Operadora da central nuclear de Fukushima reativou sistema de tratamento de água

Ministério da Administração Interna e Transportes do Japão / Wikimedia

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

A Tokyo Electric Power (TEPCO), gestora da central nuclear de Fukushima, danificada pelo sismo e tsunami de 2011 no sudeste japonês, reativou este domingo o sistema de reciclagem de água depois de um mês de paragem por problemas técnicos.

Os técnicos conseguiram colocar em atividade parte do sistema que está em fase de testes e foi desativado por diversas vezes devido a problemas de corrosão causada pela radiação nas condutas, referiu um porta-voz da TEPCO citado pela agência Kyodo.

A 20 de maio, a TEPCO tinha desativado o único dos três circuitos que estava em operação e não tem uma data para que todo o sistema esteja operacional.

O sistema de processamento de líquidos retira a água utilizada no arrefecimento dos reatores de Fukushima e trata-a para lhe retirar 62 tipos de materiais radioativos.

Em plena operação, o sistema tem uma capacidade de tratamento de 750 toneladas de água diariamente, embora na central existam 360 mil toneladas de água com elevados índices de radioatividade ainda por tratar.

A acumulação de água na central é um dos principias desafios para o desmantelamento dos reatores que ficaram danificados no terramoto e tsunami de 11 de março de 2011, uma operação que deverá prolongar-se por 30 ou 40 anos.

O acidente foi o mais grave desastre nuclear desde Chernobil, na Ucrânia, em 1986 e 50 mil pessoas que viviam nas imediações do complexo continuam sem poder regressar a casa devido às elevadas radiações que afetaram também a agricultura, criação de gado e a pesca na região.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …