Obama diz que teve uma reunião “excelente” com Donald Trump

Michael Reynolds / EPA

-

O ainda Presidente dos Estados Unidos disse que o encontro desta quinta-feira com Donald Trump, na Casa Branca, foi “excelente” e que os dois tiveram uma conversa “abrangente”.

Barack Obama reuniu-se com o Presidente eleito na Sala Oval, o gabinete de trabalho dos presidentes dos Estados Unidos, na Casa Branca.

Este foi o primeiro encontro com Donald Trump, na sequência dos resultados das eleições Presidenciais de terça-feira, e durou mais de uma hora.

O objetivo desta reunião foi discutir a transição entre as duas presidências. Trump tomará posse como 45.º Presidente dos EUA a 20 de janeiro de 2017.

O Presidente em exercício disse estar animado com a vontade de Trump em colaborar com a sua equipa e afirmou ser importante que “todos se unam” no momento atual do país.

“Falámos sobre algumas das questões organizacionais da Casa Branca. Conversámos sobre política externa e política interna e, como já tinha dito, o meu objetivo número um nos próximos meses é tentar facilitar uma transição que garanta que o nosso Presidente eleito seja bem-sucedido“, disse Obama aos jornalistas.

“Fiquei muito encorajado pelo interesse demonstrado por Donald Trump em querer trabalhar com a minha equipa em torno das muitas questões que este grande país enfrenta. Acredito que é importante para todos, independentemente do partido e independentemente das preferências políticas, que agora se reúnam para trabalharmos juntos, de modo a lidarmos com os muitos desafios que enfrentamos”, sublinhou.

Além disso, Obama explicou que a sua esposa, Michelle Obama, já teve oportunidade de mostrar a Casa Branca à sua sucessora, Melania Trump.

Passando a palavra a Trump, o republicano agradeceu pelas palavras e disse estar “impaciente para trabalhar com o Presidente Obama”.

“Esta reunião ia durar talvez 10 ou 15 minutos e servia só para nos conhecermos. Nós nunca nos tínhamos encontrado. Tenho um grande respeito. A reunião durou quase uma hora e meia e poderia ter, no que me diz respeito, durado por muito mais tempo”, começou por dizer.

“Discutimos situações diferentes, algumas maravilhosas e algumas difíceis. Estou muito ansioso por conversar com o Presidente no futuro. [Obama] explicou algumas das dificuldades existentes e alguns dos objetivos que foram alcançados. Senhor Presidente, foi uma grande honra e espero estar consigo muitas e muitas vezes no futuro”, garantiu.

Depois do encontro, Trump tinha previsto um encontro com congressistas sobre a agenda republicana no Congresso para o próximo ano.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É incrível a diferença entre a decadência do “wasp” futuro presidente e a dignidade do “afro-american” anterior Presidente.
    Os E.U.A. mudam de cavalo para burro…

RESPONDER

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …