O esquema consiste em retirar os filtros de partículas dos veículos a diesel, fazendo com que os proprietários dos automóveis consigam escapar à sua substituição e a elevados custos de manutenção.
São muitas as oficinas no país que recorrem a este plano que, para além de não ser detetado nas inspeções periódicas, aumenta exponencialmente os níveis de poluição das viaturas, revela o Jornal de Notícias.
O objetivo do filtro de partículas é retirar do fumo de escape alguns dos poluentes perigosos que são libertados pelo motor a diesel. Sendo este retirado, esses mesmos poluentes são expelidos para a atmosfera.
Quando necessita de ser reparada ou substituída, a peça pode ser dispendiosa, pelo que o esquema só traz vantagens aos proprietários dos automóveis.
Embora este esquema seja diferente da polémica instalada esta semana na Volkswagen, o JN adianta que o impacto no ambiente é muito semelhante.
A Volkswagen está a ser alvo de uma investigação nos EUA, depois de admitir ter manipulado o software de alguns automóveis, que falseava os resultados nos testes de controlo de emissões de gases poluentes.
Segundo a legislação norte-americana, a multa para este tipo de infrações pode chegar aos 18 mil milhões de dólares, sendo que outros fabricantes estão também a ser investigados, como é o caso da Seat.
Martin Winterkorn demitiu-se da liderança da Volkswagen esta quarta-feira, sendo o atual CEO da Porsche, Matthias Mueller, o nome apontado para o substituir.
ZAP
Escândalo Volkswagen
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Onde está a novidade? Só agora, por causa da polémica da VW, é que se lembraram disto? É mais que sabido que há inúmeras pessoas que mandam retirar (ou desligar) os filtros de partículas.
Os veículos do Ciclo Diesel e o gasóleo sao intrinsecamente maus para o ambiente, como se pode ver nesta declaração da APVGN:
http://apvgn.pt/declaracao-da-apvgn-acerca-do-ciclo-diesel/
O filtro de partículas, é muito importante mas o catalisador nos veículos mais antigos quando foi feita a mudança para a gasolina sem chumbo ainda faz pior, mata e já matou muitos. É só ver os componentes e tirar as ilações.
pobre de mim, que por não andar com o carro, fazem-me a vida negra por causa dos gases para o passar e a estes só lhes falta limpar o cu.
E eles orgulham-se de dizer tecnologia alemã
Ainda ninguém quis perceber o filtro de partículas não está a filtrar nada?
Os carros com filtro de partículas têm a função de REGENERAR o filtro, ou seja andam uns quilómetros e a fazer a limpeza do filtro, quem os tem bem sabe que x em x quilómetros o carro faz muito mais fumo.
Levei um para inspecionar que entrou em regeneração pouco tempo antes de chegar ao Centro de inspeções (não percebi antes de fazer a inscrição) e depois de pintar o armazém de preto reprovou, dias depois quando voltei já tinha regenerado e passou logo já tinha esvaziado o filtro e não fazia fumo nenhum, estava a acumular de novo as partículas no filtro até á próxima regeneração.
É só para passar nos testes, mal de quem tem o azar de entrar em regeneração durante o teste.
Carros a gaz quem os aconselha ou desenvolve?
Se o que diz o Pedro é assim, faz-me lembrar os petroleiros que ao atravessarem os mares, mesmo os das, plataformas continentais (da portuguesa, por exemplo) aproveitam para “lavar” os seus depósitos atirando borda-fora os produtos tóxicos e poluentes para as águas. Sem remorsos, sem problemas de consciência. O lucro é que os move. Que os seus filhos, netos, bisnetos… ‘recebam’ um Planeta inabitável não os preocupa. O que interessa é o dinheirinho no meu bolso. Já!!!
Mais outro argumento para ajudar a arrasar a proibição de circulação de carros do século passado em Lisboa.
É mesmo verdade, o filtro de partículas requer que os carros andem um determinado numero de km (e aqueçam o filtro) para este ser limpo. O pessoal anda a retirar o filtro (o que requer uma firmware nova no carro) porque se o carro andar pouco (trajectos pequenos) o filtro vai ficar entupido e o carro pura e simplesmente começa a andar a 20km/h e entretanto pára…
Moral da história, se não faz viagens longas pelo menos 1x por mês ou tira o filtro ou mais vale comprar carro a gasolina… em alternativa gasta um balúrdio por ano para substituir o filtro…
A 2.500 eur. a substituição de um filtro de partículas queriam o quê???
Já começam a surgir carros usados em que o valor do filtro é superior ao valor da viatura!!!… porque é que as marcas e a indústria não alteram isto???
Em relação às inspeções… está provado que estas não servem para absolutamente nada, nem sequer detetam as partículas mais negfastas e cancerígenas, mas que raio!!!!