Falsa vítima dos atentados de Paris condenada a pena de prisão

Ian Langsdon / EPA

Agentes da polícia francesa após o atentado terrorista em Paris que vitimou dois polícias

Alexandra Damien, parisiense de 33 anos, que se fez passar por uma das vítimas do atentado de radicais islâmicos no dia 13 de novembro de 2015, em Paris, foi condenada por extorsão e falso testemunho.

A sentença ditou que a mulher vai ter de cumprir seis meses de prisão efetiva e 18 meses de “liberdade vigiada”. Alexandra Damien que prestou falso testemunho, ao alegar na altura dos factos que tinha sido vítima do atentado, foi também condenada por extorsão de 20 mil euros provenientes dos fundos destinados às vítimas de terrorismo.

Durante a audiência no tribunal, Damien chorou ao pedir desculpas pelas suas ações. A parisense explicou que era uma cliente regular do Le Carillon –  um dos restaurante que foi alvo dos atentados – e que planeava ir ao estabelecimento na noite dos ataques, mas acabou por mudar de ideias, e não esyava no local no momento do ataque.

Alexandra Damien disse ainda ter pedido conhecidos no ataque terrorista, tendo depois sentido-se culpada, questionando-se se os poderia ter salvado.

Após os ataques, a francesa partilhou nas redes sociais imagens do que disse ser uma cicatriz resultante de um fuzil Kalashnikov de um dos terroristas. Damien também tatuou o lema da cidade de Paris: Fluctuat nec mergitur – uma frase em latim que significa “É sacudida pelas ondas, mas não afunda”.

“Na minha mentira, na minha estupidez, na minha dor, entrei num círculo vicioso e mantive os dois pés lá dentro”, disse, de acordo o jornal francês Le Figaro. Damien defendeu-se das acusações de que terá agido por ganância.

Os ataques de Paris de 2015 foram uma série de atentados terroristas com tiroteios em massa e explosões em vários locais, incluindo o estádio Stade de France – onde decorria um jogo de futebol entre a França e a Alemanha – e a casa de espetáculos Bataclan, onde os terroristas invadiram o espetáculo da banda americana Eagles of Death Metal.

Os atentados foram reivindicados pelo autoproclamado Estado Islâmico.

ZAP // Lusa / Deutsche Welle

PARTILHAR

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …