Atentado em Paris com múltiplas explosões e tiroteios faz dezenas de mortos

Yoan Valat / EPA

Agentes da polícia francesa num dos locais dos tiroteios

Agentes da polícia francesa num dos locais dos tiroteios

Várias explosões e tiroteios com armas automáticas foram registadas esta noite, próximo do Estádio de França, em Paris.

Os incidentes ocorreram praticamente em simultâneo, em pelo menos 6 locais distintos, e causaram pelo menos 60 mortos e vários feridos, segundo fontes policiais.

Testemunhas referem que num dos tiroteios houve disparos a partir de um carro, com recurso a uma metralhadora de fabrico russo ‘kalachnikov’.

O presidente François Hollande encontrava-se na altura no Estádio de França, nos arredores de Paris, a assistir a um jogo particular entre as selecções de futebol da França e da Alemanha.

O presidente francês foi evacuado do estádio de helicóptero, e encontra-se em segurança no Ministério do Interior.

Nas imediações do estádio registaram-se pelo menos duas explosões de granadas, havendo relatos de pelo menos um morto, que, segundo o jornal Le Figaro, se encontrava “completamente desmembrado no chão”.

Os jogadores das duas equipas aperceberam-se das explosões, mas o jogo não foi interrompido.

Após o fim do encontro, a polícia activou medidas de emergência para evacuar os espectadores, tendo sido parte deles temporariamente levados para o relvado do estádio.

A polícia francesa avançou ainda que há entre 60 e 100 reféns na sala de espectáculos Bataclan, na avenida Voltaire, no XI bairro de Paris.

Segundo alguns testemunhos, haverá dois indivíduos fortemente armados no interior da sala de espectáculos, tendo-se registado diversos tiroteios com a polícia.

A sala tem lotação para cerca de 1.500 pessoas, e encontrava-se lotada com espectadores que assistiam a um concerto de uma banda de heavy metal californiana.

A capital francesa está dividida em 20 bairros, tendo os incidentes ocorrido nos bairros X, XI e XII.

A polícia estabeleceu um perímetro de segurança nestes bairros, e accionou o Plano Vermelho Alfa contra “múltiplos ataques”, que coloca todo o país em estado de alerta máximo.

A Câmara Municipal de Paris pediu à população que não saia de casa esta noite,

Este é já o mais grave atentado de sempre na capital francesa, que ainda recentemente foi abalada pelo violento ataque à redacção do jornal satírico Charlie Hebdo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Aí esta o multi culturalismo no seu melhor. Estão á espera de quê com estes milhões de muçulmanos na Europa? Isto faz parte de uma estratégia para subjugar os europeus pelo medo. Ainda nos vão querer que viremos todos o cu para o ar. Deixem entrar todos os coitadinhos deixem e vao ver o que o futuro vos reserva.

  2. Vivo em Paris e estou a ouvir as informaçoes em directo na radio, estou também a seguir as informaçoes em directo de um jornal na internet. Ja tive varios telefonemas de amigos (aqui ja é meia-noite) a informarem-se se estou bem….
    Tudo isto me recorda Janeiro deste ano…
    Penso que a França, nao sera mais a mesma com esta série de atentados (fala-se de mais de 40 mortos)….

    • Depois de umas bombas na Síria e tal, acordam para realidade…
      É pena ser sempre o “povo” a pagar a factura!…
      e nunca a escumalha que governa a França, a Europa, etc!…

RESPONDER

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …