Elétricos: recorde mundial de autonomia batido por uma pick-up

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Chevrolet / General Motors

O Silverado EV da Chevrolet/General Motors superou o desafio de fazer mais de 1.609 km seguidos

A General Motors anunciou o novo recorde mundial de autonomia de veículos elétricos, ao fazer mais de 1.600 km seguidos. A pick-up Silverado destronou o Lucid Air Grand Touring que atingiu os 1.205 quilómetros (km), em julho.

A General Motors anunciou, em outubro do ano passado, que a sua pick-up Silverado tem uma autonomia estimada de 792 km.

Contudo, muito antes de o carro da Lucid Air Grand Touring ter estabelecido a sua recente marca de 1.205 km, no mês passado, a carrinha da GM já tinha dado a entender que podia destronar esse recorde, ao fazer 161 km a mais do que o previsto pelos engenheiros.

Com um bom planeamento e execução precisa, rapidamente, perceberam que tinham em mãos um “caso de Guinness”.

E os 1.609 km assim o provaram. É o recorde mundial de autonomia de um veículo elétrico (VE).

Ainda assim, como refere a New Atlas, a Lucid não precisa de se preocupar já que o seu recorde continua confortavelmente no livro do Guinness. A GM não menciona o livro nem qualquer verificação por terceiros e tratou o feito essencialmente como um desafio interno de engenharia e I&D.

Super pick-up

“Obter este tipo de autonomia com uma carga completa não acontece por acidente. É necessária uma integração profunda entre a química da bateria, eficiência do conjunto propulsor, software e engenharia do veículo”, enalteceu Kurt Kelty, vice-presidente de bateria, propulsão e sustentabilidade da GM.

Como detalha a New Atlas, cada engenheiro trouxe, para esta prova, a sua própria especialização ao desenvolver estratégias de condução.

Algumas das estratégias eram técnicas bastante óbvias para aumentar a autonomia e/ou luxos disponíveis para uma equipa de engenharia que talvez não estivessem ao alcance de um condutor comum. Por exemplo, o condutor esteva sozinho na maior parte do tempo, para eliminar o peso adicional de passageiros; o pneu suplente da carrinha foi deixado para trás para reduzir ainda mais o peso. Além disso, teve de fazer a longa viagem sem ar condicionado em pleno verão.

Modificar fortemente o veículo teria ido completamente contra o espírito do desafio, mas a equipa fez algumas pequenas alterações que permaneceram dentro da letra do manual do utilizador. Inflaram todos os pneus até à pressão máxima recomendada para reduzir a resistência ao rolamento, afinaram o alinhamento das rodas para desempenho ótimo e ajustaram os limpa-pára-brisas ao nível mais baixo possível para minimizar a resistência aerodinâmica. Também colocaram uma cobertura de caixa sobre a caixa de carga para um fluxo de ar mais suave.

O condutor manteve uma velocidade entre 32 a 40 km/h. A velocidades tão baixas,  praticamente toda a energia da bateria da carrinha foi direcionada para a propulsão, com energia mínima a ser consumida por outros sistemas e funções.

Velocidade muito baixa? Certo, mas o objetivo aqui era levar a Silverado EV, e a sua enorme bateria de 205 kWh, ao limite absoluto, por isso recriar qualquer tipo de cenário de condução realista não foi um pré-requisito.

ZAP //

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