Obama diz que teve uma reunião “excelente” com Donald Trump

Michael Reynolds / EPA

-

O ainda Presidente dos Estados Unidos disse que o encontro desta quinta-feira com Donald Trump, na Casa Branca, foi “excelente” e que os dois tiveram uma conversa “abrangente”.

Barack Obama reuniu-se com o Presidente eleito na Sala Oval, o gabinete de trabalho dos presidentes dos Estados Unidos, na Casa Branca.

Este foi o primeiro encontro com Donald Trump, na sequência dos resultados das eleições Presidenciais de terça-feira, e durou mais de uma hora.

O objetivo desta reunião foi discutir a transição entre as duas presidências. Trump tomará posse como 45.º Presidente dos EUA a 20 de janeiro de 2017.

O Presidente em exercício disse estar animado com a vontade de Trump em colaborar com a sua equipa e afirmou ser importante que “todos se unam” no momento atual do país.

“Falámos sobre algumas das questões organizacionais da Casa Branca. Conversámos sobre política externa e política interna e, como já tinha dito, o meu objetivo número um nos próximos meses é tentar facilitar uma transição que garanta que o nosso Presidente eleito seja bem-sucedido“, disse Obama aos jornalistas.

“Fiquei muito encorajado pelo interesse demonstrado por Donald Trump em querer trabalhar com a minha equipa em torno das muitas questões que este grande país enfrenta. Acredito que é importante para todos, independentemente do partido e independentemente das preferências políticas, que agora se reúnam para trabalharmos juntos, de modo a lidarmos com os muitos desafios que enfrentamos”, sublinhou.

Além disso, Obama explicou que a sua esposa, Michelle Obama, já teve oportunidade de mostrar a Casa Branca à sua sucessora, Melania Trump.

Passando a palavra a Trump, o republicano agradeceu pelas palavras e disse estar “impaciente para trabalhar com o Presidente Obama”.

“Esta reunião ia durar talvez 10 ou 15 minutos e servia só para nos conhecermos. Nós nunca nos tínhamos encontrado. Tenho um grande respeito. A reunião durou quase uma hora e meia e poderia ter, no que me diz respeito, durado por muito mais tempo”, começou por dizer.

“Discutimos situações diferentes, algumas maravilhosas e algumas difíceis. Estou muito ansioso por conversar com o Presidente no futuro. [Obama] explicou algumas das dificuldades existentes e alguns dos objetivos que foram alcançados. Senhor Presidente, foi uma grande honra e espero estar consigo muitas e muitas vezes no futuro”, garantiu.

Depois do encontro, Trump tinha previsto um encontro com congressistas sobre a agenda republicana no Congresso para o próximo ano.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É incrível a diferença entre a decadência do “wasp” futuro presidente e a dignidade do “afro-american” anterior Presidente.
    Os E.U.A. mudam de cavalo para burro…

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …