O ainda Presidente dos Estados Unidos disse que o encontro desta quinta-feira com Donald Trump, na Casa Branca, foi “excelente” e que os dois tiveram uma conversa “abrangente”.
Barack Obama reuniu-se com o Presidente eleito na Sala Oval, o gabinete de trabalho dos presidentes dos Estados Unidos, na Casa Branca.
Este foi o primeiro encontro com Donald Trump, na sequência dos resultados das eleições Presidenciais de terça-feira, e durou mais de uma hora.
O objetivo desta reunião foi discutir a transição entre as duas presidências. Trump tomará posse como 45.º Presidente dos EUA a 20 de janeiro de 2017.
O Presidente em exercício disse estar animado com a vontade de Trump em colaborar com a sua equipa e afirmou ser importante que “todos se unam” no momento atual do país.
“Falámos sobre algumas das questões organizacionais da Casa Branca. Conversámos sobre política externa e política interna e, como já tinha dito, o meu objetivo número um nos próximos meses é tentar facilitar uma transição que garanta que o nosso Presidente eleito seja bem-sucedido“, disse Obama aos jornalistas.
“Fiquei muito encorajado pelo interesse demonstrado por Donald Trump em querer trabalhar com a minha equipa em torno das muitas questões que este grande país enfrenta. Acredito que é importante para todos, independentemente do partido e independentemente das preferências políticas, que agora se reúnam para trabalharmos juntos, de modo a lidarmos com os muitos desafios que enfrentamos”, sublinhou.
Além disso, Obama explicou que a sua esposa, Michelle Obama, já teve oportunidade de mostrar a Casa Branca à sua sucessora, Melania Trump.
Passando a palavra a Trump, o republicano agradeceu pelas palavras e disse estar “impaciente para trabalhar com o Presidente Obama”.
“Esta reunião ia durar talvez 10 ou 15 minutos e servia só para nos conhecermos. Nós nunca nos tínhamos encontrado. Tenho um grande respeito. A reunião durou quase uma hora e meia e poderia ter, no que me diz respeito, durado por muito mais tempo”, começou por dizer.
“Discutimos situações diferentes, algumas maravilhosas e algumas difíceis. Estou muito ansioso por conversar com o Presidente no futuro. [Obama] explicou algumas das dificuldades existentes e alguns dos objetivos que foram alcançados. Senhor Presidente, foi uma grande honra e espero estar consigo muitas e muitas vezes no futuro”, garantiu.
Depois do encontro, Trump tinha previsto um encontro com congressistas sobre a agenda republicana no Congresso para o próximo ano.
ZAP / Lusa
Eleições nos EUA
-
27 Novembro, 2016 Donald Trump considera “ridículo” pedido de recontagem dos votos
-
26 Novembro, 2016 Votos do Wisconsin vão ser recontados
É incrível a diferença entre a decadência do “wasp” futuro presidente e a dignidade do “afro-american” anterior Presidente.
Os E.U.A. mudam de cavalo para burro…
Trump está a pensar contratar Obama para seu motorista privado.
Os contactos têm sido frutuosos….