Salah Abdeslam condenado a 20 anos de prisão na Bélgica

(cv) RTBF

Salah Abdeslam, autor do atentado ao Bataclan em Paris, era “o homem mais procurado da Europa”

O único sobrevivente do grupo responsável pelos atentados de novembro de 2015 em Paris, e o seu cúmplice tunisino Sofiane Ayari foram condenados a 20 anos de prisão pela participação num tiroteio com a polícia belga.

O tribunal correcional de Bruxelas considerou os dois jihadistas culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista num tiroteio com a polícia belga, em 15 de março de 2016, no bairro de Forest, em Bruxelas, na altura em que foi detido. Três polícias ficaram feridos.

“A sua fixação no radicalismo não deixa margem para dúvida”, considerou o tribunal.

O único sobrevivente do grupo responsável pelos ataques de novembro de 2015 em Paris, Salah Abdeslam, e o cúmplice tunisino Sofiane Ayari foram condenados pelo tribunal belga a 20 anos de prisão.

Abdeslam, que chegou a ser considerado o “homem mais procurado da Europa”, foi detido em Bruxelas em março de 2016, no bairro de Molenbeek, depois de quatro meses em fuga. Atualmente, está detido na capital francesa, onde aguarda julgamento pelos atentados.

Os atentados em Paris provocaram a morte de 130 pessoas e quase 400 ficaram feridas.

Quatro dias depois de o francês de origem marroquina ter sido capturado pelas autoridades, outra célula do grupo terrorista levou a cabo um duplo atentado em Bruxelas, que provocou mais de 30 mortos e de 300 feridos.

Detido em Fleury-Mérogis, a maior prisão da Europa, Abdeslam entrou numa depressão profunda, vive isolado e recusa-se a falar. O Governo francês receia que o “cérebro” por trás dos atentados se suicide antes do julgamento.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. pois nos países sibilisados prendem os terroristas ou acusados de terrorismo, aqui em Portugal os terroristas cometeram o maior atentado da história do mundo que foi incendiar um país e as nossas autoridades não encontram os culpados e não se pode falar neles,ouvem os meios de comunicação falar mal dos incendiários?nunca ouvi,e nós o que fazemos,dizemos mal do governo,não percebem que somos o principio da Líbia,que somos a seguir,estas foram a minhas previsões, olhem para as dicas do Americano ele não é bruxo, mas que sabe alguma coisa, sabe.

RESPONDER

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …