Ramo de túlipas gigante em Paris homenageia vítimas dos atentados

Ian Langsdon / EPA

“Bouquet of Tulips”, do artista norte-americano Jeff Koons, inaugurada em Paris

O ramo de túlipas gigante erguido por uma mão do artista Jeff Koons foi inaugurado nos Campos Elísios, em Paris, para homenagear as vítimas dos atentados de 2015.

“Bouquet of Tulips”, do artista norte-americano Jeff Koons, foi inaugurada há dias no jardim dos Campos Elísios, em Paris, para homenagear as vítimas dos atentados terroristas que, em novembro de 2015, mataram quase 140 pessoas.

Segundo o Expresso, a escultura com 12 metros de altura — um ramo de túlipas erguido por uma mão — representa, segundo o artista, “a perda, o renascer e a vitalidade do espírito humano”.

“Enquanto cidadão de Nova Iorque, eu experienciei o 11 de setembro e a depressão que pairou sobre a cidade. Levou realmente anos até a cidade conseguir voltar à vida”, comparou Koons.

Porém, de acordo com o semanário, a criação desta escultura não foi consensual. Para além dos custos financeiros (a sua construção e instalação chegaram aos 3,5 milhões de euros, valor que teve de ser coberto por doadores franceses e norte-americanos), também houve críticas devido a motivos estéticos.

Alguns críticos disseram que a homenagem fazia lembrar rabos e chegou mesmo a haver um abaixo-assinado, subscrito por vários artistas e dois ex-ministros da Cultura, no qual se falou em “cinismo e oportunismo”, também pela localização da obra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …

Constitucional "absolve" (mas critica) socialista que chamou "cigana" a deputada

O Tribunal Constitucional (TC) anulou a decisão do PS de condenar o ex-eurodeputado, mas o presidente fez uma declaração de voto em que reprovou o "chocante racismo". O caso remonta a junho de 2017, quando Manuel …

EUA convida Coreia do Norte a retomar diálogo sobre armamento nuclear

Os Estados Unidos (EUA), a Coreia do Sul e o Japão convidaram esta segunda-feira Pyongyang a retomar o diálogo sobre armamento nuclear na península coreana, depois de o líder norte-coreano ter anunciado estar a preparar-se …

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Temido quer “ganhar tempo” para conter variante Delta. Em julho, serão administradas 130 mil doses por dia

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …