Oi assume compromisso com PT para superar desafios

Vitor Antunes / Flickr

-

A gestão da operadora brasileira Oi, que está em processo de combinação de negócios com a Portugal Telecom (PT), sublinhou hoje o seu compromisso com a PT Portugal, salientando que ambas as equipas estão juntas para superar desafios.

Numa carta enviada aos colaboradores, assinada pelo presidente interino da Oi, Bayard Gontijo, e pelo presidente executivo da PT Portugal, Armando Almeida, a que a Lusa teve acesso, os dois executivos salientam que a missiva visa “reforçar o comprometimento da gestão da Oi e da PT Portugal na superação dos desafios” que estão colocados.

“Eu, como presidente da Oi, e Armando Almeida, nosso presidente da PT Portugal, estamos juntos com toda a equipa da Oi e da PT Portugal nesta jornada”, refere, adiantando que “a PT Portugal tem ajudado muito a Oi no desenvolvimento tecnológico e de processos, assim como a Oi pôde partilhar ‘expertises mercadológicas‘ [especificidades de mercado] com a companhia”.

Na carta, os gestores lembram que as empresas estão a enfrentar “uma situação adversa” e que é “necessário que todos tenham claro entendimento”, apontando o caso da Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES), “que provocou um default [incumprimento] de 897 milhões de euros” e “causou dano sério à PT Portugal e à Oi”.

Aliás, os gestores apontam que este caso levou a que as duas operadoras de telecomunicações “sofressem um downgrading [descida da notação financeira] das agências internacionais de rating”.

Actualmente, “temos um problema real a tratar, vamos fazer o que é certo diante deste cenário. Posso garantir que a gestão da Oi, em conjunto com a gestão da PT Portugal, está a trabalhar arduamente para superar o desafio que foi posto a todos nós“, adiantam.

“Temos que reduzir o alto endividamento que temos de forma efectiva, por isso devemos reduzir custos firmemente e rapidamente e controlar de maneira granular e eficiente os investimentos”, lembrando que o foco está na redução da dívida, o que exige uma “assertiva gestão de capital, incluindo venda de activos”.

Garantem ainda que não haverá “acções precipitadas”, sublinhando que enquanto gestores têm a responsabilidade de gerar retorno aos accionistas, o que implica “a manutenção de condições para que a Oi e a PT Portugal tenham um futuro sustentável“.

Sobre a intenção de compra dos activos da PT Portugal pelo grupo francês Altice, os gestores remetem para um comunicado da operadora datado de 13 de Outubro, no qual “a Oi esclarece que o Banco BTG Pactual – assessor financeiro contratado pelo comissário para desenvolver alternativas para a participação da Oi como protagonista na consolidação do sector das telecomunicações no Brasil – foi contactado por diversos interessados em obter informações seleccionadas” sobre os activos portugueses.

“Até à presente data, [a Oi] não recebeu qualquer proposta de alienação, com indicação de valores ou não, de suas actividades em Portugal e que não existe decisão visando a alienação de tais actividades ou de seus activos em Portugal”, referem.

Salientam que “a PT Portugal tem no mercado português uma trajectória de sucesso e muito a contribuir ainda para o desenvolvimento económico e social” do país, agradecendo o empenho dos trabalhadores, apontando que “juntos, Oi e PT Portugal, com foco, disciplina e comprometimento”, há “todas as condições necessárias para superar os desafios”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …