Falsa vítima dos atentados de Paris condenada a pena de prisão

Ian Langsdon / EPA

Agentes da polícia francesa após o atentado terrorista em Paris que vitimou dois polícias

Alexandra Damien, parisiense de 33 anos, que se fez passar por uma das vítimas do atentado de radicais islâmicos no dia 13 de novembro de 2015, em Paris, foi condenada por extorsão e falso testemunho.

A sentença ditou que a mulher vai ter de cumprir seis meses de prisão efetiva e 18 meses de “liberdade vigiada”. Alexandra Damien que prestou falso testemunho, ao alegar na altura dos factos que tinha sido vítima do atentado, foi também condenada por extorsão de 20 mil euros provenientes dos fundos destinados às vítimas de terrorismo.

Durante a audiência no tribunal, Damien chorou ao pedir desculpas pelas suas ações. A parisense explicou que era uma cliente regular do Le Carillon –  um dos restaurante que foi alvo dos atentados – e que planeava ir ao estabelecimento na noite dos ataques, mas acabou por mudar de ideias, e não esyava no local no momento do ataque.

Alexandra Damien disse ainda ter pedido conhecidos no ataque terrorista, tendo depois sentido-se culpada, questionando-se se os poderia ter salvado.

Após os ataques, a francesa partilhou nas redes sociais imagens do que disse ser uma cicatriz resultante de um fuzil Kalashnikov de um dos terroristas. Damien também tatuou o lema da cidade de Paris: Fluctuat nec mergitur – uma frase em latim que significa “É sacudida pelas ondas, mas não afunda”.

“Na minha mentira, na minha estupidez, na minha dor, entrei num círculo vicioso e mantive os dois pés lá dentro”, disse, de acordo o jornal francês Le Figaro. Damien defendeu-se das acusações de que terá agido por ganância.

Os ataques de Paris de 2015 foram uma série de atentados terroristas com tiroteios em massa e explosões em vários locais, incluindo o estádio Stade de France – onde decorria um jogo de futebol entre a França e a Alemanha – e a casa de espetáculos Bataclan, onde os terroristas invadiram o espetáculo da banda americana Eagles of Death Metal.

Os atentados foram reivindicados pelo autoproclamado Estado Islâmico.

ZAP // Lusa / Deutsche Welle

PARTILHAR

RESPONDER

Secretário do Tesouro norte-americano sugere a Greta que estude Economia

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos (EUA), Steven Mnuchin, sugeriu esta quinta-feira à ativista pelo clima Greta Thunberg que vá estudar Economia, defendendo que não é preciso deixar de utilizar combustíveis fósseis. Numa conferência de …

Marcelo conheceu Rena, a sobrevivente do Holocausto que teve "seis mães"

O Presidente da República conheceu a sobrevivente do Holocausto Rena Quint, que lhe contou como em criança escapou ao genocídio nazi e acabou nos Estados Unidos com a ajuda de "seis mães". "Porque ficaram comigo? Talvez …

Benfica empresta Caio Lucas ao Al Sharjah

O Benfica anunciou, esta quinta-feira, o empréstimo do futebolista brasileiro ao Al Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos, que é válido por um ano e meio. "O Sport Lisboa e Benfica formalizou com o Al Sharjah …

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …