Salah Abdeslam condenado a 20 anos de prisão na Bélgica

(cv) RTBF

Salah Abdeslam, autor do atentado ao Bataclan em Paris, era “o homem mais procurado da Europa”

O único sobrevivente do grupo responsável pelos atentados de novembro de 2015 em Paris, e o seu cúmplice tunisino Sofiane Ayari foram condenados a 20 anos de prisão pela participação num tiroteio com a polícia belga.

O tribunal correcional de Bruxelas considerou os dois jihadistas culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista num tiroteio com a polícia belga, em 15 de março de 2016, no bairro de Forest, em Bruxelas, na altura em que foi detido. Três polícias ficaram feridos.

“A sua fixação no radicalismo não deixa margem para dúvida”, considerou o tribunal.

O único sobrevivente do grupo responsável pelos ataques de novembro de 2015 em Paris, Salah Abdeslam, e o cúmplice tunisino Sofiane Ayari foram condenados pelo tribunal belga a 20 anos de prisão.

Abdeslam, que chegou a ser considerado o “homem mais procurado da Europa”, foi detido em Bruxelas em março de 2016, no bairro de Molenbeek, depois de quatro meses em fuga. Atualmente, está detido na capital francesa, onde aguarda julgamento pelos atentados.

Os atentados em Paris provocaram a morte de 130 pessoas e quase 400 ficaram feridas.

Quatro dias depois de o francês de origem marroquina ter sido capturado pelas autoridades, outra célula do grupo terrorista levou a cabo um duplo atentado em Bruxelas, que provocou mais de 30 mortos e de 300 feridos.

Detido em Fleury-Mérogis, a maior prisão da Europa, Abdeslam entrou numa depressão profunda, vive isolado e recusa-se a falar. O Governo francês receia que o “cérebro” por trás dos atentados se suicide antes do julgamento.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. pois nos países sibilisados prendem os terroristas ou acusados de terrorismo, aqui em Portugal os terroristas cometeram o maior atentado da história do mundo que foi incendiar um país e as nossas autoridades não encontram os culpados e não se pode falar neles,ouvem os meios de comunicação falar mal dos incendiários?nunca ouvi,e nós o que fazemos,dizemos mal do governo,não percebem que somos o principio da Líbia,que somos a seguir,estas foram a minhas previsões, olhem para as dicas do Americano ele não é bruxo, mas que sabe alguma coisa, sabe.

RESPONDER

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …

Parlamento Europeu pede lei que reconheça como "fundamental" direito a desligar

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quinta-feira à Comissão Europeia que proponha uma lei que reconheça o "direito a desligar" como sendo "fundamental", permitindo assim que "quem trabalhe por meios digitais desligue os aparelhos fora …

Portugal entra na lista da Alemanha de países de "alta incidência"

A Alemanha incluiu Portugal no grupo de mais de 20 países e territórios considerados de “alta incidência” da pandemia de covid-19. Neste grupo, além de Portugal, estão Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Egito, Espanha, Emirados Árabes Unidos, …

Hungria compra vacina russa apesar de não estar autorizada na UE

O Governo húngaro anunciou esta sexta-feira que chegou a acordo para comprar "grandes quantidades" da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V, embora esta ainda não tenha sido autorizada pelas autoridades de saúde europeias. O ministro …

Governo prepara apoio extraordinário para o desporto devido à covid-19

O Governo está a preparar um fundo de apoio extraordinário para ajudar o desporto a ultrapassar a crise provocada pela pandemia de Covid-19, revelou o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo …

Líderes europeus defendem que fronteiras devem continuar abertas

Os chefes dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) reuniram-se em videoconferência, na quinta-feira, na qual concordaram que as fronteiras não devem ser fechadas, devendo evitar-se medidas que possam comprometer o mercado único e o …