Passos Coelho foi enganado na noite eleitoral

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho terá admitido anunciar a saída da liderança do PSD logo na noite eleitoral de 1 de Outubro, depois de ter recebido números errados, ainda mais negativos do que o que se veio a confirmar, do seu próprio staff.

O jornal Sol apurou que “problemas informáticos e burocráticos” levaram a que Passos fosse “enganado”, com números ainda mais negativos do que o que veio, na verdade, a acontecer, na noite das eleições autárquicas de domingo, 1 de Outubro.

Os números com as projecções para Lisboa e para o resto do país eram tão pessimistas que o líder do PSD ponderou anunciar a não recandidatura na própria noite eleitoral, refere o semanário. Passos anunciou que não se recandidata à liderança do partido depois de um período de reflexão, na terça-feira.

Mas no final de contas, e tirando as duas situações mais dramáticas de Lisboa e do Porto, “onde o PSD foi arrasado, o partido até cresceu mais de 30 mil votos no resto do país”, realça o Sol.

Em termos de votação nacional, o PSD obteve, sozinho, 16,08%, dos votos, uma percentagem ligeiramente abaixo dos 16,70% de há quatro anos. O partido perdeu oito presidências de Câmaras Municipais face a 2013, ano em que tinha registado o seu pior resultado, ficando agora com 98 (79 sozinhos e 19 em coligação).

Rio apresenta candidatura na quarta-feira e já tem slogan

Entretanto, na corrida pela sucessão a Passos Coelho, Rui Rio assume-se como o principal candidato e até já tem cartaz e slogan, conforme avança o Expresso.

“É hora de agir”, eis a frase emblemática da campanha de Rio pela liderança do PSD, de acordo com o semanário que nota, ainda, que o ex-presidente da Câmara do Porto está a tentar conseguir que apoiantes de Passos Coelho se coloquem ao seu lado.

Rui Rio deve apresentar a sua candidatura, a título oficial, na próxima quarta-feira, em Coimbra, segundo apurou a Antena 1. Dois dias antes disso, reúne-se o Conselho Nacional do PSD para marcar a data das eleições directas no partido.

Pedro Santana Lopes também estará a ponderar avançar com uma candidatura e surge também o nome do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, como possível candidato.

Quem já se descartou da corrida foi Paulo Rangel, alegando motivos familiares, depois de Luís Montenegro, ex-líder do Grupo Parlamentar do PSD, se ter também colocado à margem da disputa.

Agora, é Pedro Duarte, antigo líder da Juventude Social Democrata (JSD), quem assegura à agência Lusa que não está a equacionar candidatar-se, frisando que a sua “opção pela vida profissional e percurso académico é inabalável”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Aí vêm os abutres. Da minha parte se tiverem ideias identicas às do PS podem esquecer o meu voto. Passos Coelho faz mal em sair. Vai deixar eleitores que não querem os tipicos gastos e acções sociais do PS no limbo.

  2. Mais te vale imigrar, deportar para bem longe, talvez outro planeta, antes que comece a caça ao coelho.

  3. Olha este a queixar-se de uma noite que foi enganado,dá-me vontade de rir,o próprio enganou milhões e milhões de pessoas.
    Oh meu vai pro trabalho

  4. não foi enganado foi ROUBADO e já e a 2ª vez. Foi este senhor que nos tirou de uma possível miséria vinda dos sovietcos portugueses que vao xorar são os vossos netos. E com comunas e agaja do be que o Pais anda? 250 mil milhões caloteiros.

  5. Um bandalho é um bandalho. Na Casa Pia houve crianças que foram violadas; umas revoltaram-se contra o que aconteceu, outras descobriram um gosto novo!!!

  6. o que é isso comparado com o que este crápula fez àquela criança a quem garantiu que não tiraria o 13º ao pai. tadinho, foi enganado! depois de todas as velhacarias que aprontou querem vir dizer que é atrasado mensal.

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …