EUA sancionam Coreia do Norte por ataque informático à Sony

talkradionews / Flickr

-

Os Estados Unidos reforçaram as sanções à Coreia do Norte, em retaliação pelo ataque informático “desestabilizador e destruidor” alegadamente perpetrado por Pyongyang à companhia cinematográfica Sony Pictures.

As novas medidas respondem às “muitas provocações de Pyongyang] e particularmente ao recente ciber-ataque contra a Sony Pictures e as ameaças visando as salas de cinema e os espectadores”, indicou o departamento do Tesouro norte-americano em comunicado.

“Trata-se da primeira parte da nossa resposta”, advertiu a Casa Branca em nota hoje divulgada.

Alvo de um grande ataque informático, a Sony Pictures cancelou, numa primeira fase, a exibição do filme “The Interview”, sobre uma tentativa de assassínio da CIA (agência de serviços secretos externos norte-americanos) do líder norte-coreano, Kim Jong-Un.

O filme acabou por ser distribuído através de serviços de vídeo ‘on-line’ e numa rede de salas mais restrita nos Estados Unidos.

Washington, que acusa Pyongyang de estar por detrás do ataque, ripostou adicionando hoje à sua lista negra dez dirigentes do regime, a agência de serviços secretos norte-coreana e ainda duas empresas ligadas ao setor militar da ditadura comunista, precisou o departamento do Tesouro.

As sanções, adotadas por um decreto do Presidente norte-americano, Barack Obama, “refletem o compromisso dos Estados Unidos de responsabilizar a Coreia do Norte pelas suas ações destrutivas e desestabilizadoras”, argumentou o secretário do Tesouro, Jacob Lew, citado em comunicado.

“Utilizaremos um vasto leque de ações para defender as empresas e os cidadãos norte-americanos e para nos defendermos contra as tentativas de sabotar os nossos valores”, acrescentou.

A Coreia do Norte estava já sujeita a diversas sanções internacionais devido ao seu controverso programa nuclear.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …

Carlos Costa deixa Banco de Portugal, mas vai avaliar o governador Centeno

Os antigos governadores do Banco de Portugal (BdP) integram o conselho consultivo, que está, agora, a debater o reforço da sua intervenção na instituição. Carlos Costa está de saída, mas vai avaliar o seu sucessor. Apesar …

Maduro organizou operação secreta para retirar empresário de prisão em Cabo Verde

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, organizou uma operação secreta para retirar o empresário colombiano Alex Saab de uma prisão cabo-verdiana. Uma investigação do Expresso e da Armando.info, uma plataforma de jornalismo de investigação venezuelana, revela os …