Detido bósnio suspeito de envolvimento nos atentados de Paris

Yoan Valat / EPA

Sobreviventes evacuados do teatro Bataclan

A polícia alemã deteve, esta quinta-feira, um bósnio procurado pelas autoridades belgas por suspeitas de envolvimento nos atentados de Paris.

De acordo com o Expresso, que cita um comunicado conjunto da polícia alemã e belga, o homem de 39 anos, de nacionalidade bósnia, estava a ser procurado pela Bélgica por suspeitas de estar envolvido nos atentados de Paris.

Segundo as autoridades, “o suspeito tem um mandado de prisão das autoridades belgas pelo alegado apoio a uma organização terrorista com ligações aos ataques terroristas na sala de espetáculos Bataclan, em Paris”.

As polícias referem que o suspeito terá participado na organização do ataque, sem esclarecerem ao certo como esteve envolvido. Segundo o Diário de Notícias, o homem, cuja identidade não foi revelada, foi detido na noite de 19 para 20.

Os atentados em Paris, ocorridos em novembro de 2015, tiveram como alvos a sala de espetáculos Bataclan, o estádio nacional Stade de France e vários bares e restaurantes da capital francesa. Foram reivindicados pelo Estado Islâmico, mataram 130 pessoas e feriram quase 400.

Salah Abdeslam, classificado como o cérebro dos atentados, era até agora considerado pelas autoridades o único terrorista ainda vivo. Depois de vários meses em fuga, foi detido na Bélgica e aguarda agora julgamento em França (embora já tenha sido condenado a 20 anos de prisão pela justiça belga).

Quatro dias depois de o francês de origem marroquina ter sido capturado, outra célula do grupo terrorista levou a cabo um duplo atentado em Bruxelas, que provocou mais de 30 mortos e de 300 feridos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …