Falsa vítima dos atentados de Paris condenada a pena de prisão

Ian Langsdon / EPA

Agentes da polícia francesa após o atentado terrorista em Paris que vitimou dois polícias

Alexandra Damien, parisiense de 33 anos, que se fez passar por uma das vítimas do atentado de radicais islâmicos no dia 13 de novembro de 2015, em Paris, foi condenada por extorsão e falso testemunho.

A sentença ditou que a mulher vai ter de cumprir seis meses de prisão efetiva e 18 meses de “liberdade vigiada”. Alexandra Damien que prestou falso testemunho, ao alegar na altura dos factos que tinha sido vítima do atentado, foi também condenada por extorsão de 20 mil euros provenientes dos fundos destinados às vítimas de terrorismo.

Durante a audiência no tribunal, Damien chorou ao pedir desculpas pelas suas ações. A parisense explicou que era uma cliente regular do Le Carillon –  um dos restaurante que foi alvo dos atentados – e que planeava ir ao estabelecimento na noite dos ataques, mas acabou por mudar de ideias, e não esyava no local no momento do ataque.

Alexandra Damien disse ainda ter pedido conhecidos no ataque terrorista, tendo depois sentido-se culpada, questionando-se se os poderia ter salvado.

Após os ataques, a francesa partilhou nas redes sociais imagens do que disse ser uma cicatriz resultante de um fuzil Kalashnikov de um dos terroristas. Damien também tatuou o lema da cidade de Paris: Fluctuat nec mergitur – uma frase em latim que significa “É sacudida pelas ondas, mas não afunda”.

“Na minha mentira, na minha estupidez, na minha dor, entrei num círculo vicioso e mantive os dois pés lá dentro”, disse, de acordo o jornal francês Le Figaro. Damien defendeu-se das acusações de que terá agido por ganância.

Os ataques de Paris de 2015 foram uma série de atentados terroristas com tiroteios em massa e explosões em vários locais, incluindo o estádio Stade de France – onde decorria um jogo de futebol entre a França e a Alemanha – e a casa de espetáculos Bataclan, onde os terroristas invadiram o espetáculo da banda americana Eagles of Death Metal.

Os atentados foram reivindicados pelo autoproclamado Estado Islâmico.

ZAP // Lusa / Deutsche Welle

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobriram nova espécie de cobra mortal na China

Cientistas descobriram uma cobra mortífera na China, que passou décadas a "mascarar-se" de uma espécie muito menos perigosa. De acordo com o site Live Science, esta nova espécie pertence ao género Bungarus – cobras venenosas …

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …