//

Obras da Linha do Norte custam tanto como fazer alta velocidade entre Porto e Lisboa

1

Miguel A. Lopes / Lusa

Portugal já gastou 1,5 mil milhões de euros nos últimos 30 anos nas obras da ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa, que demora 2 horas e 58 minutos a ser feita.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia, o Governo já investiu na linha mais de 1,5 mil milhões de euros nas últimas três décadas – o mesmo que custaria fazer uma linha de alta velocidade, que ligaria Porto e Lisboa em duas horas.

Neste momento, a viagem na linha do Norte entre a capital e o Porto dura 2 horas e 58 minutos, demorando, assim, o mesmo tempo do que em 1977. Em causa estão as obras que acrescentam mais oito minutos à viagem de 336 quilómetros.

Segundo o mesmo jornal, só é possível circular a mais de 200 quilómetros por horas em menos de um terço do troço da Linha do Norte.

O JN adianta que as obras começaram em 1995 e mais de 80% da via foi renovada. No entanto, o tempo de viagem não mudou muito desde então.

Por outro lado, as obras permitiram eliminar 263 das 312 passagens de níveis existentes e instalar sistemas de comunicação modernos.

Para encurtar o tempo de viagem, está prevista a construção de variantes ainda esta década, para que a viagem entre Porto e Lisboa demore apenas 2 horas. A longo prazo, a meta é que a viagem demore 1 hora e 30 minutos e as novas linhas suportem a velocidade nominal igual ou superior a 300 quilómetros por hora.

Esta meta é inspirada na visão de 1988 no Governo de Cavaco Silva.

Segundo o site da CP – Comboios de Portugal, viajar entre o Porto e Lisboa de Alfa Pendular vai passar a demorar 2h58, em vez das atuais 2h50. Já o de Intercidades passará a 3h22 em vez de 3h16.

Estão também previstas mudanças nos horários de longo curso entre Lisboa e cidades como Viana do Castelo, Braga e Guimarães: passarão a demorar entre sete a nove minutos a mais. Ainda mais demoradas serão as viagens de comboio urbano entre Porto e Aveiro, que ficarão até 15 minutos mais longas, sobretudo nas horas de ponta.

Viajar de Intercidades entre Lisboa e Guarda demorará menos oito minutos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.