Ninguém sabe quem fez os cartazes do PS

DR

-

Uma nova questão surge sobre os polémicos cartazes do Partido Socialista: quem foi, afinal, o seu autor? 

Na semana passada, as notícias sobre a campanha para as Legislativas foram dominadas pelo “Cartaz Gate“: depois dos cartazes socialistas terem sido criticados pelo seu grafismo, colocando a relação entre o PS e o publicitário Edson Athayde em cheque, os novos outdoors referentes aos números do desemprego apenas vieram piorar a situação, com a revelação de que alguns dos alegados desempregados dos cartazes eram apenas figurantes, em certos casos sem conhecimento de que as suas caras seriam utilizadas nos cartazes.

O caso levou mesmo a “um pedido de desculpas públicas, em especial às pessoas implicadas”, por parte do PS, e resultou no pedido de demissão do diretor de campanha Ascenso Simões, substituído pelo vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro.

Na sexta-feira, o PS garantiu que os cartazes não eram da autoria de Edson Athayde – que continuará para já à frente da imagem da campanha -, mas nenhuma palavra foi dita sobre quem era o seu autor.

A informação que correu dentro do PS no sábado – confirmada por fontes da direção ao Diário de Notícias – era a de que terá sido Vítor Tito, presidente do conselho de administração da agência BBZ, o seu autor.

No entanto, em declarações ao Observador, o publicitário do Porto nega qualquer responsabilidade na produção dos outdoors.

A empresa “nunca, mesmo nunca teve qualquer contrato de colaboração ou de prestação de serviços com qualquer partido ou organização partidária”, respondeu, sublinhando que a BBZ nunca faturou “um cêntimo a qualquer organização política ou partidária”, já que uma eventual conotação político-partidária “poderia ter um prejuízo objetivo” na “atividade empresarial” da agência.

Contudo, o historial de colaborações de Vítor Tito com o PS é sugestivo no sentido oposto.

O Diário de Notícias descreve, citando fontes da direção do partido, as colaborações do publicitário com o PS, nomeadamente a ajuda, a título pessoal, na campanha de Manuel Pizarro à Câmara do Porto nas últimas eleições autárquicas, e a colaboração anterior com António Costa nas várias campanhas às eleições autárquicas para Câmara Municipal de Lisboa. A autarquia aparece mesmo entre os clientes do portfólio da BBZ no site oficial da agência.

Este ano, a BBZ já foi várias vezes notícia devido a um contencioso que a empresa mantém com a Câmara do Porto.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pelo poder o que esta gente fez ao António José Seguro!
    Partido Socialista implodiu após Sócrates… As facções com peso relativo são mais que muitas e sem um banco de refª PS perdeu o norte…

  2. É só os Srs. jornalistas verem onde foram impressos os cartazes e perguntarem à tipografia quem o mandou fazer, penso eu.

  3. Isto é estratégia ‘confort stop’ para A.Costa respirar, evitar evocar estar a ser vítima de sabotagem interna, e poeira assente, ai virá com novo fôlego para a campanha só que não se sabe para as legislativas se para a Mª de Belém à presidência da república

  4. O PS estará mesmo a pensar a sério ser governo? É que começo a ter muito receio de que este país depois do descrédito por que passou graças a esse partido acabe mesmo por cair na desacreditação total perante a comunidade internacional caso venham a ser “governo”.

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …