O homem mais procurado da Europa anda fugido do Estado Islâmico

Police Nationale

Salah Abdeslam

Salah Abdeslam

O principal suspeito dos atentados de 13 de novembro em Paris, Salah Abdeslam, não é só o homem mais procurado da Europa como também pode ser o principal alvo do Estado Islâmico.

De acordo com as afirmações da advogada do seu irmão, Nathalie Galant, é muito provável que o próprio grupo terrorista também esteja à procura do número 1 na lista dos homens mais procurados na Europa.

Depois do cérebro do atentado, Abdelhamid Abaaoud, ter sido morto durante uma operação policial no bairro de Saint Denis, Salah Abdeslam é o único responsável pelos atentados na capital francesa que ainda se encontra a monte.

Um cinto de explosivos ainda por detonar foi encontrado esta segunda-feira em Montrouge, nos arredores de Paris, num caixote do lixo. O objeto foi localizado no último lugar identificado pelo GPS do telefone de Salah.

Ao contrário do seu irmão, Brahim Abdeslam, e dos outros bombistas suicidas, surge agora a hipótese do terrorista se ter arrependido e ter voltado atrás no plano.

Essa é uma situação que pode trazer represálias por parte do Estado Islâmico, pelo que a advogada acredita que a melhor solução para Salah seria entregar-se à polícia.

“Salah não se suicidou durante os ataques em Paris” e, por isso, agora é não só o “objetivo da Polícia belga e europeia mas também do Estado Islâmico”, explicou a advogada à cadeia televisiva BFMTV, citada pelo RT.

A mesma opinião é partilhada pelo seu irmão, Mohamed Abdeslam, que, em entrevista ao mesmo canal, apela a Salah para que este se renda.

“Preferimos saber que Salah está na prisão do que no cemitério”, disse o irmão que, inicialmente também foi detido pela polícia, tendo sido libertado logo a seguir por ter provado que não estava ligado aos ataques.

O francês, com 26 anos de idade, vivia em Molenbeek, bairro belga conhecido pela concentração de suspeitos membros do Estado Islâmico, com o resto da família.

Foi visto pela última vez a bordo de um veículo, parado pela polícia em Cambrai, no sábado de manhã a seguir ao atentado, a caminho da Bélgica.

As autoridades francesas indicaram que o suspeito mede 1,75 metros, tem olhos castanhos e pode estar a usar o nome de Yassime Baghli.

Salah foi responsável pela parte logística dos atentados que vitimaram 130 pessoas, tendo reservado dois quartos de hotel e alugado dois automóveis usados nos ataques, um Seat preto e um Renault Clio que conduziram os terroristas ao Bataclan e ao Stade de France

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma planta que evoluiu para se "esconder" do Homem

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa evoluiu, mudando a própria pigmentação, para se tornar menos visível ao Homem, sugere uma nova investigação, dando conta que em causa está uma estratégia de sobrevivência. O estudo, …

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …