Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

José Coelho / Lusa

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março.

Esta semana, o líder do maior partido da oposição defendeu que o importante é que o Governo, em conjunto com os especialistas, defina critérios claros para a reabertura do país. Rui Rio defende um desconfinamento a várias velocidades, independentemente da data.

“O que está em causa é se o país tem indicadores para poder desconfinar ou não, independentemente de ser Páscoa ou não, independentemente de estarmos em março ou em abril”, disse o social-democrata, na terça-feira.

Centrando a estratégia na deteção antes da transmissão, o PSD defende a realização de testes rápidos e semanas em escolas e em serviços, escreve o Expresso.

A testagem é também uma das prioridades do Bloco de Esquerda, que argumenta que deve ser esta a chave do plano de desconfinamento. Para Moisés Ferreira, é importante alargar a realização de testes e o círculo de rastreamento.

O deputado bloquista defende, por isso, testes alea­tórios ou regulares nalguns sectores de atividade e em escolas. Quanto à diferenciação geográfica, argumenta que, mais importante do que isso, é a monitorização posterior que deve ter em conta uma avaliação regional e local.

O CDS-PP coloca em cima da mesa a hipótese de se avançar com um projeto-piloto em meados de março que abra creches e pré-escolar, uma primeira fase acompanhada de testes, inquéritos, rastreios e isolamentos.

Se tudo correr como planeado, avança-se para os níveis seguintes. Se, caso contrário, se entrar “na zona laranja ou vermelha”, põe-se “o pé no travão”, disse a deputada Ana Rita Bessa ao semanário.

No caso dos estabelecimentos de ensino, o PAN defende “a criação de um plano para o regresso ao ensino presencial que inclua capacidade de testagem de todos os agentes educativos e alunos, disponibilizando-lhes métodos de testagem menos invasivos”.

A Iniciativa Liberal argumenta que o plano “não deve incluir apenas as atividades que podem retomar a normalidade e as datas em que o podem fazer”. “Tem de incluir igualmente um plano de testes massivo e regular, o reforço da capacidade de rastreamento e a aceleração do plano de vacinação.”

As confederações patronais, ouvidas pelo Expresso, também são a favor de uma reabertura faseada e diferenciada. António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, referiu que “deve haver um desconfinamento inteligente, diferenciado por regiões” e “por tipologia de empresas“.

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços, concorda com um modelo faseado, avaliado a cada 15 dias e que comece pelas lojas de rua a 17 de março. Já Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo, alerta que “o turismo tem de ter tempo para se preparar”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …