Ramo de túlipas gigante em Paris homenageia vítimas dos atentados

Ian Langsdon / EPA

“Bouquet of Tulips”, do artista norte-americano Jeff Koons, inaugurada em Paris

O ramo de túlipas gigante erguido por uma mão do artista Jeff Koons foi inaugurado nos Campos Elísios, em Paris, para homenagear as vítimas dos atentados de 2015.

“Bouquet of Tulips”, do artista norte-americano Jeff Koons, foi inaugurada há dias no jardim dos Campos Elísios, em Paris, para homenagear as vítimas dos atentados terroristas que, em novembro de 2015, mataram quase 140 pessoas.

Segundo o Expresso, a escultura com 12 metros de altura — um ramo de túlipas erguido por uma mão — representa, segundo o artista, “a perda, o renascer e a vitalidade do espírito humano”.

“Enquanto cidadão de Nova Iorque, eu experienciei o 11 de setembro e a depressão que pairou sobre a cidade. Levou realmente anos até a cidade conseguir voltar à vida”, comparou Koons.

Porém, de acordo com o semanário, a criação desta escultura não foi consensual. Para além dos custos financeiros (a sua construção e instalação chegaram aos 3,5 milhões de euros, valor que teve de ser coberto por doadores franceses e norte-americanos), também houve críticas devido a motivos estéticos.

Alguns críticos disseram que a homenagem fazia lembrar rabos e chegou mesmo a haver um abaixo-assinado, subscrito por vários artistas e dois ex-ministros da Cultura, no qual se falou em “cinismo e oportunismo”, também pela localização da obra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …