Pedro Dias acusado do homicídio de Liliane Pinto

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Pedro Dias foi formalmente acusado do homicídio qualificado de Liliane Pinto, a mulher que acabou por morrer em abril, meio ano depois do marido Luís Pinto e do militar da GNR Carlos Caetano, também às mãos do suspeito.

O Ministério Público sustenta que Pedro Dias, preso preventivamente em Monsanto e que vai ser julgado por sete crimes de homicídio e sequestro, atirou sobre a mulher de 26 anos que não resistiu aos ferimentos e morreu.

O crime aqui em questão remonta à madrugada de 11 de outubro do ano passado, quando o casal circulava na Nacional 229 entre Aguiar da Beira e Viseu.

De acordo com a acusação, o suspeito de ter atirado a matar sobre a patrulha da GNR, posicionou-se na berma da estrada e fez sinal de paragem a Luís Pinto e à mulher que seguiam para uma consulta de fertilidade em Coimbra.

Primeiro disparou sobre o homem que morreu logo ali e só depois de ter obrigado Liliane a arrastar o corpo do marido e a dissimula-lo entre arbustos, é que atirou sobre ela e fugiu com o carro de ambos. A antiga funcionária da Santa Casa da Misericórdia sobreviveu meio ano.

Segundo o Jornal de Notícias, quando no final de março deste ano, o Ministério Público acusou Pedro Dias de dois homicídios qualificados e mais dois na forma tentada, Liliane Pinto ainda vivia.

Estava entre a vida e a morte mas, para evitar pendências, o titular do inquérito entendeu separar os processos. Por isso, só quase três meses depois do falecimento da mulher de 26 anos, tenha sido deduzida uma acusação autónoma.

O interesse da defesa é que todos os crimes sejam julgados num único julgamento e o Ministério Público não se opõe, desde que os dois processos estejam em fases processuais idênticas.

O processo principal segue já debate instrutório marcado para terça-feira, no tribunal de Trancoso, com Pedro Dias a ser interpelado por meio de videoconferência. Não se espera que quebre o silêncio de anteriores diligências.

A acusação está particularmente focada na prisão preventiva do arguido, já que no final desta semana arrancam as férias judiciais e, se não existir despacho de pronúncia antes do dia 8 de setembro, cessam os dez meses legais para manter Pedro Dias na cadeia de alta segurança de Monsanto e terá de ser libertado.

ZAP // Move

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …