Panama Papers revelam ligação de Júdice a offshores (mas ele não se lembra)

(cv) TVI

José Miguel Júdice, bastonário da Ordem dos Advogados entre 2001 e 2004

José Miguel Júdice garante que não sabe de nada, mas documentos revelados no âmbito dos Panama Papers comprovam que o antigo bastonário da Ordem dos Advogados teve um papel central em duas offshores ligadas ao ex-banqueiro João Rendeiro.

Em causa está uma carta dirigida a José Miguel Júdice por João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), em que o banqueiro nomeia o advogado como representante legal das sociedades Corbes Group LLC e Penn Plaza Management, conforme revelam o Expresso e a TVI.

Nessa carta, Rendeiro assume “de forma irrevogável e sem reservas a obrigação de pagamento e/ou de reembolso por si, ou através de qualquer entidade, ou sociedade da qual seja beneficiário efectivo, de quaisquer quantias que venham a ser exigidas, seja a que título for, ao Dr. José Miguel Alarcão Júdice, enquanto representante legal das sociedades Corbes Group LLC e Penn Plaza Management LLC”, cita o semanário.

Na semana passada, Júdice tinha dito ao Expresso que nunca tinha constituído nenhuma offshore e, contactado de novo pelo jornal, volta a reafirmar absoluto desconhecimento da situação.

“Que me lembre, e tenho boa memória, nunca soube que me tinham sido conferidos tais poderes, nunca os exerci e evidentemente não os exercerei”, salienta o advogado. “Nunca estive envolvido na criação ou representação de quaisquer empresas offshore ao longo de mais de 40 anos de vida profissional, ainda que isso não seja ilegal”, sublinha ainda Júdice ao Expresso.

No entanto, a carta que o semanário revela agora no âmbito da investigação dos Panama Papers já tinha sido apreendida nos escritórios de Júdice, em 2009, pela Secção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, avança o Observador.

A medida foi tomada no âmbito das investigações em torno de João Rendeiro, de quem Júdice é advogado.

A carta, entre outros documentos apreendidos, é vista como uma prova de que Rendeiro era o verdadeiro beneficiário das duas ditas offshores, proprietárias da sua casa e de um outro terreno na Quinta Patiño, em Cascais. Estes imóveis foram arrestados pela Justiça em 2013.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Como é evidentes essas malfeitorias dos offshores e companhia só podem ser feitas com a ajuda da banca e das grandes empresas de advogados que escudados atrás de leis imorais feitas “á la carte” delapidam povos e nações de milhões de receita devida em impostos.
    Uma vergonha…..

  2. Mais um artista que perdeu a memória. Todos os envolvidos em jogos de corrupção nunca se lembram de nada. O que também é verdade é que o povo é manso que nunca vou o que está para além da sua vista e continua a ser muito feliz com a sua vidinha. Estes senhores agradecem que o povo tenho acesso só ao básico e que desconheça que existe uma outra vida para além da linha do horizonte onde se vive e goza com os mansos.

  3. Coitado teve uma “branca”. Mas toda a gente acredita neste e em outros sujeitos do mesmo calibre deste. Pobre País, e pobres portugueses que tudo pagam até ao cêntimo. VERGONHOSO.

  4. Se bem me lembro, todos os que até hoje tem aparecido envolvidos em grandes negociatas “Á CUSTA DO ZÉ”, sofrem de amnésia.
    A Lista já é tão extensa que se justifica que o SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE crie um hospital direcionado ao tratamento da doença.

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …