Detido bósnio suspeito de envolvimento nos atentados de Paris

Yoan Valat / EPA

Sobreviventes evacuados do teatro Bataclan

A polícia alemã deteve, esta quinta-feira, um bósnio procurado pelas autoridades belgas por suspeitas de envolvimento nos atentados de Paris.

De acordo com o Expresso, que cita um comunicado conjunto da polícia alemã e belga, o homem de 39 anos, de nacionalidade bósnia, estava a ser procurado pela Bélgica por suspeitas de estar envolvido nos atentados de Paris.

Segundo as autoridades, “o suspeito tem um mandado de prisão das autoridades belgas pelo alegado apoio a uma organização terrorista com ligações aos ataques terroristas na sala de espetáculos Bataclan, em Paris”.

As polícias referem que o suspeito terá participado na organização do ataque, sem esclarecerem ao certo como esteve envolvido. Segundo o Diário de Notícias, o homem, cuja identidade não foi revelada, foi detido na noite de 19 para 20.

Os atentados em Paris, ocorridos em novembro de 2015, tiveram como alvos a sala de espetáculos Bataclan, o estádio nacional Stade de France e vários bares e restaurantes da capital francesa. Foram reivindicados pelo Estado Islâmico, mataram 130 pessoas e feriram quase 400.

Salah Abdeslam, classificado como o cérebro dos atentados, era até agora considerado pelas autoridades o único terrorista ainda vivo. Depois de vários meses em fuga, foi detido na Bélgica e aguarda agora julgamento em França (embora já tenha sido condenado a 20 anos de prisão pela justiça belga).

Quatro dias depois de o francês de origem marroquina ter sido capturado, outra célula do grupo terrorista levou a cabo um duplo atentado em Bruxelas, que provocou mais de 30 mortos e de 300 feridos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.