/

O homem mais procurado da Europa anda fugido do Estado Islâmico

Police Nationale

Salah Abdeslam

Salah Abdeslam

O principal suspeito dos atentados de 13 de novembro em Paris, Salah Abdeslam, não é só o homem mais procurado da Europa como também pode ser o principal alvo do Estado Islâmico.

De acordo com as afirmações da advogada do seu irmão, Nathalie Galant, é muito provável que o próprio grupo terrorista também esteja à procura do número 1 na lista dos homens mais procurados na Europa.

Depois do cérebro do atentado, Abdelhamid Abaaoud, ter sido morto durante uma operação policial no bairro de Saint Denis, Salah Abdeslam é o único responsável pelos atentados na capital francesa que ainda se encontra a monte.

Um cinto de explosivos ainda por detonar foi encontrado esta segunda-feira em Montrouge, nos arredores de Paris, num caixote do lixo. O objeto foi localizado no último lugar identificado pelo GPS do telefone de Salah.

Ao contrário do seu irmão, Brahim Abdeslam, e dos outros bombistas suicidas, surge agora a hipótese do terrorista se ter arrependido e ter voltado atrás no plano.

Essa é uma situação que pode trazer represálias por parte do Estado Islâmico, pelo que a advogada acredita que a melhor solução para Salah seria entregar-se à polícia.

“Salah não se suicidou durante os ataques em Paris” e, por isso, agora é não só o “objetivo da Polícia belga e europeia mas também do Estado Islâmico”, explicou a advogada à cadeia televisiva BFMTV, citada pelo RT.

A mesma opinião é partilhada pelo seu irmão, Mohamed Abdeslam, que, em entrevista ao mesmo canal, apela a Salah para que este se renda.

“Preferimos saber que Salah está na prisão do que no cemitério”, disse o irmão que, inicialmente também foi detido pela polícia, tendo sido libertado logo a seguir por ter provado que não estava ligado aos ataques.

O francês, com 26 anos de idade, vivia em Molenbeek, bairro belga conhecido pela concentração de suspeitos membros do Estado Islâmico, com o resto da família.

Foi visto pela última vez a bordo de um veículo, parado pela polícia em Cambrai, no sábado de manhã a seguir ao atentado, a caminho da Bélgica.

As autoridades francesas indicaram que o suspeito mede 1,75 metros, tem olhos castanhos e pode estar a usar o nome de Yassime Baghli.

Salah foi responsável pela parte logística dos atentados que vitimaram 130 pessoas, tendo reservado dois quartos de hotel e alugado dois automóveis usados nos ataques, um Seat preto e um Renault Clio que conduziram os terroristas ao Bataclan e ao Stade de France

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.