Oxford suspende ensaio clínico da AstraZeneca em crianças. Valneva mostra resultados positivos

O ensaio clínico da vacina Oxford-AstraZeneca em crianças fica suspenso até serem conhecidas as conclusões do regulador sobre a possível ligação entre a vacina e a formação de coágulos sanguíneos.

Os testes da da vacina Oxford-AstraZeneca em crianças, que estavam a decorrer no Reino Unido, ficam suspensos até ser conhecida a conclusão do regulador sobre a possível ligação entre a vacina e a formação de coágulos sanguíneos, avança o Expresso.

“Os pais e filhos devem continuar a comparecer a todas as visitas agendadas e podem entrar em contacto com os locais de teste, no caso de terem alguma dúvida”, de acordo com o comunicado.

A decisão não está relacionada com “preocupações de segurança”. Trata-se de aguardar “informações adicionais” da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), a entidade que está a avaliar os casos raros de trombose identificados em adultos.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) também está a avaliar a possível relação entre a vacina e os casos de coágulos sanguíneos. Está prevista para esta tarde uma conferência de imprensa sobre a vacina da AstraZeneca.

Valneva mostra resultados positivos

A empresa francesa de biotecnologia Valneva está a desenvolver uma vacina contra a covid-19 que mostrou resultados positivos nos ensaios clínicos da fase inicial. De acordo com o Expresso, ensaio de fase três deverá avançar ainda este mês.

A vacina foi testada em 153 adultos – duas doses com três semanas de intervalo – e os resultados mostram que o imunizante é “seguro“. Além disso, a empresa refere que foi “bem tolerado em todos os grupos testados, sem preocupações de segurança identificadas por um conselho de monitorização de segurança de dados independente”.

O fármaco, que utiliza um vírus inativado, gera uma resposta imunológica, com “mais de 90% de todos os participantes no estudo” a desenvolverem níveis significativos de anticorpos contra o novo coronavírus.

O semanário informa ainda que a empresa francesa está em conversações com a União Europeia (UE) para fornecer 60 milhões de doses aos Estados-membros e já assinou um acordo com o Reino Unido para fornecer até 190 milhões de doses até 2025.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …