O homem mais procurado da Europa anda fugido do Estado Islâmico

Police Nationale

Salah Abdeslam

Salah Abdeslam

O principal suspeito dos atentados de 13 de novembro em Paris, Salah Abdeslam, não é só o homem mais procurado da Europa como também pode ser o principal alvo do Estado Islâmico.

De acordo com as afirmações da advogada do seu irmão, Nathalie Galant, é muito provável que o próprio grupo terrorista também esteja à procura do número 1 na lista dos homens mais procurados na Europa.

Depois do cérebro do atentado, Abdelhamid Abaaoud, ter sido morto durante uma operação policial no bairro de Saint Denis, Salah Abdeslam é o único responsável pelos atentados na capital francesa que ainda se encontra a monte.

Um cinto de explosivos ainda por detonar foi encontrado esta segunda-feira em Montrouge, nos arredores de Paris, num caixote do lixo. O objeto foi localizado no último lugar identificado pelo GPS do telefone de Salah.

Ao contrário do seu irmão, Brahim Abdeslam, e dos outros bombistas suicidas, surge agora a hipótese do terrorista se ter arrependido e ter voltado atrás no plano.

Essa é uma situação que pode trazer represálias por parte do Estado Islâmico, pelo que a advogada acredita que a melhor solução para Salah seria entregar-se à polícia.

“Salah não se suicidou durante os ataques em Paris” e, por isso, agora é não só o “objetivo da Polícia belga e europeia mas também do Estado Islâmico”, explicou a advogada à cadeia televisiva BFMTV, citada pelo RT.

A mesma opinião é partilhada pelo seu irmão, Mohamed Abdeslam, que, em entrevista ao mesmo canal, apela a Salah para que este se renda.

“Preferimos saber que Salah está na prisão do que no cemitério”, disse o irmão que, inicialmente também foi detido pela polícia, tendo sido libertado logo a seguir por ter provado que não estava ligado aos ataques.

O francês, com 26 anos de idade, vivia em Molenbeek, bairro belga conhecido pela concentração de suspeitos membros do Estado Islâmico, com o resto da família.

Foi visto pela última vez a bordo de um veículo, parado pela polícia em Cambrai, no sábado de manhã a seguir ao atentado, a caminho da Bélgica.

As autoridades francesas indicaram que o suspeito mede 1,75 metros, tem olhos castanhos e pode estar a usar o nome de Yassime Baghli.

Salah foi responsável pela parte logística dos atentados que vitimaram 130 pessoas, tendo reservado dois quartos de hotel e alugado dois automóveis usados nos ataques, um Seat preto e um Renault Clio que conduziram os terroristas ao Bataclan e ao Stade de France

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …