Obama diz que teve uma reunião “excelente” com Donald Trump

Michael Reynolds / EPA

-

O ainda Presidente dos Estados Unidos disse que o encontro desta quinta-feira com Donald Trump, na Casa Branca, foi “excelente” e que os dois tiveram uma conversa “abrangente”.

Barack Obama reuniu-se com o Presidente eleito na Sala Oval, o gabinete de trabalho dos presidentes dos Estados Unidos, na Casa Branca.

Este foi o primeiro encontro com Donald Trump, na sequência dos resultados das eleições Presidenciais de terça-feira, e durou mais de uma hora.

O objetivo desta reunião foi discutir a transição entre as duas presidências. Trump tomará posse como 45.º Presidente dos EUA a 20 de janeiro de 2017.

O Presidente em exercício disse estar animado com a vontade de Trump em colaborar com a sua equipa e afirmou ser importante que “todos se unam” no momento atual do país.

“Falámos sobre algumas das questões organizacionais da Casa Branca. Conversámos sobre política externa e política interna e, como já tinha dito, o meu objetivo número um nos próximos meses é tentar facilitar uma transição que garanta que o nosso Presidente eleito seja bem-sucedido“, disse Obama aos jornalistas.

“Fiquei muito encorajado pelo interesse demonstrado por Donald Trump em querer trabalhar com a minha equipa em torno das muitas questões que este grande país enfrenta. Acredito que é importante para todos, independentemente do partido e independentemente das preferências políticas, que agora se reúnam para trabalharmos juntos, de modo a lidarmos com os muitos desafios que enfrentamos”, sublinhou.

Além disso, Obama explicou que a sua esposa, Michelle Obama, já teve oportunidade de mostrar a Casa Branca à sua sucessora, Melania Trump.

Passando a palavra a Trump, o republicano agradeceu pelas palavras e disse estar “impaciente para trabalhar com o Presidente Obama”.

“Esta reunião ia durar talvez 10 ou 15 minutos e servia só para nos conhecermos. Nós nunca nos tínhamos encontrado. Tenho um grande respeito. A reunião durou quase uma hora e meia e poderia ter, no que me diz respeito, durado por muito mais tempo”, começou por dizer.

“Discutimos situações diferentes, algumas maravilhosas e algumas difíceis. Estou muito ansioso por conversar com o Presidente no futuro. [Obama] explicou algumas das dificuldades existentes e alguns dos objetivos que foram alcançados. Senhor Presidente, foi uma grande honra e espero estar consigo muitas e muitas vezes no futuro”, garantiu.

Depois do encontro, Trump tinha previsto um encontro com congressistas sobre a agenda republicana no Congresso para o próximo ano.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É incrível a diferença entre a decadência do “wasp” futuro presidente e a dignidade do “afro-american” anterior Presidente.
    Os E.U.A. mudam de cavalo para burro…

RESPONDER

Médicos querem vacinar já quem teve covid há mais de 6 meses. DGS diz que recuperados “nunca estiveram esquecidos”

A Ordem dos Médicos defende que a vacinação de pessoas que pertencem a grupos prioritários e tiveram covid-19 há mais de seis meses deve avançar o quanto antes e não apenas no final de maio, …

Governo discute hoje "estatuto do artista", mas setor mantém as críticas

O Conselho de Ministros desta quinta-feira será dedicado “de forma transversal” à Cultura, conforme indiciou o primeiro-ministro. Numa altura em que este setor está significativamente fragilizado por efeito da crise pandémica, o Executivo deverá aprovar …

Há três portugueses na calha para substituir Espírito Santo no Wolverhampton

O Wolverhampton prepara uma possível saída de Nuno Espírito Santo e tem três portugueses na calha: Vítor Pereira, Bruno Lage e Rui Faria. Ultimamente tem-se falado muito da possibilidade de Nuno Espírito Santo abandonar o Wolverhampton …

PS, BE e CDS alargam direitos dos independentes. “Não é luz verde, é amarela”

As alterações às leis eleitorais têm aprovação garantida em plenário por maioria absoluta nesta quinta-feira. Independentes podem concorrer à Câmara e Assembleia Municipal com o mesmo nome, símbolo e sigla, mas não a todas as …

Aos 29 anos, "sucessor" de Mourinho estreia-se a vencer e faz história

Ryan Mason, o novo treinador interino do Tottenham, estreou-se a ganhar e tornou-se o treinador mais jovem da história da Premier League. Com a saída de José Mourinho do Tottenham, esta segunda-feira, Ryan Mason assumiu interinamente …

PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição. Nos últimos tempos, …

Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se …

Enquanto clubes pedem desculpa, Florentino contra-ataca e não desiste da Superliga

O presidente do Real Madrid e da Superliga, Florentino Pérez, manifestou-se na quarta-feira "triste e dececionado" com a suspensão da nova competição europeia de futebol, mas também "surpreendido" com a campanha orquestrada pelo presidente da …

Governo estuda compra de mais vacinas de ARN mensageiro para evitar atrasos

As autoridades de saúde portuguesas estão a estudar a compra de mais vacinas de ARN mensageiro, que até agora não têm revelado efeitos secundários tão graves como a vacina da AstraZeneca e da Johnson & …

O bumerangue pode ter tido mais do que uma função

Investigadores sugerem que o bumerangue pode ter tido mais do que uma função para os australianos aborígenes, como por exemplo moldar ferramentas de pedra. A análise microscópica da superfície de mais de 100 bumerangues de madeira …