Passos Coelho foi enganado na noite eleitoral

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho terá admitido anunciar a saída da liderança do PSD logo na noite eleitoral de 1 de Outubro, depois de ter recebido números errados, ainda mais negativos do que o que se veio a confirmar, do seu próprio staff.

O jornal Sol apurou que “problemas informáticos e burocráticos” levaram a que Passos fosse “enganado”, com números ainda mais negativos do que o que veio, na verdade, a acontecer, na noite das eleições autárquicas de domingo, 1 de Outubro.

Os números com as projecções para Lisboa e para o resto do país eram tão pessimistas que o líder do PSD ponderou anunciar a não recandidatura na própria noite eleitoral, refere o semanário. Passos anunciou que não se recandidata à liderança do partido depois de um período de reflexão, na terça-feira.

Mas no final de contas, e tirando as duas situações mais dramáticas de Lisboa e do Porto, “onde o PSD foi arrasado, o partido até cresceu mais de 30 mil votos no resto do país”, realça o Sol.

Em termos de votação nacional, o PSD obteve, sozinho, 16,08%, dos votos, uma percentagem ligeiramente abaixo dos 16,70% de há quatro anos. O partido perdeu oito presidências de Câmaras Municipais face a 2013, ano em que tinha registado o seu pior resultado, ficando agora com 98 (79 sozinhos e 19 em coligação).

Rio apresenta candidatura na quarta-feira e já tem slogan

Entretanto, na corrida pela sucessão a Passos Coelho, Rui Rio assume-se como o principal candidato e até já tem cartaz e slogan, conforme avança o Expresso.

“É hora de agir”, eis a frase emblemática da campanha de Rio pela liderança do PSD, de acordo com o semanário que nota, ainda, que o ex-presidente da Câmara do Porto está a tentar conseguir que apoiantes de Passos Coelho se coloquem ao seu lado.

Rui Rio deve apresentar a sua candidatura, a título oficial, na próxima quarta-feira, em Coimbra, segundo apurou a Antena 1. Dois dias antes disso, reúne-se o Conselho Nacional do PSD para marcar a data das eleições directas no partido.

Pedro Santana Lopes também estará a ponderar avançar com uma candidatura e surge também o nome do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, como possível candidato.

Quem já se descartou da corrida foi Paulo Rangel, alegando motivos familiares, depois de Luís Montenegro, ex-líder do Grupo Parlamentar do PSD, se ter também colocado à margem da disputa.

Agora, é Pedro Duarte, antigo líder da Juventude Social Democrata (JSD), quem assegura à agência Lusa que não está a equacionar candidatar-se, frisando que a sua “opção pela vida profissional e percurso académico é inabalável”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Aí vêm os abutres. Da minha parte se tiverem ideias identicas às do PS podem esquecer o meu voto. Passos Coelho faz mal em sair. Vai deixar eleitores que não querem os tipicos gastos e acções sociais do PS no limbo.

  2. Mais te vale imigrar, deportar para bem longe, talvez outro planeta, antes que comece a caça ao coelho.

  3. Olha este a queixar-se de uma noite que foi enganado,dá-me vontade de rir,o próprio enganou milhões e milhões de pessoas.
    Oh meu vai pro trabalho

  4. não foi enganado foi ROUBADO e já e a 2ª vez. Foi este senhor que nos tirou de uma possível miséria vinda dos sovietcos portugueses que vao xorar são os vossos netos. E com comunas e agaja do be que o Pais anda? 250 mil milhões caloteiros.

  5. Um bandalho é um bandalho. Na Casa Pia houve crianças que foram violadas; umas revoltaram-se contra o que aconteceu, outras descobriram um gosto novo!!!

  6. o que é isso comparado com o que este crápula fez àquela criança a quem garantiu que não tiraria o 13º ao pai. tadinho, foi enganado! depois de todas as velhacarias que aprontou querem vir dizer que é atrasado mensal.

RESPONDER

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …