Paulo Coelho quer exibir o filme cancelado por ameaça de hackers

nrkbeta / Flickr

O escritor brasileiro Paulo Coelho

O escritor brasileiro Paulo Coelho

O escritor brasileiro Paulo Coelho, que vive na Suíça, quer exibir gratuitamente no seu blog o filme “A Entrevista”, que segundo os trailers contém uma cena com a morte do actual líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, mesmo correndo o risco de sofrer um ataque de hackers norte-coreanos.

Recentemente, centenas de salas em todo o mundo retiraram o filme de cartaz, depois de uma ameaça de ataques terroristas aos cinemas que exibissem a comédia.

Na sequência desta decisão das salas de cinema, a SONY Pictures decidiu cancelar a estreia do filme, marcada para 25 de dezembro em todo o mundo.

O nervosismo com a exibição do filme seguiu-se após avisos de um grupo de “hackers”, intitulado Guardiões da Paz, que evocaram o 11 de setembro de 2001, nos EUA, como aviso para quem queira ir ver o filme.

Numa mensagem escrita, o grupo diz que um “amargo destino” espera quem for ver o filme.

O escritor brasileiro Paulo Coelho, entretanto, já saiu em defesa da liberdade criativa e artística.

Citado pelo jornal O Globo, Coelho diz que este é “um precedente terrível: uma ameaça que dá resultado”.

No seu Twitter, o escritor lembrou que “ou defendemos os nossos valores ou não merecemos a liberdade”, mas foi mesmo mais longe e lançou uma oferta à SONY Pictures: 100 mil dólares pelos direitos de exibição do filme no seu blog.

Mas a iniciativa de Paulo Coelho não é a única.

Segundo a RVR, também o escritor George R.R. Martin, criador da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo”, base para a série “Game of Thrones”, pretende disponibilizar o seu cinema Jean Cocteau em Nova York para exibir “A Entrevista”.

“Essas gigantescas empresas, que muitas delas poderiam comprar a Coreia do Norte com uns trocos, estão a recusar-se a exibir um filme porque Kim Jong-um não quer ser ridicularizado?”, pergunta o escritor norte-americano.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …