/

Encontro secreto entre Melania e Kim Jong-un? Trump diz que sim, mas Casa Branca desmente

2

Al Drago / EPA

Donald Trump foi desmentido pela sua própria equipa depois de ter alegado que a sua esposa Melania já se tinha encontrado com o líder norte-coreano Kim Jong-un.

O presidente dos EUA disse na segunda-feira que a primeira-dama “conheceu” o ditador norte-coreano, o que levou a Casa Branca a intervir e esclarecer que os dois nunca se encontraram.

Trump fez o comentário numa conferência de imprensa durante a sua apresentação na cimeira do G7 em Biarritz, na França. Enquanto respondia a uma pergunta sobre o Irão, fez um desvio para discutir o potencial imobiliário do país, voltando-se depois para a Coreia do Norte.

“Eu digo com respeito à Coreia do Norte, Kim Jong-un – que eu conheço muito bem – que conheceu a primeira-dama e acho que ela concordaria comigo. Ele é um homem com um país com um tremendo potencial“, disse Trump.

O fact check da CNN, assente no argumento da ausência de Melania Trump nas reuniões, diz que este encontro entre a primeira-dama e o líder norte-coreano não aconteceu. Aliás, de acordo com o jornal britânico The Independent, a porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham, divulgou um comunicado, notando que Melania Trump nunca se encontrou com Kim Jong-un.

“O presidente Trump confia na sua esposa muitas questões, incluindo os elementos detalhados do forte relacionamento com o presidente Kim. A primeira-dama nunca se encontrou com ele, mas o presidente sente que ela também o conhece“, disse Grisham.

O presidente encontrou-se com Kim Jong-un em Singapura em junho de 2018. Na época, Trump disse que, embora a Primeira Dama quisesse acompanhá-lo, estava sob ordens dos médicos para não viajar de avião por causa de um procedimento médico no mês anterior. “Não pode voar durante um mês, explicou, na época, Trump. “Ela fez uma grande operação. Foi perto de uma operação de quatro horas.”

No início deste ano, Trump e Kim realizaram a segunda cimeira em Hanói. A primeira-dama também não estava presente naquela reunião, que foi abruptamente interrompida devido a desentendimentos sobre as compensações dos EUA, que proporcionavam o alívio de sanções e os passos da Coreia do Norte para desmantelar o seu programa de armas nucleares.

Em junho, Trump e Kim encontraram-se, pela terceira vez, na zona desmilitarizada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. A filha e genro do Presidente, Ivanka Trump e Jared Kushner, acompanharam-no na visita e também cruzaram brevemente a Coreia do Norte, mas a Primeira Dama não estava presente.

De acordo com a revista“Time, Trump revelou que deverá encontrar-se com Kim Jong-Un num futuro próximo, para discutirem o rumo do programa nuclear de Pyongyang.

Esta não foi a única escorregadela de Trump. De acordo com o fact check da CNN, o Presidente dos Estados Unidos fez pelo menos outras oito alegações falsas, nomeadamente em assuntos relativos ao Irão e União Europeia. Ainda em Biarritz, no meio de uma guerra comercial, Trump referiu que o Governo chinês entrou em contacto com os EUA para os dois países retomarem as conversações. Pequim negou que tenha contactado os EUA.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.