Passos Coelho foi enganado na noite eleitoral

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho terá admitido anunciar a saída da liderança do PSD logo na noite eleitoral de 1 de Outubro, depois de ter recebido números errados, ainda mais negativos do que o que se veio a confirmar, do seu próprio staff.

O jornal Sol apurou que “problemas informáticos e burocráticos” levaram a que Passos fosse “enganado”, com números ainda mais negativos do que o que veio, na verdade, a acontecer, na noite das eleições autárquicas de domingo, 1 de Outubro.

Os números com as projecções para Lisboa e para o resto do país eram tão pessimistas que o líder do PSD ponderou anunciar a não recandidatura na própria noite eleitoral, refere o semanário. Passos anunciou que não se recandidata à liderança do partido depois de um período de reflexão, na terça-feira.

Mas no final de contas, e tirando as duas situações mais dramáticas de Lisboa e do Porto, “onde o PSD foi arrasado, o partido até cresceu mais de 30 mil votos no resto do país”, realça o Sol.

Em termos de votação nacional, o PSD obteve, sozinho, 16,08%, dos votos, uma percentagem ligeiramente abaixo dos 16,70% de há quatro anos. O partido perdeu oito presidências de Câmaras Municipais face a 2013, ano em que tinha registado o seu pior resultado, ficando agora com 98 (79 sozinhos e 19 em coligação).

Rio apresenta candidatura na quarta-feira e já tem slogan

Entretanto, na corrida pela sucessão a Passos Coelho, Rui Rio assume-se como o principal candidato e até já tem cartaz e slogan, conforme avança o Expresso.

“É hora de agir”, eis a frase emblemática da campanha de Rio pela liderança do PSD, de acordo com o semanário que nota, ainda, que o ex-presidente da Câmara do Porto está a tentar conseguir que apoiantes de Passos Coelho se coloquem ao seu lado.

Rui Rio deve apresentar a sua candidatura, a título oficial, na próxima quarta-feira, em Coimbra, segundo apurou a Antena 1. Dois dias antes disso, reúne-se o Conselho Nacional do PSD para marcar a data das eleições directas no partido.

Pedro Santana Lopes também estará a ponderar avançar com uma candidatura e surge também o nome do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, como possível candidato.

Quem já se descartou da corrida foi Paulo Rangel, alegando motivos familiares, depois de Luís Montenegro, ex-líder do Grupo Parlamentar do PSD, se ter também colocado à margem da disputa.

Agora, é Pedro Duarte, antigo líder da Juventude Social Democrata (JSD), quem assegura à agência Lusa que não está a equacionar candidatar-se, frisando que a sua “opção pela vida profissional e percurso académico é inabalável”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Aí vêm os abutres. Da minha parte se tiverem ideias identicas às do PS podem esquecer o meu voto. Passos Coelho faz mal em sair. Vai deixar eleitores que não querem os tipicos gastos e acções sociais do PS no limbo.

  2. Mais te vale imigrar, deportar para bem longe, talvez outro planeta, antes que comece a caça ao coelho.

  3. Olha este a queixar-se de uma noite que foi enganado,dá-me vontade de rir,o próprio enganou milhões e milhões de pessoas.
    Oh meu vai pro trabalho

  4. não foi enganado foi ROUBADO e já e a 2ª vez. Foi este senhor que nos tirou de uma possível miséria vinda dos sovietcos portugueses que vao xorar são os vossos netos. E com comunas e agaja do be que o Pais anda? 250 mil milhões caloteiros.

  5. Um bandalho é um bandalho. Na Casa Pia houve crianças que foram violadas; umas revoltaram-se contra o que aconteceu, outras descobriram um gosto novo!!!

  6. o que é isso comparado com o que este crápula fez àquela criança a quem garantiu que não tiraria o 13º ao pai. tadinho, foi enganado! depois de todas as velhacarias que aprontou querem vir dizer que é atrasado mensal.

RESPONDER

Desvendado o enigma do precioso vidro do deserto da Líbia

https://vimeo.com/336882972 Uma nova investigação acaba de dar resposta ao enigma do vidro da Líbia, que intriga cientistas há um século. O material, que chegou a ser utilizado pelo rei Tutankhamun, é fruto do impacto de um …

Funcionários públicos passam a receber hoje 75% do valor das progressões

Os funcionários públicos que reuniram dez pontos na avaliação de desempenho nos últimos anos começam hoje a receber com o salário 75% da progressão que esteve congelada, que passará a ser paga na totalidade em …

Pasta de dentes de carvão não branqueia os dentes (e faz muito mal)

O carvão ativado, como uma moda de saúde, começou a ficar popular em 2016. Hoje, podemos encontrá-lo em bebidas, gelados e pizza, por exemplo. Não há dúvida de que parte da atração está na estética das …

O exoplaneta mais tórrido já descoberto tem valiosas terras raras

A 650 anos-luz da Terra, o KELT-9 b, o exoplaneta mais quente até agora descoberto, tem assinaturas de alguns dos cobiçados minerais de terras-raras.  Além das assinaturas de ferro gasoso e titânio encontradas na sua atmosfera, …

Conseguirá a Terra sair ilesa se o Sol ficar sem combustível?

Planetas rochosos formados por elementos densos serão, muito provavelmente, os únicos sobreviventes da morte explosiva de uma estrela. Esta descoberta dá-nos pistas preciosas sobre o futuro da Terra. Quando uma estrela morre destrói tudo o que …

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …