Passos Coelho foi enganado na noite eleitoral

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho terá admitido anunciar a saída da liderança do PSD logo na noite eleitoral de 1 de Outubro, depois de ter recebido números errados, ainda mais negativos do que o que se veio a confirmar, do seu próprio staff.

O jornal Sol apurou que “problemas informáticos e burocráticos” levaram a que Passos fosse “enganado”, com números ainda mais negativos do que o que veio, na verdade, a acontecer, na noite das eleições autárquicas de domingo, 1 de Outubro.

Os números com as projecções para Lisboa e para o resto do país eram tão pessimistas que o líder do PSD ponderou anunciar a não recandidatura na própria noite eleitoral, refere o semanário. Passos anunciou que não se recandidata à liderança do partido depois de um período de reflexão, na terça-feira.

Mas no final de contas, e tirando as duas situações mais dramáticas de Lisboa e do Porto, “onde o PSD foi arrasado, o partido até cresceu mais de 30 mil votos no resto do país”, realça o Sol.

Em termos de votação nacional, o PSD obteve, sozinho, 16,08%, dos votos, uma percentagem ligeiramente abaixo dos 16,70% de há quatro anos. O partido perdeu oito presidências de Câmaras Municipais face a 2013, ano em que tinha registado o seu pior resultado, ficando agora com 98 (79 sozinhos e 19 em coligação).

Rio apresenta candidatura na quarta-feira e já tem slogan

Entretanto, na corrida pela sucessão a Passos Coelho, Rui Rio assume-se como o principal candidato e até já tem cartaz e slogan, conforme avança o Expresso.

“É hora de agir”, eis a frase emblemática da campanha de Rio pela liderança do PSD, de acordo com o semanário que nota, ainda, que o ex-presidente da Câmara do Porto está a tentar conseguir que apoiantes de Passos Coelho se coloquem ao seu lado.

Rui Rio deve apresentar a sua candidatura, a título oficial, na próxima quarta-feira, em Coimbra, segundo apurou a Antena 1. Dois dias antes disso, reúne-se o Conselho Nacional do PSD para marcar a data das eleições directas no partido.

Pedro Santana Lopes também estará a ponderar avançar com uma candidatura e surge também o nome do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, como possível candidato.

Quem já se descartou da corrida foi Paulo Rangel, alegando motivos familiares, depois de Luís Montenegro, ex-líder do Grupo Parlamentar do PSD, se ter também colocado à margem da disputa.

Agora, é Pedro Duarte, antigo líder da Juventude Social Democrata (JSD), quem assegura à agência Lusa que não está a equacionar candidatar-se, frisando que a sua “opção pela vida profissional e percurso académico é inabalável”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Aí vêm os abutres. Da minha parte se tiverem ideias identicas às do PS podem esquecer o meu voto. Passos Coelho faz mal em sair. Vai deixar eleitores que não querem os tipicos gastos e acções sociais do PS no limbo.

  2. Mais te vale imigrar, deportar para bem longe, talvez outro planeta, antes que comece a caça ao coelho.

  3. Olha este a queixar-se de uma noite que foi enganado,dá-me vontade de rir,o próprio enganou milhões e milhões de pessoas.
    Oh meu vai pro trabalho

  4. não foi enganado foi ROUBADO e já e a 2ª vez. Foi este senhor que nos tirou de uma possível miséria vinda dos sovietcos portugueses que vao xorar são os vossos netos. E com comunas e agaja do be que o Pais anda? 250 mil milhões caloteiros.

  5. Um bandalho é um bandalho. Na Casa Pia houve crianças que foram violadas; umas revoltaram-se contra o que aconteceu, outras descobriram um gosto novo!!!

  6. o que é isso comparado com o que este crápula fez àquela criança a quem garantiu que não tiraria o 13º ao pai. tadinho, foi enganado! depois de todas as velhacarias que aprontou querem vir dizer que é atrasado mensal.

RESPONDER

Os gorilas têm amigos para toda a vida (e fazem grandes festas anuais)

Cientistas concluíram que os gorilas têm amizades que duram para toda a vida, inclusive entre animais que não são parentes, e celebram grandes reuniões anuais. De acordo com o ABC, uma equipa de cientistas concluiu que …

Bengala que guiou bote salva-vidas após o naufrágio do Titanic leiloada por 44 mil euros

Quando o Titanic afundou em águas geladas perto de Newfoundland em 1912, um bote salva-vidas de sobreviventes usou a luz operada por bateria na bengala de uma mulher para iluminar o caminho para a segurança. Essa …

Amostras de sangue de animais de zoológicos ajudam a prever doenças em humanos

Os cientistas querem usar padrões genéticos similares, que estão presentes no sangue de humanos e animais há milhares de anos, para melhorar o prognóstico da doença assistida por computador. Os jardins zoológicos de Saarbrücken e Neunkirchen, …

Encontrado no topo dos Alpes um lago que não devia existir

Um montanhista capturou a formação de um lago "alarmante" no alto dos Alpes franceses depois de a neve glacial ter derretido durante a intensa onda de calor que atingiu a Europa central no final de …

Fogo na Sertã reacendeu e há aldeias cercadas pelas chamas

O incêndio no concelho da Sertã reacendeu à tarde depois de sido dado como dominado durante a madrugada, continuando os fogos no distritos de Castelo Branco a mobilizar mais de mil bombeiros e 15 meios …

Há uma cidade onde o dinheiro cresce das árvores

Morador da remota cidade de Skagway, no Alaska, há cerca de um ano, John Sasfai entra na cervejaria Skagway Brewing Co. e pede uma cerveja artesanal local à base de broto de abeto (árvore conífera …

Os gatos são um problema na Austrália. Matam mais de dois mil milhões de animais selvagens por ano

Quando os gatos vagueiam livremente, pequenos animais selvagens morrem. Na Austrália, a contagem de corpos já excede os dois mil milhões de animais nativos por ano. Na Austrália, investigadores ambientais analisaram centenas de estudos sobre os …

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar. A cara histórica da estação pública tinha 86 anos. A notícia foi avançada pelo amigo Júlio Isidro na sua página oficial de Facebook. No Facebook, o apresentador da …

Cidade americana usa músicas infantis para afastar os sem-abrigo

https://vimeo.com/349252020 A cidade de West Palm Beach, no estado americano da Flórida, está a usar músicas infantis em loop para evitar que os sem-abrigo durmam no parque da cidade durante a noite. Numa tentativa desesperada e bizarra …

Nicolás Maduro acusa EUA de usarem sanções para se apoderarem do petróleo da Venezuela

O Presidente Nicolás Maduro acusou sábado os EUA de usarem as sanções contra a Venezuela como uma maneira de dominar o país para se apoderarem dos recursos petrolíferos venezuelanos. "Os EUA querem dominar-nos para controlar o …