Oficinas portuguesas também manipulam emissões poluentes dos carros

O esquema consiste em retirar os filtros de partículas dos veículos a diesel, fazendo com que os proprietários dos automóveis consigam escapar à sua substituição e a elevados custos de manutenção.

São muitas as oficinas no país que recorrem a este plano que, para além de não ser detetado nas inspeções periódicas, aumenta exponencialmente os níveis de poluição das viaturas, revela o Jornal de Notícias.

O objetivo do filtro de partículas é retirar do fumo de escape alguns dos poluentes perigosos que são libertados pelo motor a diesel. Sendo este retirado, esses mesmos poluentes são expelidos para a atmosfera.

Quando necessita de ser reparada ou substituída, a peça pode ser dispendiosa, pelo que o esquema só traz vantagens aos proprietários dos automóveis.

Embora este esquema seja diferente da polémica instalada esta semana na Volkswagen, o JN adianta que o impacto no ambiente é muito semelhante.

A Volkswagen está a ser alvo de uma investigação nos EUA, depois de admitir ter manipulado o software de alguns automóveis, que falseava os resultados nos testes de controlo de emissões de gases poluentes.

Segundo a legislação norte-americana, a multa para este tipo de infrações pode chegar aos 18 mil milhões de dólares, sendo que outros fabricantes estão também a ser investigados, como é o caso da Seat.

Martin Winterkorn demitiu-se da liderança da Volkswagen esta quarta-feira, sendo o atual CEO da Porsche, Matthias Mueller, o nome apontado para o substituir.

ZAP

11 COMENTÁRIOS

  1. Onde está a novidade? Só agora, por causa da polémica da VW, é que se lembraram disto? É mais que sabido que há inúmeras pessoas que mandam retirar (ou desligar) os filtros de partículas.

  2. O filtro de partículas, é muito importante mas o catalisador nos veículos mais antigos quando foi feita a mudança para a gasolina sem chumbo ainda faz pior, mata e já matou muitos. É só ver os componentes e tirar as ilações.

  3. pobre de mim, que por não andar com o carro, fazem-me a vida negra por causa dos gases para o passar e a estes só lhes falta limpar o cu.

  4. Ainda ninguém quis perceber o filtro de partículas não está a filtrar nada?
    Os carros com filtro de partículas têm a função de REGENERAR o filtro, ou seja andam uns quilómetros e a fazer a limpeza do filtro, quem os tem bem sabe que x em x quilómetros o carro faz muito mais fumo.
    Levei um para inspecionar que entrou em regeneração pouco tempo antes de chegar ao Centro de inspeções (não percebi antes de fazer a inscrição) e depois de pintar o armazém de preto reprovou, dias depois quando voltei já tinha regenerado e passou logo já tinha esvaziado o filtro e não fazia fumo nenhum, estava a acumular de novo as partículas no filtro até á próxima regeneração.
    É só para passar nos testes, mal de quem tem o azar de entrar em regeneração durante o teste.

  5. Se o que diz o Pedro é assim, faz-me lembrar os petroleiros que ao atravessarem os mares, mesmo os das, plataformas continentais (da portuguesa, por exemplo) aproveitam para “lavar” os seus depósitos atirando borda-fora os produtos tóxicos e poluentes para as águas. Sem remorsos, sem problemas de consciência. O lucro é que os move. Que os seus filhos, netos, bisnetos… ‘recebam’ um Planeta inabitável não os preocupa. O que interessa é o dinheirinho no meu bolso. Já!!!

  6. É mesmo verdade, o filtro de partículas requer que os carros andem um determinado numero de km (e aqueçam o filtro) para este ser limpo. O pessoal anda a retirar o filtro (o que requer uma firmware nova no carro) porque se o carro andar pouco (trajectos pequenos) o filtro vai ficar entupido e o carro pura e simplesmente começa a andar a 20km/h e entretanto pára…
    Moral da história, se não faz viagens longas pelo menos 1x por mês ou tira o filtro ou mais vale comprar carro a gasolina… em alternativa gasta um balúrdio por ano para substituir o filtro…

  7. A 2.500 eur. a substituição de um filtro de partículas queriam o quê???
    Já começam a surgir carros usados em que o valor do filtro é superior ao valor da viatura!!!… porque é que as marcas e a indústria não alteram isto???

    Em relação às inspeções… está provado que estas não servem para absolutamente nada, nem sequer detetam as partículas mais negfastas e cancerígenas, mas que raio!!!!

RESPONDER

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A estação espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …

"0 tiros disparados". PSP publica (e depois retira) post polémico sobre tiroteio

O post partilhado no Facebook da PSP, que parecia fazer alusão ao tiroteio que, na semana passada, provocou a morte de uma mulher, já foi retirado desta rede social. "0 tiros disparados", podia ler-se. A PSP …

PJ descarta abuso sexual na Queima das Fitas de Porto e Braga. Autores dos vídeos ainda por apurar

A Polícia Judiciária descartou o crime de abuso sexual nos dois casos, mas mantém a investigação aos crimes de de gravação ilícita e devassa da vida privadas. Dois jovens envolvidos numa cena de sexo num autocarro …

Negociações para formar Governo fracassam na Alemanha

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou no domingo em Berlim o fracasso das negociações da CDU com os liberais do FDP e com Os Verdes para a formação de um novo governo. Desde as eleições …

Armada argentina duvida que chamadas de satélite sejam do submarino desaparecido

No sábado, bases navais da Argentina anunciaram ter recebido contactos por telefone-satélite que poderiam ter sido feitos a partir do submarino militar argentino Ara San Juan. De acordo com o Diário de Notícias, sete chamadas de …

Morreu o infame Charles Manson

Na sequência dos assassínios brutais que levou a cabo com a sua seita, Charles Manson tinha sido condenado à morte em 1971. Um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, Charles Manson, líder de uma seita …

Portugal prepara-se para o regresso dos seus jihadistas

As autoridades portuguesas estão a preparar-se para o regresso dos jihadistas que partiram de Portugal para combater nas fileiras do Estado Islâmico. Polícia e entidades de apoio social estão a receber formação para prevenir a …

Criminologista espanhol encontrou a "mulher de roxo" do caso Maddie

A polícia inglesa procurava a "mulher de roxo", que tinha saído da Praia da Luz com o marido - um pedófilo condenado que entretanto morreu -  na mesma altura do desaparecimento de Madeleine McCann, em …