/

Costa é um homem só na hora de remodelar o Governo

Tiago Petinga / Lusa

O Governo atira para as costas do primeiro-ministro toda a responsabilidade pela remodelação que está em marcha no Executivo, a reboque das eleições europeias de Maio. Para já sobram as especulações, mas é certo que só António Costa decide.

Já se sabe que as eleições europeias de Maio vão forçar uma remodelação governamental, dadas as opções de António Costa para as listas do PS. Só não se sabe ainda a extensão dessa remodelação.

Os ministros Pedro Marques (Planeamento e Infraestruturas) e Maria Manuel Leitão Marques (Presidência e Modernização Administrativa), vão integrar as listas do PS às europeias e Costa quer retirá-los do Governo “o mais rapidamente possível”, assegura o Diário de Notícias (DN).

Assim, é provável que a remodelação seja anunciada ao Presidente da República no domingo, depois da convenção nacional do PS que está marcada para este sábado em Vila Nova de Gaia. Neste cenário, a tomada de posse dos novos elementos do Governo poderá decorrer já na segunda-feira.

Mas, para já, o Governo fecha-se em copas, atirando para o primeiro-ministro todas as responsabilidades. “Sobre remodelações ou não remodelações, há uma única pessoa que pode falar sobre o assunto”, atirou o secretário de Estado da Presidência, Tiago Antunes, quando questionado pelos jornalistas após o Conselho de Ministros de quinta-feira.

“Esse assunto é um assunto que não foi discutido em Conselho de Ministros e falar em últimos actos no Dia dos Namorados não me parece grande ideia“, apontou, por seu turno, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, quando lhe perguntaram se os diplomas que apresentou seriam os seus últimos com a tutela da Habitação (pasta que poderá mudar para outro ministério).

Dois Secretários de Estado promovidos

Com António Costa em silêncio, o que sobra são especulações quanto aos futuros nomes do Governo socialista.

O DN e o Expresso avançam que os secretários de Estado Pedro Nuno Santos (Assuntos Parlamentares) e Nelson de Souza (Desenvolvimento e Coesão) devem ser promovidos a ministros – duas escolhas para substituir Pedro Marques no Planeamento e Infraestruturas. Esta pasta deverá ser dividida com Pedro Nuno Santos a ficar como ministro das Infraestruturas e da Habitação e Nelson de Souza como ministro do Planeamento, com a gestão dos fundos comunitários.

O Expresso também aponta que a actual secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva, poderá suceder a Leitão Marques como ministra da Presidência.

O Público acrescenta ainda que há rumores de que o vereador da Câmara Municipal de Lisboa Duarte Cordeiro pode entrar para a pasta dos Assuntos Parlamentares e a secretária-geral adjunta do PS Ana Catarina Mendes pode subir à Presidência do Conselho de Ministros.

Quem não vai sair do Governo é o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garante o Expresso.

SV, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.