Obama diz que teve uma reunião “excelente” com Donald Trump

Michael Reynolds / EPA

-

O ainda Presidente dos Estados Unidos disse que o encontro desta quinta-feira com Donald Trump, na Casa Branca, foi “excelente” e que os dois tiveram uma conversa “abrangente”.

Barack Obama reuniu-se com o Presidente eleito na Sala Oval, o gabinete de trabalho dos presidentes dos Estados Unidos, na Casa Branca.

Este foi o primeiro encontro com Donald Trump, na sequência dos resultados das eleições Presidenciais de terça-feira, e durou mais de uma hora.

O objetivo desta reunião foi discutir a transição entre as duas presidências. Trump tomará posse como 45.º Presidente dos EUA a 20 de janeiro de 2017.

O Presidente em exercício disse estar animado com a vontade de Trump em colaborar com a sua equipa e afirmou ser importante que “todos se unam” no momento atual do país.

“Falámos sobre algumas das questões organizacionais da Casa Branca. Conversámos sobre política externa e política interna e, como já tinha dito, o meu objetivo número um nos próximos meses é tentar facilitar uma transição que garanta que o nosso Presidente eleito seja bem-sucedido“, disse Obama aos jornalistas.

“Fiquei muito encorajado pelo interesse demonstrado por Donald Trump em querer trabalhar com a minha equipa em torno das muitas questões que este grande país enfrenta. Acredito que é importante para todos, independentemente do partido e independentemente das preferências políticas, que agora se reúnam para trabalharmos juntos, de modo a lidarmos com os muitos desafios que enfrentamos”, sublinhou.

Além disso, Obama explicou que a sua esposa, Michelle Obama, já teve oportunidade de mostrar a Casa Branca à sua sucessora, Melania Trump.

Passando a palavra a Trump, o republicano agradeceu pelas palavras e disse estar “impaciente para trabalhar com o Presidente Obama”.

“Esta reunião ia durar talvez 10 ou 15 minutos e servia só para nos conhecermos. Nós nunca nos tínhamos encontrado. Tenho um grande respeito. A reunião durou quase uma hora e meia e poderia ter, no que me diz respeito, durado por muito mais tempo”, começou por dizer.

“Discutimos situações diferentes, algumas maravilhosas e algumas difíceis. Estou muito ansioso por conversar com o Presidente no futuro. [Obama] explicou algumas das dificuldades existentes e alguns dos objetivos que foram alcançados. Senhor Presidente, foi uma grande honra e espero estar consigo muitas e muitas vezes no futuro”, garantiu.

Depois do encontro, Trump tinha previsto um encontro com congressistas sobre a agenda republicana no Congresso para o próximo ano.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É incrível a diferença entre a decadência do “wasp” futuro presidente e a dignidade do “afro-american” anterior Presidente.
    Os E.U.A. mudam de cavalo para burro…

RESPONDER

Governo fecha estabelecimentos de ensino durante duas semanas. Não vai haver aulas à distância

O primeiro-ministro António Costa anunciou a interrupção de todos as atividades letivas durante os próximos 15 dias devido ao aumento de casos de infeção por covid-19 em Portugal. Em conferência de imprensa depois do Conselho de …

"Não podemos desvalorizar a democracia". No dia mais negro da pandemia, Marisa apela ao voto

A candidata do BE encontrou-se, no Porto, com Camila Gouveia, ama reformada e rosto da luta pela integração das amas da Segurança Social na Função Pública. Marisa Matias lembra que esta foi uma das …

Portugal regista mais 221 mortes (novo máximo) e 13.554 casos de covid-19

Portugal registou esta quinta-feira 221 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 13.554 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral …

Mayan defende que "a general Marta Temido, o general Cabrita, a general Van Dunem" já não deviam estar em funções

Entre críticas a Marcelo Rebelo de Sousa e ao Governo, ou a defesa de um liberalismo que considera uma oposição “moderada e humanista” a um “socialismo” , tem sido assim que Tiago Mayan Gonçalves se …

"Pobreza, precariedade e baixos salários têm rosto feminino", diz João Ferreira

Durante uma sessão sobre os direitos das mulheres, o candidato do PCP às Presidências, João Ferreira, afirmou que "a pobreza, a precariedade e os baixos salários têm rosto feminino". Durante o encontro no Museu da Chapelaria …

Portugal na lista de países com quarentena obrigatória na chegada à Suíça

A Suíça vai impor, a partir de fevereiro, uma quarentena obrigatória aos viajantes que regressem de Portugal, que passa a integrar a lista juntamente com mais dez países e cinco regiões de países vizinhos. Segundo a …

Igreja Católica suspende missas a partir deste sábado

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou, esta quinta-feira, a suspensão das missas em todas as igrejas a partir de sábado. Em comunicado, citado pelo jornal online Observador, a Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão da celebração …

Cordeiro e Cravinho juntam-se a Ana Gomes. Candidata diz que voto em Marcelo "não é digno do PS de Mário Soares"

Esta quarta-feira, Duarte Cordeiro manifestou o seu apoio a Ana Gomes, que lembra ser a única candidata do seu partido. Da mesma forma, João Cravinho saudou a "nossa candidata à Presidência". "A Ana é do meu …

PSP suspende gozo de férias. Agentes pré-reforma podem ser mobilizados para fiscalizar confinamento

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) suspendeu o gozo de férias na instituição, num momento em que Portugal cumpre um novo confinamento geral para travar a subida de casos, internamentos e mortes …

Manuel Alegre diz que "Geringonça" ficou aquém das expectativas e critica "meias medidas" no combate à pandemia

O dirigente histórico do PS Manuel Alegre considera que a solução política de esquerda, a Geringonça, ficou aquém das expectativas, resumindo-se a uma mercearia à volta do OE, e critica as "meias medidas" no combate …