Maria João não está desempregada (nem autorizou o PS a usar a sua foto)

DR

-

A polémica à volta dos cartazes do PS nesta campanha eleitoral continua imparável. Segundo o Observador, uma das mulheres que dá rosto às “histórias de desempregados” nos cartazes do PS pertence a uma jovem que não só não está desempregada como não autorizou o uso da sua foto nos cartazes da campanha.

Cartazes do PS

Depois do caso de um cartaz da campanha “Não brinquem com os números, respeitem as pessoas“ que apresenta uma desempregada sem trabalho há cinco anos – ou seja, que perdeu o emprego durante o governo de José Sócrates – e dos cartazes “evangélicos” da campanha “É Tempo de Confiança“, mais um cartaz da campanha socialista está a gerar polémica.

Desta vez, o caso envolve Maria João Pinto, uma antiga colaboradora da junta de freguesia de Arroios, de maioria PS, que afirma que não deu autorização para que a sua foto fosse usada nos cartazes da campanha, e que nem sequer está desempregada.

“Não estou desempregada desde 2012. Não me podem envolver assim. Estes dados são mentira”, garantiu Maria João Pinto ao jornal online Observador.

“Estou revoltadíssima”, acrescenta a jovem.

Esta história não é minha. A afirmação é falsa”, afirma Maria João, referindo-se ao slogan do cartaz.

Maria João Pinto exige agora que o partido retire os cartazes, e pondera processar o Partido Socialista.

A campanha terá usado também fotos de outros dois colaboradores da junta de freguesia de Arroios.

PS pede desculpas às pessoas envolvidas

Entretanto, em nota oficial enviada à agência Lusa, o Partido Socialista pediu esta sexta-feira desculpas públicas às pessoas envolvidas nos cartazes do partido.

“O PS pede desculpas públicas, em especial às pessoas implicadas”, refere a nota do PS.

Na nota, o PS explica ter tido conhecimento de que “terá havido um entendimento, por parte das pessoas envolvidas, diferente do que havia sido determinado”.

“O PS solicitou já esclarecimentos pormenorizados aos fornecedores e prestadores de serviços, bem como todas as informações necessárias a que se possa avaliar o procedimento seguido”, salienta a nota.

O PS esclarece também que os cartazes em causa não são da autoria Edson Atayde.

Junta descarta responsabilidades

A presidente da Junta de Freguesia de Arroios disse entretanto este sábado que a responsabilidade pela utilização das fotografias dos colaboradores da junta na campanha socialista é da organização do partido, assegurando que apenas fez a ligação entre as duas partes.

Numa nota enviada hoje à comunicação social, a presidente da Junta, Margarida Martins, afirma que a sua intervenção apenas se centrou no contacto entre os colaboradores da junta e a organização do PS e que “a responsabilidade do que se passou, posteriormente, é da organização de campanha do partido”.

A autarca, que foi eleita pelo PS, confirma que foi contactada pela organização da campanha socialista “no sentido de identificar possíveis figurantes para integrarem uma campanha de ‘outdoors’ que iria sair brevemente”.

Está agendada para esta segunda-feira uma conferência de imprensa de Ascenso Simões, diretor de campanha de António Costa, para apresentar o jornal de campanha de praia e novos cartazes.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. como qualquer campanha publicitaria/eleitoral, são utilizadas pessoas chamadas actores.. ao serem actores, os nomes sao irrelevantes, e o que aprovam, ou deixam de aprovar, é irrelevante.. o PS nao tera tido estas fotos por metodos papparazzi, ou copy-paste do facebook, senao, teriam 10×10^100 fotos de pessoas publicamente expostas para as suas campanhas.. assim, deixemos esta campanha continuar.. ke tal?

    • Não se trata de uma qualquer gafe e o ‘simplex’ aqui não se aplica. Até ser descoberto os cartazes estariam lá. Foi descoberto e por isso o director de campanha já se demitiu! Haja decoro!

    • Alguém atente no seguinte slogan da coligação, colocado no mesmo cartaz (obviamente com a mesma cara), dizendo: “Estou contentíssima com o governo, tenho trabalho desde sempre e continuo feliz com a vida que tenho. A isto se juntam 5 milhões de portugueses”. Alguém teria a mesma displicência desculpante das verdadeiras responsabilidades dos autores? É que não se trata de opinar sobre o regabofe do SLB e do SCP. Neste caso, avalia-se algo muito mais sério que é a governação do país.
      Deveria ser possível emitir um atestado de incompetência cívica que impedisse de votar os “Alguéns” deste país. Ke tal?

  2. Meus amigos isto é 1 tempestade em copo de agua e só serve pra desviar as pessoas do que é essencial pq figurante é figurante não precisa estar desempregado para aparecer em cartazes
    Eu por exemplo que até estou empregado e nem ganho mal se me pedissem e/ou pagassem para aparecer num cartaz desses até era capaz de o fazer
    Outra coisa será aparecer sem ter dado autorização
    Agora o q é importante é saber se o desemprego é ou não maior do que se diz e se sim o que é q isso pode ter de relevante na vida das pessoas e do pais

    • Acontece que se fosses empregado duma empresa sobe a minha esfera iria a andar por justa causa… Isto é, verbalmente seria confrontado e acto contínuo, por mero formalismo processual, convidado a demitir-se.

  3. Mas que grande barracada e são umas a seguir ás outras, caso percam as eleições aquilo vai ser uma explosão de acusações uns contra os outros que o partido ficará mais fragmentado do que uma granada, entretanto J. Seguro vai certamente sorrindo como se estivesse no Parque Mayer a assistir a uma revista á portuguesa.

    • É o que dá a sede de poder. José seguro ganhou em todas as sondagens e eleições à coligação. O problema é que não descolava daquela. Ora o povo percebeu o “punhalada nas costas” de António Costa a José Seguro!
      Afinal a estratégia era apagar a origem destes 5 anos de ajustamento imposto pelo desvario do investimento público dos socialistas, como se a coligação tivesse “pano para mangas”

  4. Isto é só rir, com os comentário que para aqui aparecem.
    É só virgens ofendidas… muito bom!
    Ah porque o PS mentiu…
    Ah porque o PS usou a imagem de uma pessoa sem o seu conhecimento…
    Ah porque se mentem nisto, então noutras coisas…
    Ora vamos lá ver as coisas com olhos de ver e não com óculos de Alcanena.
    Isto é uma campanha de mkt, e como em qualquer campanha de mkt as pessoas utilizadas são meros actores, ou acham mesmo que a shakira come iogurtes activ1a da Dan0ne, como aparece no anuncio?
    Ahhhh a Dan0ne mentiuuuu… por amor de Deus, abram os olhos que já é dia!
    E obviamente que as empresas que gerem o mkt da campanha eleitoral, é que cometeram a gafe de usar a imagem de uma pessoa daquela forma!
    Claro que a senhora autorizou uso da sua imagem para a campanha mas nunca imaginou que fosse num outdoor com aquele conteúdo, daí ter reagido! Lá está, não é nenhuma atriz é uma pessoa comum e não se viu retratada no que o outdoor dizia.
    Claro que depois há sempre um aproveitamento politico e os jornais apenas querem sangue!
    Mas no fim do dia, o governo que temos é uma nódoa e passos, portas, relvas ou cavaco são todos iguais e medíocres!
    Há que mudar este governo, se o PS, PCP ou outra qualquer forma politica seria melhor? bem isso já é outro assunto… Mas mudar é urgente!

    • Oh Sr. Estebes:
      Cada um come o quê quando e onde lhe aprouver… E estou a referir-me, como é óbvio, aos sentidos. É sabido! Como não sou cego nem mudo e até percebo de certas ‘sonoridades prosaicas’ afinfo-lhe com delicadeza virtual 2 imponderaveis:
      1- Mudar porque “são todos medíocres” é não ser capaz de compará-los com irlandeses para não falar nos gregos- Estes cumpriram nos 3 anos previstos o programa de ajustamento imposto e acordado pelo PS e ainda prescindiram da 12ª tranche!
      2- Resta-lhe o mudar “porque sim” o que significa, num exercício simplificado, que não sabe escolher o quê e em que prato pesar o quê!

      • Come 1 iogurte que isso passa…
        …isto é só pseudo-iluminados com a mania que a mestria literária os ajuda a camuflar uma ideia sem fundamento!
        Como já referi anteriormente, abre os olhos que já é dia, e tira os óculinhos de Alcanena que te tapam o ângulo de visão!
        hahaha

  5. Se fosse cá o Zé Povinho, pedia em tribunal um euro por cada anunciado em cartaz (220.000€) para aliviar uma costela e para ganharem vergonha.
    Desculpas, não basta! Desculpas teriam de pedir por muitas outras que fizeram e continuam a fazer..
    Nada contra a desporto…mas a favor de quem mais sofre….sempre é verdade que este Costa candidato a PM antes de abandonar a Câmara de Lisboa, doou 4 milhões ao SLB?
    Povo, vamos lá utilizar o Voto como arma de Bom Senso.
    O Passos e o Portas estão a afinar o país..há duvidas?
    O voto cá do Zé Povinho é para eles, à fartazana!
    Abraços

RESPONDER

Tspiras vence moção de confiança com margem mínima

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, viu esta quinta-feira o parlamento aprovar um voto de confiança, dias depois de ter terminado a coligação que viabilizava o seu Governo. Com 151 votos favoráveis, dos 300 parlamentares, Tsipras viu …

Parlamento discute a legalização da canábis para fins recreativos

A legalização da canábis para uso recreativo é debatida esta quinta-feira no Parlamento, com BE e PAN a apresentarem projetos de lei idênticos, discordando apenas quanto aos locais de venda. O Bloco de Esquerda (BE) defende …

Estátua de diabo "alegre demais" divide moradores em Espanha

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser "alegre demais" por moradores da cidade de Segóvia, em Espanha. A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda …

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …