/

EUA sancionam Coreia do Norte por ataque informático à Sony

talkradionews / Flickr

-

Os Estados Unidos reforçaram as sanções à Coreia do Norte, em retaliação pelo ataque informático “desestabilizador e destruidor” alegadamente perpetrado por Pyongyang à companhia cinematográfica Sony Pictures.

As novas medidas respondem às “muitas provocações de Pyongyang] e particularmente ao recente ciber-ataque contra a Sony Pictures e as ameaças visando as salas de cinema e os espectadores”, indicou o departamento do Tesouro norte-americano em comunicado.

“Trata-se da primeira parte da nossa resposta”, advertiu a Casa Branca em nota hoje divulgada.

Alvo de um grande ataque informático, a Sony Pictures cancelou, numa primeira fase, a exibição do filme “The Interview”, sobre uma tentativa de assassínio da CIA (agência de serviços secretos externos norte-americanos) do líder norte-coreano, Kim Jong-Un.

O filme acabou por ser distribuído através de serviços de vídeo ‘on-line’ e numa rede de salas mais restrita nos Estados Unidos.

Washington, que acusa Pyongyang de estar por detrás do ataque, ripostou adicionando hoje à sua lista negra dez dirigentes do regime, a agência de serviços secretos norte-coreana e ainda duas empresas ligadas ao setor militar da ditadura comunista, precisou o departamento do Tesouro.

As sanções, adotadas por um decreto do Presidente norte-americano, Barack Obama, “refletem o compromisso dos Estados Unidos de responsabilizar a Coreia do Norte pelas suas ações destrutivas e desestabilizadoras”, argumentou o secretário do Tesouro, Jacob Lew, citado em comunicado.

“Utilizaremos um vasto leque de ações para defender as empresas e os cidadãos norte-americanos e para nos defendermos contra as tentativas de sabotar os nossos valores”, acrescentou.

A Coreia do Norte estava já sujeita a diversas sanções internacionais devido ao seu controverso programa nuclear.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.