Costa é um homem só na hora de remodelar o Governo

Tiago Petinga / Lusa

O Governo atira para as costas do primeiro-ministro toda a responsabilidade pela remodelação que está em marcha no Executivo, a reboque das eleições europeias de Maio. Para já sobram as especulações, mas é certo que só António Costa decide.

Já se sabe que as eleições europeias de Maio vão forçar uma remodelação governamental, dadas as opções de António Costa para as listas do PS. Só não se sabe ainda a extensão dessa remodelação.

Os ministros Pedro Marques (Planeamento e Infraestruturas) e Maria Manuel Leitão Marques (Presidência e Modernização Administrativa), vão integrar as listas do PS às europeias e Costa quer retirá-los do Governo “o mais rapidamente possível”, assegura o Diário de Notícias (DN).

Assim, é provável que a remodelação seja anunciada ao Presidente da República no domingo, depois da convenção nacional do PS que está marcada para este sábado em Vila Nova de Gaia. Neste cenário, a tomada de posse dos novos elementos do Governo poderá decorrer já na segunda-feira.

Mas, para já, o Governo fecha-se em copas, atirando para o primeiro-ministro todas as responsabilidades. “Sobre remodelações ou não remodelações, há uma única pessoa que pode falar sobre o assunto”, atirou o secretário de Estado da Presidência, Tiago Antunes, quando questionado pelos jornalistas após o Conselho de Ministros de quinta-feira.

“Esse assunto é um assunto que não foi discutido em Conselho de Ministros e falar em últimos actos no Dia dos Namorados não me parece grande ideia“, apontou, por seu turno, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, quando lhe perguntaram se os diplomas que apresentou seriam os seus últimos com a tutela da Habitação (pasta que poderá mudar para outro ministério).

Dois Secretários de Estado promovidos

Com António Costa em silêncio, o que sobra são especulações quanto aos futuros nomes do Governo socialista.

O DN e o Expresso avançam que os secretários de Estado Pedro Nuno Santos (Assuntos Parlamentares) e Nelson de Souza (Desenvolvimento e Coesão) devem ser promovidos a ministros – duas escolhas para substituir Pedro Marques no Planeamento e Infraestruturas. Esta pasta deverá ser dividida com Pedro Nuno Santos a ficar como ministro das Infraestruturas e da Habitação e Nelson de Souza como ministro do Planeamento, com a gestão dos fundos comunitários.

O Expresso também aponta que a actual secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva, poderá suceder a Leitão Marques como ministra da Presidência.

O Público acrescenta ainda que há rumores de que o vereador da Câmara Municipal de Lisboa Duarte Cordeiro pode entrar para a pasta dos Assuntos Parlamentares e a secretária-geral adjunta do PS Ana Catarina Mendes pode subir à Presidência do Conselho de Ministros.

Quem não vai sair do Governo é o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garante o Expresso.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …