Costa é um homem só na hora de remodelar o Governo

Tiago Petinga / Lusa

O Governo atira para as costas do primeiro-ministro toda a responsabilidade pela remodelação que está em marcha no Executivo, a reboque das eleições europeias de Maio. Para já sobram as especulações, mas é certo que só António Costa decide.

Já se sabe que as eleições europeias de Maio vão forçar uma remodelação governamental, dadas as opções de António Costa para as listas do PS. Só não se sabe ainda a extensão dessa remodelação.

Os ministros Pedro Marques (Planeamento e Infraestruturas) e Maria Manuel Leitão Marques (Presidência e Modernização Administrativa), vão integrar as listas do PS às europeias e Costa quer retirá-los do Governo “o mais rapidamente possível”, assegura o Diário de Notícias (DN).

Assim, é provável que a remodelação seja anunciada ao Presidente da República no domingo, depois da convenção nacional do PS que está marcada para este sábado em Vila Nova de Gaia. Neste cenário, a tomada de posse dos novos elementos do Governo poderá decorrer já na segunda-feira.

Mas, para já, o Governo fecha-se em copas, atirando para o primeiro-ministro todas as responsabilidades. “Sobre remodelações ou não remodelações, há uma única pessoa que pode falar sobre o assunto”, atirou o secretário de Estado da Presidência, Tiago Antunes, quando questionado pelos jornalistas após o Conselho de Ministros de quinta-feira.

“Esse assunto é um assunto que não foi discutido em Conselho de Ministros e falar em últimos actos no Dia dos Namorados não me parece grande ideia“, apontou, por seu turno, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, quando lhe perguntaram se os diplomas que apresentou seriam os seus últimos com a tutela da Habitação (pasta que poderá mudar para outro ministério).

Dois Secretários de Estado promovidos

Com António Costa em silêncio, o que sobra são especulações quanto aos futuros nomes do Governo socialista.

O DN e o Expresso avançam que os secretários de Estado Pedro Nuno Santos (Assuntos Parlamentares) e Nelson de Souza (Desenvolvimento e Coesão) devem ser promovidos a ministros – duas escolhas para substituir Pedro Marques no Planeamento e Infraestruturas. Esta pasta deverá ser dividida com Pedro Nuno Santos a ficar como ministro das Infraestruturas e da Habitação e Nelson de Souza como ministro do Planeamento, com a gestão dos fundos comunitários.

O Expresso também aponta que a actual secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva, poderá suceder a Leitão Marques como ministra da Presidência.

O Público acrescenta ainda que há rumores de que o vereador da Câmara Municipal de Lisboa Duarte Cordeiro pode entrar para a pasta dos Assuntos Parlamentares e a secretária-geral adjunta do PS Ana Catarina Mendes pode subir à Presidência do Conselho de Ministros.

Quem não vai sair do Governo é o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garante o Expresso.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …