Costa é um homem só na hora de remodelar o Governo

Tiago Petinga / Lusa

O Governo atira para as costas do primeiro-ministro toda a responsabilidade pela remodelação que está em marcha no Executivo, a reboque das eleições europeias de Maio. Para já sobram as especulações, mas é certo que só António Costa decide.

Já se sabe que as eleições europeias de Maio vão forçar uma remodelação governamental, dadas as opções de António Costa para as listas do PS. Só não se sabe ainda a extensão dessa remodelação.

Os ministros Pedro Marques (Planeamento e Infraestruturas) e Maria Manuel Leitão Marques (Presidência e Modernização Administrativa), vão integrar as listas do PS às europeias e Costa quer retirá-los do Governo “o mais rapidamente possível”, assegura o Diário de Notícias (DN).

Assim, é provável que a remodelação seja anunciada ao Presidente da República no domingo, depois da convenção nacional do PS que está marcada para este sábado em Vila Nova de Gaia. Neste cenário, a tomada de posse dos novos elementos do Governo poderá decorrer já na segunda-feira.

Mas, para já, o Governo fecha-se em copas, atirando para o primeiro-ministro todas as responsabilidades. “Sobre remodelações ou não remodelações, há uma única pessoa que pode falar sobre o assunto”, atirou o secretário de Estado da Presidência, Tiago Antunes, quando questionado pelos jornalistas após o Conselho de Ministros de quinta-feira.

“Esse assunto é um assunto que não foi discutido em Conselho de Ministros e falar em últimos actos no Dia dos Namorados não me parece grande ideia“, apontou, por seu turno, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, quando lhe perguntaram se os diplomas que apresentou seriam os seus últimos com a tutela da Habitação (pasta que poderá mudar para outro ministério).

Dois Secretários de Estado promovidos

Com António Costa em silêncio, o que sobra são especulações quanto aos futuros nomes do Governo socialista.

O DN e o Expresso avançam que os secretários de Estado Pedro Nuno Santos (Assuntos Parlamentares) e Nelson de Souza (Desenvolvimento e Coesão) devem ser promovidos a ministros – duas escolhas para substituir Pedro Marques no Planeamento e Infraestruturas. Esta pasta deverá ser dividida com Pedro Nuno Santos a ficar como ministro das Infraestruturas e da Habitação e Nelson de Souza como ministro do Planeamento, com a gestão dos fundos comunitários.

O Expresso também aponta que a actual secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva, poderá suceder a Leitão Marques como ministra da Presidência.

O Público acrescenta ainda que há rumores de que o vereador da Câmara Municipal de Lisboa Duarte Cordeiro pode entrar para a pasta dos Assuntos Parlamentares e a secretária-geral adjunta do PS Ana Catarina Mendes pode subir à Presidência do Conselho de Ministros.

Quem não vai sair do Governo é o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garante o Expresso.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …