Atentado em Paris com múltiplas explosões e tiroteios faz dezenas de mortos

Yoan Valat / EPA

Agentes da polícia francesa num dos locais dos tiroteios

Agentes da polícia francesa num dos locais dos tiroteios

Várias explosões e tiroteios com armas automáticas foram registadas esta noite, próximo do Estádio de França, em Paris.

Os incidentes ocorreram praticamente em simultâneo, em pelo menos 6 locais distintos, e causaram pelo menos 60 mortos e vários feridos, segundo fontes policiais.

Testemunhas referem que num dos tiroteios houve disparos a partir de um carro, com recurso a uma metralhadora de fabrico russo ‘kalachnikov’.

O presidente François Hollande encontrava-se na altura no Estádio de França, nos arredores de Paris, a assistir a um jogo particular entre as selecções de futebol da França e da Alemanha.

O presidente francês foi evacuado do estádio de helicóptero, e encontra-se em segurança no Ministério do Interior.

Nas imediações do estádio registaram-se pelo menos duas explosões de granadas, havendo relatos de pelo menos um morto, que, segundo o jornal Le Figaro, se encontrava “completamente desmembrado no chão”.

Os jogadores das duas equipas aperceberam-se das explosões, mas o jogo não foi interrompido.

Após o fim do encontro, a polícia activou medidas de emergência para evacuar os espectadores, tendo sido parte deles temporariamente levados para o relvado do estádio.

A polícia francesa avançou ainda que há entre 60 e 100 reféns na sala de espectáculos Bataclan, na avenida Voltaire, no XI bairro de Paris.

Segundo alguns testemunhos, haverá dois indivíduos fortemente armados no interior da sala de espectáculos, tendo-se registado diversos tiroteios com a polícia.

A sala tem lotação para cerca de 1.500 pessoas, e encontrava-se lotada com espectadores que assistiam a um concerto de uma banda de heavy metal californiana.

A capital francesa está dividida em 20 bairros, tendo os incidentes ocorrido nos bairros X, XI e XII.

A polícia estabeleceu um perímetro de segurança nestes bairros, e accionou o Plano Vermelho Alfa contra “múltiplos ataques”, que coloca todo o país em estado de alerta máximo.

A Câmara Municipal de Paris pediu à população que não saia de casa esta noite,

Este é já o mais grave atentado de sempre na capital francesa, que ainda recentemente foi abalada pelo violento ataque à redacção do jornal satírico Charlie Hebdo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Aí esta o multi culturalismo no seu melhor. Estão á espera de quê com estes milhões de muçulmanos na Europa? Isto faz parte de uma estratégia para subjugar os europeus pelo medo. Ainda nos vão querer que viremos todos o cu para o ar. Deixem entrar todos os coitadinhos deixem e vao ver o que o futuro vos reserva.

  2. Vivo em Paris e estou a ouvir as informaçoes em directo na radio, estou também a seguir as informaçoes em directo de um jornal na internet. Ja tive varios telefonemas de amigos (aqui ja é meia-noite) a informarem-se se estou bem….
    Tudo isto me recorda Janeiro deste ano…
    Penso que a França, nao sera mais a mesma com esta série de atentados (fala-se de mais de 40 mortos)….

    • Depois de umas bombas na Síria e tal, acordam para realidade…
      É pena ser sempre o “povo” a pagar a factura!…
      e nunca a escumalha que governa a França, a Europa, etc!…

RESPONDER

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …