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Adeus, velho cinto de segurança. 66 anos depois, a Volvo inventa algo novo

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O novo elétrico da construtora sueca Volvo terá cintos de segurança multi-adaptativos, concebidos para se otimizarem para diferentes condições de colisão, tipos de corpo e até postura de condução. Esqueça o cinto de segurança com 3 pontos — o novo cinto tem nada menos do que 11.

O elétrico Volvo EX60 de 2026 será o primeiro modelo da fabricante sueca a apresentar os seus novos “cintos de segurança multi-adaptativos“.

Este cinto de segurança de nova geração foi concebido para proteger mais eficazmente em caso de acidente, com uma rápida transferência de dados de colisão iminente a partir de sensores externos e internos, otimizados para todo o tipo de detalhes — da velocidade de impacto à postura durante a condução.

Os cintos de segurança modernos são mais complexos do que aparentam — não são apenas uma fita de tecido a prender-nos ao assento, explica o The Drive.

Em qualquer carro, os pré-tensores apertam-se durante uma desaceleração extrema, e os limitadores de carga libertam tensão de forma tática para evitar que o cinto cause ferimentos.

Na maioria dos carros fabricados nas últimas duas décadas, os sensores de colisão comunicam com os airbags e sensores de velocidade para operar ajustes da força do limitador de carga.

Em 1959, o engenheiro mecânico da Nils Bohlin inventou o cinto de três pontos da Volvo, agora omnipresente na indústria automóvel — e que a Volvo estima que possa ter salvado a vida de um milhão de pessoas desde a sua introdução.

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Nils Bohlin inventou em 1959 o cinto de segurança de 3 pontos

Na altura, a empresa sueca descreveu a função do cinto: “impede de forma eficaz e fisiologicamente favorável que o corpo da pessoa presa seja projetado para a frente”. A patente foi disponibilizada ao público, e basicamente todos os fabricantes de automóveis acabaram por adotá-la.

Agora, a Volvo pretende levar essa mesma missão mais longe com o novo cinto multi-adaptativo e a sistematização do equipamento de segurança.

Baseando-se na ideia dos pré-tensores e limitadores de carga, os cintos do EX60 integrarão uma imensa quantidade de informação — sobre o veículo e o passageiro — para proteger mais eficazmente quem está nos bancos.

Do exterior, são considerados a direção e velocidade do veículo. Do interior, o EX60 incluirá a altura, peso e até a postura do passageiro para calcular a melhor forma de segurar os seus ocupantes.

“Por exemplo, um ocupante maior numa colisão grave receberá uma configuração de carga do cinto mais elevada para ajudar a reduzir o risco de lesões na cabeça, enquanto um ocupante mais pequeno numa colisão mais ligeira receberá uma configuração de carga do cinto mais baixa para reduzir o risco de fraturas nas costelas”, explica a Volvo no comunicado que apresenta o novo cinto.

Enquanto o cinto de segurança tradicional da Volvo tem três perfis diferentes de limitação de carga, esta nova configuração tem 11 perfis — o que lhe confere muito mais precisão na proteção dos passageiros numa colisão, diz a fabricante sueca.

Os cintos de segurança são algo em que nunca pensamos até ao dia em que realmente precisarmos deles. E se isso alguma vez acontecer, queremos ter o cinto de segurança mais inteligente alguma vez projetado.

ZAP //

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