O avô de Griezmann jogou no Paços de Ferreira: “Na família Griezmann e Lopes respira-se futebol”

(dr)

Paços de Ferreira, Época 1947-48

O plantel do Paços de Ferreira na época 1947-48, quando Amaro da Cavada, avô de Griezman, jogou na equipa

Antoine Lopes Griezmann. Podia ser assim, mas em França não era habitual colocar o apelido da mãe no bebé. Ficou apenas Antoine Griezmann.

Nasceu em Macôn mas se seguirmos a pista da sua ascendência chegamos a Paços de Ferreira, no norte de Portugal, a famosa Capital do Móvel.

O avô de Antoine Griezmann chamava-se Amaro da Cavada e ficou na história do FC Paços de Ferreira. Antoine Griezmann tem no seu ADN futebolístico traços vincados do avô português.

Defesa raçudo, “exemplo da garra pacense”, Amaro fez parte da equipa pioneira na Capital do Móvel. O clube surgiu em abril de 1950, sob o nome FC Vasco da Gama, e no plantel destacavam-se elementos como o avançado Agostinho Alves, o guarda-redes Leão e o avô de Antoine Griezmann.

Amaro Lopes representou o Paços, então Vasco, na primeira metade da década de 50. Era da zona da Cavada, nome do recinto que acolhia a equipa, e a alcunha ficou gravada no livro FC Paços de Ferreira – 1950/2000 – 50 anos de história: Amaro da Cavada (primeiro em baixo, em 1948).

“É pena o Antoine não jogar com as cores de Portugal”

A comunidade portuguesa de Mâcon, a cidade francesa onde cresceu o jogador Antoine Griezmann, acredita que Portugal vai ganhar a França por 2-1 na final do Euro 2016, com golos de Ronaldo, Nani e de… Antoine Griezmann.

“É uma brincadeira, mas o que se diz aqui é que Portugal vai ganhar por 2-1 com golos de Ronaldo, Nani e do terceiro português, o Antoine Griezmann“, disse à agência Lusa Antero Pacheco Leal, secretário-geral do Sporting Club de Mâcon, onde joga o irmão do avançado dos Bleus, Théo Griezmann.

Sergey Dolzhenko / EPA

-

O tema tem sido motivo de conversa nos cafés, na imprensa francesa e nas redes sociais, sobretudo desde que Antoine Griezmann colocou a França na final do Euro 2016 contra Portugal, graças a dois golos marcados contra a Alemanha, o que não surpreende Antero Pacheco Leal, porque “na família Griezmann e Lopes respira-se futebol“.

O jogador francês, filho de mãe lusodescendente, é neto de Amaro Lopes, que jogou no Paços de Ferreira na primeira metade da década de 50, mas “os tios Manu e José Lopes jogaram e foram treinadores do Sporting Club de Mâcon, assim como o pai” Alain Griezmann e o irmão, que ainda joga neste clube.

No domingo, o Sporting Club de Mâcon vai projetar o jogo Portugal-França numa sala “capaz de acolher até 150 pessoas e vão ser servidas moelas” para os portugueses que vão torcer pelas ‘quinas’, ainda que “o filho da terra” jogue com as cores de França.

“Os portugueses não estão divididos, são por Portugal, mas dizem ‘Que ganhe o melhor’. Temos orgulho, porque o Antoine é um filho da terra e estamos contentes por ele, mas os portugueses não esquecem de onde vêm, mesmo os que têm nacionalidade francesa, mas que no fundo são portugueses”, continuou o dirigente desportivo e vice-presidente da associação Mâcon Portugais.

Ainda assim, Antero Pacheco Leal, que chegou a Mâcon ainda bebé há 50 anos vindo de Paços de Ferreira, admitiu que “se a França ganhar, a comunidade portuguesa fica contente pelo Antoine Griezmann, pela família Lopes e pela família Griezmann“, ainda que isso não signifique que vá “celebrar a vitória da França”.

David Vaz, presidente do grupo folclórico Os Lusitanos de Mâcon, que faz parte da associação Mâcon Portugais, explicou à Lusa que “os mais velhos vão apoiar Portugal e os mais novos é 50-50″.

“A comunidade portuguesa está a viver a final com euforia, porque temos a sorte de termos um jogador na equipa de França que é metade francês e metade português e os pais dele já fizeram e ainda fazem parte da associação”, contou.

De qualquer modo, David Vaz, que já nasceu em França, avançou que “portugueses e franceses vão ver juntos o jogo na associação e vai haver festa, quer ganhe Portugal quer ganhe a França”, ainda que ele próprio vá torcer por Portugal, porque “seria o grande título para a comunidade portuguesa em França“.

“Temos sócios que são franceses e os franceses gostam muito da comunidade portuguesa em Mâcon. Não vai haver guerra, é mesmo festa, seja a França ou Portugal o campeão”, disse o lusodescendente de 36 anos, que sublinhou que “Portugal está a jogar em casa”.

Armando Gomes, antigo secretário-geral do Sporting Club de Mâcon, é mais um português oriundo de Paços de Ferreira, como “a maior parte dos portugueses de Mâcon”, e conheceu Antoine Griezmann “desde pequenino”.

“Foi sempre um rapaz simpático, não falava muito e gostou sempre da bola. Foi sempre um bom rapaz e humilde. Nunca o ouvi falar português”, contou à Lusa o português, que vive há mais de 40 anos em França.

Armando Gomes tem orgulho no francês com raízes portuguesas, mas isso não o impede de apoiar a seleção na final contra a França.

Contra Portugal não quero que o Antoine marque golos. Contra os outros países claro que queria. Nós somos por Portugal, o que não devia ser era contra a França. É normal que apoiemos Portugal, mesmo que ele seja da nossa terra”, declarou.

Ainda assim, e como Griezmann “tem um bocadinho de sangue português”, Armando afirma: “Olhe, que o melhor ganhe. Portugal estar na final já é bom.”

Bernardo Martins, presidente do Cluny Foot, um clube local, também conhece bem o pai, Alain, que já jogou contra o seu clube e viu Antoine Griezmann dar os primeiros passos na bola.

“O Antoine é pena não jogar com as cores de Portugal, ele é mesmo muito bom. Depois, fala com toda a gente, é muito calmo e humilde”, descreveu o português de 65 anos, apostando que “exceto o pai e a mãe que são pelo filho, o resto da família deve estar com o coração bem dividido”.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …