Ninguém sabe quem fez os cartazes do PS

DR

-

Uma nova questão surge sobre os polémicos cartazes do Partido Socialista: quem foi, afinal, o seu autor? 

Na semana passada, as notícias sobre a campanha para as Legislativas foram dominadas pelo “Cartaz Gate“: depois dos cartazes socialistas terem sido criticados pelo seu grafismo, colocando a relação entre o PS e o publicitário Edson Athayde em cheque, os novos outdoors referentes aos números do desemprego apenas vieram piorar a situação, com a revelação de que alguns dos alegados desempregados dos cartazes eram apenas figurantes, em certos casos sem conhecimento de que as suas caras seriam utilizadas nos cartazes.

O caso levou mesmo a “um pedido de desculpas públicas, em especial às pessoas implicadas”, por parte do PS, e resultou no pedido de demissão do diretor de campanha Ascenso Simões, substituído pelo vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro.

Na sexta-feira, o PS garantiu que os cartazes não eram da autoria de Edson Athayde – que continuará para já à frente da imagem da campanha -, mas nenhuma palavra foi dita sobre quem era o seu autor.

A informação que correu dentro do PS no sábado – confirmada por fontes da direção ao Diário de Notícias – era a de que terá sido Vítor Tito, presidente do conselho de administração da agência BBZ, o seu autor.

No entanto, em declarações ao Observador, o publicitário do Porto nega qualquer responsabilidade na produção dos outdoors.

A empresa “nunca, mesmo nunca teve qualquer contrato de colaboração ou de prestação de serviços com qualquer partido ou organização partidária”, respondeu, sublinhando que a BBZ nunca faturou “um cêntimo a qualquer organização política ou partidária”, já que uma eventual conotação político-partidária “poderia ter um prejuízo objetivo” na “atividade empresarial” da agência.

Contudo, o historial de colaborações de Vítor Tito com o PS é sugestivo no sentido oposto.

O Diário de Notícias descreve, citando fontes da direção do partido, as colaborações do publicitário com o PS, nomeadamente a ajuda, a título pessoal, na campanha de Manuel Pizarro à Câmara do Porto nas últimas eleições autárquicas, e a colaboração anterior com António Costa nas várias campanhas às eleições autárquicas para Câmara Municipal de Lisboa. A autarquia aparece mesmo entre os clientes do portfólio da BBZ no site oficial da agência.

Este ano, a BBZ já foi várias vezes notícia devido a um contencioso que a empresa mantém com a Câmara do Porto.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pelo poder o que esta gente fez ao António José Seguro!
    Partido Socialista implodiu após Sócrates… As facções com peso relativo são mais que muitas e sem um banco de refª PS perdeu o norte…

  2. É só os Srs. jornalistas verem onde foram impressos os cartazes e perguntarem à tipografia quem o mandou fazer, penso eu.

  3. Isto é estratégia ‘confort stop’ para A.Costa respirar, evitar evocar estar a ser vítima de sabotagem interna, e poeira assente, ai virá com novo fôlego para a campanha só que não se sabe para as legislativas se para a Mª de Belém à presidência da república

  4. O PS estará mesmo a pensar a sério ser governo? É que começo a ter muito receio de que este país depois do descrédito por que passou graças a esse partido acabe mesmo por cair na desacreditação total perante a comunidade internacional caso venham a ser “governo”.

RESPONDER

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …

Romualda Fernandes - PS

"Senti alguma dor". Romualda Fernandes fala sobre a atitude racista da qual foi vítima

Romualda Fernandes pronuncia-se pela primeira vez sobre a notícia da Lusa para dizer que aquilo que a define não é a cor da pele, mas os seus valores. Em causa está uma notícia da Agência Lusa, …

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …