarina Mendes pode subir à Presidência do Conselho de Ministros.

Quem não vai sair do Governo é o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garante o Expresso.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …