Ataque à Sony poderá ter tido o dedo de ex-funcionário

Esta é uma das teorias mais recentes: afinal, o ataque à Sony, que revelou informações confidenciais e até azedou as relações entre Estados Unidos e Coreia do Norte, pode ter sido também obra de um ex-funcionário da empresa. A informação foi revelada pela empresa de segurança Norse Corp.

Ainda que o grupo de hackers Guardions of Peace já tenha vindo a público assumir a iniciativa do ataque, a empresa de segurança afirma que seria necessário alguém com conhecimentos profundos sobre a empresa, como só quem já tenha pertencido à estrutura da empresa poderia ter.

A lista de suspeitos já foi reduzida a seis pessoas, onde está um veterano da Sony, com as capacidades técnicas que são precisas para o ataque.

De acordo com Kurt Stammberger, vice-presidente da Norse, foram cruzados documentos de recursos humanos e data sobre as comunicações em salas dechat de hackers, para que fosse possível chegar a algumas conclusões.

Quando o ataque foi revelado, foram várias as vozes que afirmaram que se tratava de um plano da Coreia do Norte, para impedir o lançamento da comédia “A Entrevista”, em cujo enredo se conta a morte do líder coreano Kim Jong-un.

Uma destas vozes foi o governo norte-americano, com o FBI a afirmar que tinha provas que ligavam o ataque ao regime coreano.

Com as descobertas da Norse Corp, grande parte destas suposições caem por terra. “Quando o FBI fez acusações acerca da responsabilidade da Coreia do Norte, uns dias depois do ataque, deixou a comunidade desconfiada, porque é difícil fazer uma acusação destas tão rapidamente”, diz Stammberger.

O responsável da Norse acrescenta que todas as pistas que a empresa tinha sobre a ligação à Coreia do Norte “acabaram por se revelar becos sem saída.”

O FBI já respondeu às conclusões da Norse e afirma que “não existe informação credível que indique que existe mais algum indivíduo responsável por este incidente.”

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …