Volvo

Cinto de três pontos da Volvo, agora omnipresente nos carros, estreou-se no dia 13 de Agosto de 1959. O próximo terá 11 pontos.
Hoje, 13 de Agosto, cantam-se os parabéns ao… cinto de segurança. O cinco de três pontos da Volvo, agora omnipresente na indústria automóvel, estreou-se no dia 13 de Agosto de 1959.
Foi nesse dia que a segurança rodoviária passou para outro patamar: a Volvo entregou o primeiro automóvel equipado de série com esse cinto de segurança de três pontos.
O carro em causa foi o Volvo PV544, entregue num concessionário da marca em Kristianstad, na Suécia.
No entanto, esse cinto nem foi aceite no mercado à primeira. A Volvo lembra que a inovação era considerada incómoda e restritiva por muitos condutores, e até jornalistas especializados.
Só anos depois, e igualmente após muitos testes e um longo trabalho de sensibilização, a eficácia foi comprovada, o cinto foi aceite por outras marcas.
O seu criador foi Nils Bohlin, também ele sueco. O engenheiro mecânico inventou algo que, estima-se, já salvou mais de um milhão de vidas em todo o mundo. Nils recebeu diversas distinções internacionais.
A patente ficou com acesso livre. Qualquer fabricante podia utilizá-la sem custos.
A Volvo celebra os 66 anos do cinto de segurança, mas olha já para o que vem aí no próximo ano: um cinto de segurança multi-adaptativo.
O novo eléctrico dos suecos, o Volvo EX60, vai surgir em 2026 com um cinto de segurança optimizado para diferentes condições de colisão, tipos de corpo e até postura de condução; tudo em tempo real.
Vai ter uma rápida transferência de dados de colisão iminente a partir de sensores externos e internos, optimizados para todo o tipo de detalhes — da velocidade de impacto à postura durante a condução.
E vai ter 11 pontos.