“Filme fantástico”. Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

Kevin Lim / The Straits Times / EPA

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre os dois líderes.

A relação entre os dois homens tem estado no centro da diplomacia entre Washington e Pyongyang, oscilando entre insultos e ameaças de guerra até uma declaração de amor de Donald Trump.

Para o seu novo livro, o famoso jornalista de investigação norte-americano Bob Woodward obteve as 25 cartas “até agora nunca divulgadas” que os dois líderes trocaram, segundo a editora norte-americana Simon & Schuster.

Nas suas cartas, “Kim descreve o vínculo entre os dois líderes como digno de um ‘filme fantástico’, já que os dois políticos embarcam num extraordinário minueto diplomático”, disse a editora numa página dedicada ao livro na plataforma digital Amazon.

O livro, intitulado “Rage” e com lançamento previsto para 15 de setembro, é uma sequência de “Fear, Trump in the White House”, publicado em 2018.

Donald Trump e Kim Jong-un encontraram-se três vezes, a primeira vez numa cimeira histórica em junho de 2018, em Singapura. No entanto, as negociações sobre a desnuclearização da Coreia do Norte não tiveram grandes progressos e estagnaram desde o fiasco da segunda cimeira em fevereiro de 2019, em Hanói.

No entanto, isso não impediu o Presidente norte-americano de elogiar regularmente as suas relações com Kim Jong-un, chegando a dizer que os dois homens se “apaixonaram”. “Ele escreveu-me lindas cartas, são lindas cartas. Nós apaixonámo-nos”, disse o Presidente dos Estados Unidos em setembro de 2018 aos seus apoiantes.

Em junho de 2019, Trump e Kim encontraram-se, pela terceira vez, na zona desmilitarizada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, admitiu recentemente a hipótese de uma cimeira entre Trump e Kim Jong-un ainda antes das eleições presidenciais de novembro.

O jornalista Bob Woodward é conhecido por integrar as investigações do caso Watergate, que levou à renúncia do Presidente norte-americano Richard Nixon em 1974.

O Presidente dos Estados Unidos tentou várias vezes desacreditar o livro anterior de Bob Woodward, chamando-o de “piada” e “fraude”. No entanto, Trump disse em janeiro ao canal de televisão Fox News, que conversou com o jornalista para este novo livro.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …