Operadora da central nuclear de Fukushima reativou sistema de tratamento de água

Ministério da Administração Interna e Transportes do Japão / Wikimedia

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

A Tokyo Electric Power (TEPCO), gestora da central nuclear de Fukushima, danificada pelo sismo e tsunami de 2011 no sudeste japonês, reativou este domingo o sistema de reciclagem de água depois de um mês de paragem por problemas técnicos.

Os técnicos conseguiram colocar em atividade parte do sistema que está em fase de testes e foi desativado por diversas vezes devido a problemas de corrosão causada pela radiação nas condutas, referiu um porta-voz da TEPCO citado pela agência Kyodo.

A 20 de maio, a TEPCO tinha desativado o único dos três circuitos que estava em operação e não tem uma data para que todo o sistema esteja operacional.

O sistema de processamento de líquidos retira a água utilizada no arrefecimento dos reatores de Fukushima e trata-a para lhe retirar 62 tipos de materiais radioativos.

Em plena operação, o sistema tem uma capacidade de tratamento de 750 toneladas de água diariamente, embora na central existam 360 mil toneladas de água com elevados índices de radioatividade ainda por tratar.

A acumulação de água na central é um dos principias desafios para o desmantelamento dos reatores que ficaram danificados no terramoto e tsunami de 11 de março de 2011, uma operação que deverá prolongar-se por 30 ou 40 anos.

O acidente foi o mais grave desastre nuclear desde Chernobil, na Ucrânia, em 1986 e 50 mil pessoas que viviam nas imediações do complexo continuam sem poder regressar a casa devido às elevadas radiações que afetaram também a agricultura, criação de gado e a pesca na região.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …

Primavera em Plutão: uma análise ao longo de 30 anos

Sempre que passa em frente de uma estrela, Plutão fornece informações preciosas sobre a sua atmosfera, preciosas porque as ocultações de Plutão são raras.  A investigação realizada por investigadores do Observatório de Paris, ao longo …

Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para "estudar a viabilidade" de incorporar veículos voadores …

Porto vs Sporting | Dragões vencem clássico quente

O FC Porto fechou o campeonato com uma vitória, ao bater o Sporting por 2-1, no Dragão, conseguindo, por fim, derrotar um dos principais rivais na principal prova portuguesa de clubes esta temporada. O Sporting …

Uma das ilhas mais remotas do mundo está a afogar-se num mar de plástico

Localizada a mais de dois mil quilómetros da costa noroeste da Austrália, a ilha dos Cocos pode não ter muita população, mas lidera em termos de acumulação de plástico. De acordo com um estudo publicado na …

Benfica vs Santa Clara | Águia garante 37º título

O Benfica venceu o Santa Clara no Estádio da Luz, por 4-1, e sagrou-se campeão da Liga NOS 2018/19, o 37º título da História do emblema “encarnado”. Num jogo mais difícil do que o resultado …

Benfica é campeão nacional de futebol

O Benfica venceu o Santa Clara por 4-1 com golos de Seferovic (dois), João Félix e Rafa e é campeão nacional da temporada 2018/19. Ao vencer o 'nacional' de 1976/77, os 'encarnados' somaram, então, o quinto …