“Filme fantástico”. Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

Kevin Lim / The Straits Times / EPA

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre os dois líderes.

A relação entre os dois homens tem estado no centro da diplomacia entre Washington e Pyongyang, oscilando entre insultos e ameaças de guerra até uma declaração de amor de Donald Trump.

Para o seu novo livro, o famoso jornalista de investigação norte-americano Bob Woodward obteve as 25 cartas “até agora nunca divulgadas” que os dois líderes trocaram, segundo a editora norte-americana Simon & Schuster.

Nas suas cartas, “Kim descreve o vínculo entre os dois líderes como digno de um ‘filme fantástico’, já que os dois políticos embarcam num extraordinário minueto diplomático”, disse a editora numa página dedicada ao livro na plataforma digital Amazon.

O livro, intitulado “Rage” e com lançamento previsto para 15 de setembro, é uma sequência de “Fear, Trump in the White House”, publicado em 2018.

Donald Trump e Kim Jong-un encontraram-se três vezes, a primeira vez numa cimeira histórica em junho de 2018, em Singapura. No entanto, as negociações sobre a desnuclearização da Coreia do Norte não tiveram grandes progressos e estagnaram desde o fiasco da segunda cimeira em fevereiro de 2019, em Hanói.

No entanto, isso não impediu o Presidente norte-americano de elogiar regularmente as suas relações com Kim Jong-un, chegando a dizer que os dois homens se “apaixonaram”. “Ele escreveu-me lindas cartas, são lindas cartas. Nós apaixonámo-nos”, disse o Presidente dos Estados Unidos em setembro de 2018 aos seus apoiantes.

Em junho de 2019, Trump e Kim encontraram-se, pela terceira vez, na zona desmilitarizada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, admitiu recentemente a hipótese de uma cimeira entre Trump e Kim Jong-un ainda antes das eleições presidenciais de novembro.

O jornalista Bob Woodward é conhecido por integrar as investigações do caso Watergate, que levou à renúncia do Presidente norte-americano Richard Nixon em 1974.

O Presidente dos Estados Unidos tentou várias vezes desacreditar o livro anterior de Bob Woodward, chamando-o de “piada” e “fraude”. No entanto, Trump disse em janeiro ao canal de televisão Fox News, que conversou com o jornalista para este novo livro.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …