Amy Pascal abandona direção da Sony após ciberataque

SONY Pictures

-

Depois das polémicas envolvendo o filme The Enterview e o ataque virtual a que a Sony foi sujeita, Amy Pascal abandona o cargo de co-chairwoman para se dedicar à produção. A nova ocupação terá ainda o apoio da Sony.

Amy Pascal foi uma das executivas da Sony que mais sofreu com o ciberataque que a empresa enfrentou e que provocou a divulgação pública de dezenas de e-mails privados com conteúdos prejudiciais para a carreira de Pascal, como críticas a atores como Angelina Jolie. O rumo que a indústria cinematográfica tem vindo a tomar com os cortes sucessivos nos orçamentos também deverá ter influenciado o afastamento da executiva.

Pascal é considerada uma das profissionais mais poderosas e respeitadas do meio mas anunciou que abandonaria as suas atuais funções no próximo mês de maio, decisão que termina as negociações relativamente à renovação do seu contrato que deveria ser finalizado em março. Apesar de ter tentado resolver a questão levantada com o ataque virtual à empresa, a pressão tanto dos meios de comunicação social como da restante população terá influenciado a decisão.

No futuro da executiva está uma proposta com duração de quatro anos para que Amy Pascal se torne produtora de alguns dos maiores filmes da Sony, neste momento em fase apenas de planeamento. De acordo com informações da agência Reuters, Pascal deverá criar a sua própria produtora localizada nos espaços da Sony e com o apoio financeiro da produtora cinematográfica.

Michael Lynton, diretor executivo da Sony Entertainment Pictures, deverá decidir, nos próximos meses se a posição agora desocupada de Pascal será preenchida por outro profissional ou se será suspensa. A executiva é a unica profissional da empresa a abandonar um cargo após o ataque virtual.

O ciberataque sofrido pelos estúdios da Sony teve um impacto negativo na empresa já que para além dos e-mails privados, foram divulgados outros dados pessoais dos trabalhadores, situação que colocou na ordem do dia a questão da segurança digital também no ramo do entretenimento.

Filipa Almeida, B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Infetado detido em Miranda do Douro por desrespeitar confinamento obrigatório

A GNR deteve em Miranda do Douro um homem, de 26 anos, por não respeitar o confinamento obrigatório que lhe foi decretado pela autoridade de saúde pública naquele concelho do distrito de Bragança. "O homem encontrava-se …

Sudão aprova criminalização da mutilação genital feminina

O Conselho Soberano, a mais alta autoridade do Sudão, aprovou a criminalização da mutilação genital feminina (MGF), uma prática muito antiga que continua generalizada no país, anunciou o Ministério da Justiça. O Conselho Soberano, composto por …

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado polaco venceu a segunda volta das eleições Presidenciais com 51,21% dos votos, derrotando o liberal Rafal Trzaskowski, anunciou, esta segunda-feira, a Comissão Eleitoral. Segundo a Comissão Eleitoral, Andrzej Duda conseguiu a reeleição …

Manifestantes criticam escolha de Macron para o Ministério do Interior. Ministro é acusado de violação

Ativistas dos direitos das mulheres protestaram, em França e no estrangeiro, contra a nomeação do novo ministro do Interior, acusado de violação, e do ministro da Justiça, que ridicularizou o movimento #MeToo. Ativistas dos direitos das …

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …