Passos Coelho foi enganado na noite eleitoral

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho terá admitido anunciar a saída da liderança do PSD logo na noite eleitoral de 1 de Outubro, depois de ter recebido números errados, ainda mais negativos do que o que se veio a confirmar, do seu próprio staff.

O jornal Sol apurou que “problemas informáticos e burocráticos” levaram a que Passos fosse “enganado”, com números ainda mais negativos do que o que veio, na verdade, a acontecer, na noite das eleições autárquicas de domingo, 1 de Outubro.

Os números com as projecções para Lisboa e para o resto do país eram tão pessimistas que o líder do PSD ponderou anunciar a não recandidatura na própria noite eleitoral, refere o semanário. Passos anunciou que não se recandidata à liderança do partido depois de um período de reflexão, na terça-feira.

Mas no final de contas, e tirando as duas situações mais dramáticas de Lisboa e do Porto, “onde o PSD foi arrasado, o partido até cresceu mais de 30 mil votos no resto do país”, realça o Sol.

Em termos de votação nacional, o PSD obteve, sozinho, 16,08%, dos votos, uma percentagem ligeiramente abaixo dos 16,70% de há quatro anos. O partido perdeu oito presidências de Câmaras Municipais face a 2013, ano em que tinha registado o seu pior resultado, ficando agora com 98 (79 sozinhos e 19 em coligação).

Rio apresenta candidatura na quarta-feira e já tem slogan

Entretanto, na corrida pela sucessão a Passos Coelho, Rui Rio assume-se como o principal candidato e até já tem cartaz e slogan, conforme avança o Expresso.

“É hora de agir”, eis a frase emblemática da campanha de Rio pela liderança do PSD, de acordo com o semanário que nota, ainda, que o ex-presidente da Câmara do Porto está a tentar conseguir que apoiantes de Passos Coelho se coloquem ao seu lado.

Rui Rio deve apresentar a sua candidatura, a título oficial, na próxima quarta-feira, em Coimbra, segundo apurou a Antena 1. Dois dias antes disso, reúne-se o Conselho Nacional do PSD para marcar a data das eleições directas no partido.

Pedro Santana Lopes também estará a ponderar avançar com uma candidatura e surge também o nome do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, como possível candidato.

Quem já se descartou da corrida foi Paulo Rangel, alegando motivos familiares, depois de Luís Montenegro, ex-líder do Grupo Parlamentar do PSD, se ter também colocado à margem da disputa.

Agora, é Pedro Duarte, antigo líder da Juventude Social Democrata (JSD), quem assegura à agência Lusa que não está a equacionar candidatar-se, frisando que a sua “opção pela vida profissional e percurso académico é inabalável”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Aí vêm os abutres. Da minha parte se tiverem ideias identicas às do PS podem esquecer o meu voto. Passos Coelho faz mal em sair. Vai deixar eleitores que não querem os tipicos gastos e acções sociais do PS no limbo.

  2. Mais te vale imigrar, deportar para bem longe, talvez outro planeta, antes que comece a caça ao coelho.

  3. Olha este a queixar-se de uma noite que foi enganado,dá-me vontade de rir,o próprio enganou milhões e milhões de pessoas.
    Oh meu vai pro trabalho

  4. não foi enganado foi ROUBADO e já e a 2ª vez. Foi este senhor que nos tirou de uma possível miséria vinda dos sovietcos portugueses que vao xorar são os vossos netos. E com comunas e agaja do be que o Pais anda? 250 mil milhões caloteiros.

  5. Um bandalho é um bandalho. Na Casa Pia houve crianças que foram violadas; umas revoltaram-se contra o que aconteceu, outras descobriram um gosto novo!!!

  6. o que é isso comparado com o que este crápula fez àquela criança a quem garantiu que não tiraria o 13º ao pai. tadinho, foi enganado! depois de todas as velhacarias que aprontou querem vir dizer que é atrasado mensal.

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …