Santana Lopes prepara programa (e candidatura a lider) “contra as lapas” do PSD

Tiago Petinga / Lusa

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes

Por um PSD “capaz de combater a ambição de maioria absoluta do PS”, e contra as “lapas que se agarram quando lhes interessa”, Pedro Santana Lopes já está a preparar o seu programa para entrar na corrida à liderança do PSD.

Depois de ter admitido na quarta-feira à SIC que “pondera obviamente” uma candidatura à liderança do partido, na sequência da decisão de Passos Coelho de não se apresentar, Pedro Santana Lopes adiantou hoje, na sua crónica semanal no Correio da Manhã, que está a “cuidar” do programa para o Partido Social Democrata.

Sob o argumento de que “o PPD/PSD não nasceu para ser segundo de ninguém” e de que “Portugal precisa de crescer acima da média europeia, precisa de criar mais riqueza”, o social democrata escreve que “nesta fase, os programas são muito importantes, é disso que estou a cuidar estes dias”.

O actual provedor da SCML, ex-primeiro-ministro e ex-autarca justifica ter avançado para o programa após os “muitos apelos para o seu regresso” e por se considerar um homem de acção.

“Sou mais de acção, sou mais de agir e, desculpem a presunção, mas nas três casas que dirigi com algum tempo até hoje, têm querido que eu regresse ou que eu continue: falo da Figueira, de Lisboa e da Santa Casa”, escreve Santana Lopes.

As lapas estão ou vão quando lhes convém

Santana reconhece que “o PPD/PSD tem muita coisa boa“, como os autarcas que “têm feito obras extraordinárias, transformam urbes com projectos inovadores e mobilizadores, e principalmente, militantes de uma generosidade fantástica, as chamadas bases”.

Mas, no rescaldo das autárquicas, e sem especificar nomes, Santana deixa uma forte crítica a “alguns autarcas” social democratas, que qualifica de “lapas”.

Há lapas que já foram autarcas, mas não deixaram marca, não deixaram nada, ou porque não são capazes e/ou porque se preocupam sempre mais em tratar da sua sobrevivência do que do desenvolvimento das comunidades a quem o voto pediram. São lapas porque não são mais nada, não têm mais nada para dar”, critica Santana.

O ex-líder do PSD, que chegou a chefiar o executivo após a saída de Durão Barroso para a presidência da Comissão Europeia, assegurou que apoiaria Passos Coelho, se este tivesse decidido voltar a candidatar-se. “O PSD viu sair o seu líder que fez um trabalho digno de muito reconhecimento”, escreve Santana Lopes na sua crónica desta sexta-feira.

O grande desafio do PSD é “a recuperação dos muitos que estão fora da vida política activa, nomeadamente fora de Portugal, mas que são grandes quadros e que têm ser aproveitados”, preconiza o ex-líder do partido.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Está a fazer um trabalho tão bom na Santa Casa e agora quer abandonar? Não há dúvida que a politica ainda é um grande emprego.

    Pense bem antes de se decidir. Continue o bom trabalho que tem feito e deixe o Partido para as “lapas”

  2. “O PSD viu sair o seu líder que fez um trabalho digno de muito reconhecimento”, escreve Santana Lopes na sua crónica desta sexta-feira. Tudo dito em ordem a este senhor., ou seja, a continuação do projecto (não social-democrata), da destruição do País e dos Portugueses.

    • Quer maior ” DESTRUIÇÃO ” que aquela herdada por nós, com os famosos PEC´s !!? Com o pais a cair paulatinamente na banca rota !? Uns desbaratam e depois vêm os ” malandros do PSD” apertar o cinto…é cíclico. Já se deu, muitas vezes, para este peditório !!!

  3. Lapa: 3. ZOOLOGIA molusco gastrópode, de concha univalve, pertencente à família dos Patelídeos, utilizado na alimentação, que aparece com muita frequência preso aos rochedos do litoral, e que, quando grande, é denominado laparão

    4. figurado pessoa importuna; maçador

    Assenta na perfeição à figura: Agarrado ao poder e maçador.

  4. Ahahahaha muito bom…
    Os portugueses não esquecem a porcaria que este marmanjo fez enquanto presidente da CML e enquanto PM que foi demitido por incompetência…
    Por isso já estamos mesmo a ver o que vai acontecer LoL
    O PS agradece ter este senhor como adversário, vai facilitar-lhes MUITO a vida.

    • Este senhor, que é o digníssimo Dr. Santana Lopes fez muito na politica e pelo povo enquanto o deixaram. Você esqueceu-se de mencionar o quanto foi querido como presidente da Figueira da Foz. Foi um autarca muito trabalhador, atento e interessado, que no seu mandato, tirou a cidade da Figueira do marasmo, do marasmo igual ao que se encontra o país e que outros do seu partido e de outros partidos tinham condenado.
      Antes e depois dele não houve ninguém, desde o 25 de abril que o superasse ou igualasse, nem na competencia nem na honestidade. O que me parece é que você tambem é um dos coveiros que estão sempre prontos a enterra-lo.
      Será inveja ou será azedume de digestões mal digeridas? Seja honesto consigo mesmo e não mande bocas foleiras da sua boca.

  5. O pouco tempo que permaneceu como 1º ministro penso ter sido um desastre, parece-me bom para dançar o baile mandado, que fique por onde está a fazer mal a uns para bem de outros e já chega.

  6. Qualquer português com memória e com experiência suficientes e que já tenha vivido tempo suficiente para não ser um jovem «altamente qualificado» de quem se desconhece o que, afinal, sabe fazer bem feito, recordará que o Sr. Lopes quando meteu o nariz na política sempre ou quase saiu de lá chamuscado, quer por acção quer por omissão, quer pelo que fez tanto quanto pelo que não fez e devia ter feito. O homem tem o seu quê de lerdo em política. Também o Sr. Rio, lá do Norte, sendo íntegro em contas e atinado em nunca gastar mais do que aquilo que se pode, tem contra ele a imagem, o aspecto físico, o sorriso, o cabelo, que fazem com que mais pareça um “empresário nocturno” do que um homem talhado para vir a ser um dia primeiro ministro de Portugal. Se o PSD estava mal, creio que com estes dois senhores pior irá ficar, a candidatura de um e outro é queimar pólvora seca, vendo as lebres passarem-lhe por entre as pernas ou correrem atrás dos galgos. O PSD, ao contrário do que diz o Sr. Ângelo, não tem ninguém à tona de água que possa ombrear com o malfado Passos Coelho. Este, em vez de ter desistido e ir embora, se tivesse começado a compor um bom e promissor programa, onde os impostos e as remunerações fossem clara e consistentemente equânimes, porventura chamando a Cristas à colação mas sem portas por perto a estender-lhe ratoeiras, talvez ainda fosse (e ainda seja) a melhor solução. O tempo o dirá…

    • Concordo com o reu raciocínio, mas não com a sua opinião acerca do Rui Rio. O Rio tem um problema, que neste caso é uma virtude: não é muleta de ninguém. Por isso, dificilmente terá apoio dentro do partido. Agora estando na liderança, será sem duvida um fortíssimo adversário do Costa, capaz de catapultar o PSD para o governo nas próximas eleições. Na zona Centro e Norte, arrazará completamente o Costa. Aquela franja de votantes (que é bastante grande) que vota nas pessoas e não nos partidos, votará massivamente no Rio, disso não tenho dúvidas.

  7. Sr Malagueta da Silva .
    O ser lá do Norte , também é PORTUGAL, não queira ser mais um a dividir este país já de si pequeno, para isso já chega um conhecido presidente de um club de futebol.
    Quanto a Rui Rio , porque não ?? Alguém já está com medo de perder as mordomias , porque foi o que aconteceu na Camara do Porto , e não se esqueçam que o PSD foi o vencedor das eleições legislativas , só que a golpada ” COSTA ” espetou a faca nas costas .
    Vamos aguardar por Janeiro.
    Um portuense da cidade do Porto.

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …