Oficinas portuguesas também manipulam emissões poluentes dos carros

O esquema consiste em retirar os filtros de partículas dos veículos a diesel, fazendo com que os proprietários dos automóveis consigam escapar à sua substituição e a elevados custos de manutenção.

São muitas as oficinas no país que recorrem a este plano que, para além de não ser detetado nas inspeções periódicas, aumenta exponencialmente os níveis de poluição das viaturas, revela o Jornal de Notícias.

O objetivo do filtro de partículas é retirar do fumo de escape alguns dos poluentes perigosos que são libertados pelo motor a diesel. Sendo este retirado, esses mesmos poluentes são expelidos para a atmosfera.

Quando necessita de ser reparada ou substituída, a peça pode ser dispendiosa, pelo que o esquema só traz vantagens aos proprietários dos automóveis.

Embora este esquema seja diferente da polémica instalada esta semana na Volkswagen, o JN adianta que o impacto no ambiente é muito semelhante.

A Volkswagen está a ser alvo de uma investigação nos EUA, depois de admitir ter manipulado o software de alguns automóveis, que falseava os resultados nos testes de controlo de emissões de gases poluentes.

Segundo a legislação norte-americana, a multa para este tipo de infrações pode chegar aos 18 mil milhões de dólares, sendo que outros fabricantes estão também a ser investigados, como é o caso da Seat.

Martin Winterkorn demitiu-se da liderança da Volkswagen esta quarta-feira, sendo o atual CEO da Porsche, Matthias Mueller, o nome apontado para o substituir.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Onde está a novidade? Só agora, por causa da polémica da VW, é que se lembraram disto? É mais que sabido que há inúmeras pessoas que mandam retirar (ou desligar) os filtros de partículas.

  2. O filtro de partículas, é muito importante mas o catalisador nos veículos mais antigos quando foi feita a mudança para a gasolina sem chumbo ainda faz pior, mata e já matou muitos. É só ver os componentes e tirar as ilações.

  3. pobre de mim, que por não andar com o carro, fazem-me a vida negra por causa dos gases para o passar e a estes só lhes falta limpar o cu.

  4. Ainda ninguém quis perceber o filtro de partículas não está a filtrar nada?
    Os carros com filtro de partículas têm a função de REGENERAR o filtro, ou seja andam uns quilómetros e a fazer a limpeza do filtro, quem os tem bem sabe que x em x quilómetros o carro faz muito mais fumo.
    Levei um para inspecionar que entrou em regeneração pouco tempo antes de chegar ao Centro de inspeções (não percebi antes de fazer a inscrição) e depois de pintar o armazém de preto reprovou, dias depois quando voltei já tinha regenerado e passou logo já tinha esvaziado o filtro e não fazia fumo nenhum, estava a acumular de novo as partículas no filtro até á próxima regeneração.
    É só para passar nos testes, mal de quem tem o azar de entrar em regeneração durante o teste.

  5. Se o que diz o Pedro é assim, faz-me lembrar os petroleiros que ao atravessarem os mares, mesmo os das, plataformas continentais (da portuguesa, por exemplo) aproveitam para “lavar” os seus depósitos atirando borda-fora os produtos tóxicos e poluentes para as águas. Sem remorsos, sem problemas de consciência. O lucro é que os move. Que os seus filhos, netos, bisnetos… ‘recebam’ um Planeta inabitável não os preocupa. O que interessa é o dinheirinho no meu bolso. Já!!!

  6. É mesmo verdade, o filtro de partículas requer que os carros andem um determinado numero de km (e aqueçam o filtro) para este ser limpo. O pessoal anda a retirar o filtro (o que requer uma firmware nova no carro) porque se o carro andar pouco (trajectos pequenos) o filtro vai ficar entupido e o carro pura e simplesmente começa a andar a 20km/h e entretanto pára…
    Moral da história, se não faz viagens longas pelo menos 1x por mês ou tira o filtro ou mais vale comprar carro a gasolina… em alternativa gasta um balúrdio por ano para substituir o filtro…

  7. A 2.500 eur. a substituição de um filtro de partículas queriam o quê???
    Já começam a surgir carros usados em que o valor do filtro é superior ao valor da viatura!!!… porque é que as marcas e a indústria não alteram isto???

    Em relação às inspeções… está provado que estas não servem para absolutamente nada, nem sequer detetam as partículas mais negfastas e cancerígenas, mas que raio!!!!

RESPONDER

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …