Ramo de túlipas gigante em Paris homenageia vítimas dos atentados

Ian Langsdon / EPA

“Bouquet of Tulips”, do artista norte-americano Jeff Koons, inaugurada em Paris

O ramo de túlipas gigante erguido por uma mão do artista Jeff Koons foi inaugurado nos Campos Elísios, em Paris, para homenagear as vítimas dos atentados de 2015.

“Bouquet of Tulips”, do artista norte-americano Jeff Koons, foi inaugurada há dias no jardim dos Campos Elísios, em Paris, para homenagear as vítimas dos atentados terroristas que, em novembro de 2015, mataram quase 140 pessoas.

Segundo o Expresso, a escultura com 12 metros de altura — um ramo de túlipas erguido por uma mão — representa, segundo o artista, “a perda, o renascer e a vitalidade do espírito humano”.

“Enquanto cidadão de Nova Iorque, eu experienciei o 11 de setembro e a depressão que pairou sobre a cidade. Levou realmente anos até a cidade conseguir voltar à vida”, comparou Koons.

Porém, de acordo com o semanário, a criação desta escultura não foi consensual. Para além dos custos financeiros (a sua construção e instalação chegaram aos 3,5 milhões de euros, valor que teve de ser coberto por doadores franceses e norte-americanos), também houve críticas devido a motivos estéticos.

Alguns críticos disseram que a homenagem fazia lembrar rabos e chegou mesmo a haver um abaixo-assinado, subscrito por vários artistas e dois ex-ministros da Cultura, no qual se falou em “cinismo e oportunismo”, também pela localização da obra.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.