Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

José Coelho / Lusa

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março.

Esta semana, o líder do maior partido da oposição defendeu que o importante é que o Governo, em conjunto com os especialistas, defina critérios claros para a reabertura do país. Rui Rio defende um desconfinamento a várias velocidades, independentemente da data.

“O que está em causa é se o país tem indicadores para poder desconfinar ou não, independentemente de ser Páscoa ou não, independentemente de estarmos em março ou em abril”, disse o social-democrata, na terça-feira.

Centrando a estratégia na deteção antes da transmissão, o PSD defende a realização de testes rápidos e semanas em escolas e em serviços, escreve o Expresso.

A testagem é também uma das prioridades do Bloco de Esquerda, que argumenta que deve ser esta a chave do plano de desconfinamento. Para Moisés Ferreira, é importante alargar a realização de testes e o círculo de rastreamento.

O deputado bloquista defende, por isso, testes alea­tórios ou regulares nalguns sectores de atividade e em escolas. Quanto à diferenciação geográfica, argumenta que, mais importante do que isso, é a monitorização posterior que deve ter em conta uma avaliação regional e local.

O CDS-PP coloca em cima da mesa a hipótese de se avançar com um projeto-piloto em meados de março que abra creches e pré-escolar, uma primeira fase acompanhada de testes, inquéritos, rastreios e isolamentos.

Se tudo correr como planeado, avança-se para os níveis seguintes. Se, caso contrário, se entrar “na zona laranja ou vermelha”, põe-se “o pé no travão”, disse a deputada Ana Rita Bessa ao semanário.

No caso dos estabelecimentos de ensino, o PAN defende “a criação de um plano para o regresso ao ensino presencial que inclua capacidade de testagem de todos os agentes educativos e alunos, disponibilizando-lhes métodos de testagem menos invasivos”.

A Iniciativa Liberal argumenta que o plano “não deve incluir apenas as atividades que podem retomar a normalidade e as datas em que o podem fazer”. “Tem de incluir igualmente um plano de testes massivo e regular, o reforço da capacidade de rastreamento e a aceleração do plano de vacinação.”

As confederações patronais, ouvidas pelo Expresso, também são a favor de uma reabertura faseada e diferenciada. António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, referiu que “deve haver um desconfinamento inteligente, diferenciado por regiões” e “por tipologia de empresas“.

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços, concorda com um modelo faseado, avaliado a cada 15 dias e que comece pelas lojas de rua a 17 de março. Já Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo, alerta que “o turismo tem de ter tempo para se preparar”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …