Detido bósnio suspeito de envolvimento nos atentados de Paris

Yoan Valat / EPA

Sobreviventes evacuados do teatro Bataclan

A polícia alemã deteve, esta quinta-feira, um bósnio procurado pelas autoridades belgas por suspeitas de envolvimento nos atentados de Paris.

De acordo com o Expresso, que cita um comunicado conjunto da polícia alemã e belga, o homem de 39 anos, de nacionalidade bósnia, estava a ser procurado pela Bélgica por suspeitas de estar envolvido nos atentados de Paris.

Segundo as autoridades, “o suspeito tem um mandado de prisão das autoridades belgas pelo alegado apoio a uma organização terrorista com ligações aos ataques terroristas na sala de espetáculos Bataclan, em Paris”.

As polícias referem que o suspeito terá participado na organização do ataque, sem esclarecerem ao certo como esteve envolvido. Segundo o Diário de Notícias, o homem, cuja identidade não foi revelada, foi detido na noite de 19 para 20.

Os atentados em Paris, ocorridos em novembro de 2015, tiveram como alvos a sala de espetáculos Bataclan, o estádio nacional Stade de France e vários bares e restaurantes da capital francesa. Foram reivindicados pelo Estado Islâmico, mataram 130 pessoas e feriram quase 400.

Salah Abdeslam, classificado como o cérebro dos atentados, era até agora considerado pelas autoridades o único terrorista ainda vivo. Depois de vários meses em fuga, foi detido na Bélgica e aguarda agora julgamento em França (embora já tenha sido condenado a 20 anos de prisão pela justiça belga).

Quatro dias depois de o francês de origem marroquina ter sido capturado, outra célula do grupo terrorista levou a cabo um duplo atentado em Bruxelas, que provocou mais de 30 mortos e de 300 feridos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …