Detido bósnio suspeito de envolvimento nos atentados de Paris

Yoan Valat / EPA

Sobreviventes evacuados do teatro Bataclan

A polícia alemã deteve, esta quinta-feira, um bósnio procurado pelas autoridades belgas por suspeitas de envolvimento nos atentados de Paris.

De acordo com o Expresso, que cita um comunicado conjunto da polícia alemã e belga, o homem de 39 anos, de nacionalidade bósnia, estava a ser procurado pela Bélgica por suspeitas de estar envolvido nos atentados de Paris.

Segundo as autoridades, “o suspeito tem um mandado de prisão das autoridades belgas pelo alegado apoio a uma organização terrorista com ligações aos ataques terroristas na sala de espetáculos Bataclan, em Paris”.

As polícias referem que o suspeito terá participado na organização do ataque, sem esclarecerem ao certo como esteve envolvido. Segundo o Diário de Notícias, o homem, cuja identidade não foi revelada, foi detido na noite de 19 para 20.

Os atentados em Paris, ocorridos em novembro de 2015, tiveram como alvos a sala de espetáculos Bataclan, o estádio nacional Stade de France e vários bares e restaurantes da capital francesa. Foram reivindicados pelo Estado Islâmico, mataram 130 pessoas e feriram quase 400.

Salah Abdeslam, classificado como o cérebro dos atentados, era até agora considerado pelas autoridades o único terrorista ainda vivo. Depois de vários meses em fuga, foi detido na Bélgica e aguarda agora julgamento em França (embora já tenha sido condenado a 20 anos de prisão pela justiça belga).

Quatro dias depois de o francês de origem marroquina ter sido capturado, outra célula do grupo terrorista levou a cabo um duplo atentado em Bruxelas, que provocou mais de 30 mortos e de 300 feridos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Enquanto estava em coma, bens de Navalny foram congelados pela justiça russa

Oficiais de justiça russos congelaram as contas e uma parte do apartamento do opositor ao governo Alexei Navalny quando este permanecia em coma após um presumível envenenamento no final de agosto, indicou esta quinta-feira a …

Mais cinco mortes e 899 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta sexta-feira, mais cinco mortes e 899 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quinta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

Governo de Bolsonaro bate recorde de aprovação durante a pandemia

A aprovação do Governo brasileiro, presidido por Jair Bolsonaro, subiu para 40%, a maior percentagem desde o início do seu mandato, iniciado em janeiro de 2019, segundo uma sondagem do Instituto Ibope divulgada na quinta-feira. A …

Número de casos baixa nos EUA. Na Bélgica, deixa de ser obrigatório usar máscara na rua

A pandemia tem assolado toda a população mundial, mas há países que têm sofrido mais com o aumento de número de infetados e com mortes. Apesar de serem um dos países mais afetados, os EUA …

Seis enfermeiros infetados e cirurgias canceladas no hospital de Beja

O hospital de Beja detetou esta quinta-feira seis enfermeiros do bloco operatório infetados com Covid-19 e cancelou algumas cirurgias programadas por questões de segurança, disse à agência Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde …

Reformas na função pública subiram para 43% (e um quinto são professores)

Mais de 6.500 trabalhadores das administrações públicas aposentaram-se na primeira metade deste ano, o que representa um crescimento de 43% face ao mesmo período de 2019. A maioria das saídas deriva de áreas como a …

“Arma de diagnóstico”. Teste que distingue covid-19 de outras infeções respiratórias chega a Portugal

A Unilabs vai disponibilizar um teste que permite “diferenciar o novo coronavírus de outros tipos de infeções respiratórias sazonais”, auxiliando os clínicos a realizarem diagnósticos mais precisos. “A ideia era tentarmos ter uma ferramenta de diagnóstico …

Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira. A mulher, de 23 anos, morreu na …

PS recua nas petições e propõe 7.500 assinaturas para ultrapassar veto de Marcelo

O PS vai avançar com uma proposta de alteração que coloca nos 7.500 o número de assinaturas necessário para que uma petição seja discutida na Assembleia da República.  O objetivo do PS é contornar o veto …

Rui Rangel endividava-se, teve execuções fiscais e contas penhoradas

Rui Rangel teve vários processos de execução fiscal por falta de pagamentos de impostos e até contas penhoradas. Era o seu alegado testa-de-ferro que o ajudava a regularizar os pagamentos. Era comum o ex-juiz Rui Rangel …