Maria João não está desempregada (nem autorizou o PS a usar a sua foto)

DR

-

A polémica à volta dos cartazes do PS nesta campanha eleitoral continua imparável. Segundo o Observador, uma das mulheres que dá rosto às “histórias de desempregados” nos cartazes do PS pertence a uma jovem que não só não está desempregada como não autorizou o uso da sua foto nos cartazes da campanha.

Cartazes do PS

Depois do caso de um cartaz da campanha “Não brinquem com os números, respeitem as pessoas“ que apresenta uma desempregada sem trabalho há cinco anos – ou seja, que perdeu o emprego durante o governo de José Sócrates – e dos cartazes “evangélicos” da campanha “É Tempo de Confiança“, mais um cartaz da campanha socialista está a gerar polémica.

Desta vez, o caso envolve Maria João Pinto, uma antiga colaboradora da junta de freguesia de Arroios, de maioria PS, que afirma que não deu autorização para que a sua foto fosse usada nos cartazes da campanha, e que nem sequer está desempregada.

“Não estou desempregada desde 2012. Não me podem envolver assim. Estes dados são mentira”, garantiu Maria João Pinto ao jornal online Observador.

“Estou revoltadíssima”, acrescenta a jovem.

Esta história não é minha. A afirmação é falsa”, afirma Maria João, referindo-se ao slogan do cartaz.

Maria João Pinto exige agora que o partido retire os cartazes, e pondera processar o Partido Socialista.

A campanha terá usado também fotos de outros dois colaboradores da junta de freguesia de Arroios.

PS pede desculpas às pessoas envolvidas

Entretanto, em nota oficial enviada à agência Lusa, o Partido Socialista pediu esta sexta-feira desculpas públicas às pessoas envolvidas nos cartazes do partido.

“O PS pede desculpas públicas, em especial às pessoas implicadas”, refere a nota do PS.

Na nota, o PS explica ter tido conhecimento de que “terá havido um entendimento, por parte das pessoas envolvidas, diferente do que havia sido determinado”.

“O PS solicitou já esclarecimentos pormenorizados aos fornecedores e prestadores de serviços, bem como todas as informações necessárias a que se possa avaliar o procedimento seguido”, salienta a nota.

O PS esclarece também que os cartazes em causa não são da autoria Edson Atayde.

Junta descarta responsabilidades

A presidente da Junta de Freguesia de Arroios disse entretanto este sábado que a responsabilidade pela utilização das fotografias dos colaboradores da junta na campanha socialista é da organização do partido, assegurando que apenas fez a ligação entre as duas partes.

Numa nota enviada hoje à comunicação social, a presidente da Junta, Margarida Martins, afirma que a sua intervenção apenas se centrou no contacto entre os colaboradores da junta e a organização do PS e que “a responsabilidade do que se passou, posteriormente, é da organização de campanha do partido”.

A autarca, que foi eleita pelo PS, confirma que foi contactada pela organização da campanha socialista “no sentido de identificar possíveis figurantes para integrarem uma campanha de ‘outdoors’ que iria sair brevemente”.

Está agendada para esta segunda-feira uma conferência de imprensa de Ascenso Simões, diretor de campanha de António Costa, para apresentar o jornal de campanha de praia e novos cartazes.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. como qualquer campanha publicitaria/eleitoral, são utilizadas pessoas chamadas actores.. ao serem actores, os nomes sao irrelevantes, e o que aprovam, ou deixam de aprovar, é irrelevante.. o PS nao tera tido estas fotos por metodos papparazzi, ou copy-paste do facebook, senao, teriam 10×10^100 fotos de pessoas publicamente expostas para as suas campanhas.. assim, deixemos esta campanha continuar.. ke tal?

    • Não se trata de uma qualquer gafe e o ‘simplex’ aqui não se aplica. Até ser descoberto os cartazes estariam lá. Foi descoberto e por isso o director de campanha já se demitiu! Haja decoro!

    • Alguém atente no seguinte slogan da coligação, colocado no mesmo cartaz (obviamente com a mesma cara), dizendo: “Estou contentíssima com o governo, tenho trabalho desde sempre e continuo feliz com a vida que tenho. A isto se juntam 5 milhões de portugueses”. Alguém teria a mesma displicência desculpante das verdadeiras responsabilidades dos autores? É que não se trata de opinar sobre o regabofe do SLB e do SCP. Neste caso, avalia-se algo muito mais sério que é a governação do país.
      Deveria ser possível emitir um atestado de incompetência cívica que impedisse de votar os “Alguéns” deste país. Ke tal?

  2. Meus amigos isto é 1 tempestade em copo de agua e só serve pra desviar as pessoas do que é essencial pq figurante é figurante não precisa estar desempregado para aparecer em cartazes
    Eu por exemplo que até estou empregado e nem ganho mal se me pedissem e/ou pagassem para aparecer num cartaz desses até era capaz de o fazer
    Outra coisa será aparecer sem ter dado autorização
    Agora o q é importante é saber se o desemprego é ou não maior do que se diz e se sim o que é q isso pode ter de relevante na vida das pessoas e do pais

    • Acontece que se fosses empregado duma empresa sobe a minha esfera iria a andar por justa causa… Isto é, verbalmente seria confrontado e acto contínuo, por mero formalismo processual, convidado a demitir-se.

  3. Mas que grande barracada e são umas a seguir ás outras, caso percam as eleições aquilo vai ser uma explosão de acusações uns contra os outros que o partido ficará mais fragmentado do que uma granada, entretanto J. Seguro vai certamente sorrindo como se estivesse no Parque Mayer a assistir a uma revista á portuguesa.

    • É o que dá a sede de poder. José seguro ganhou em todas as sondagens e eleições à coligação. O problema é que não descolava daquela. Ora o povo percebeu o “punhalada nas costas” de António Costa a José Seguro!
      Afinal a estratégia era apagar a origem destes 5 anos de ajustamento imposto pelo desvario do investimento público dos socialistas, como se a coligação tivesse “pano para mangas”

  4. Isto é só rir, com os comentário que para aqui aparecem.
    É só virgens ofendidas… muito bom!
    Ah porque o PS mentiu…
    Ah porque o PS usou a imagem de uma pessoa sem o seu conhecimento…
    Ah porque se mentem nisto, então noutras coisas…
    Ora vamos lá ver as coisas com olhos de ver e não com óculos de Alcanena.
    Isto é uma campanha de mkt, e como em qualquer campanha de mkt as pessoas utilizadas são meros actores, ou acham mesmo que a shakira come iogurtes activ1a da Dan0ne, como aparece no anuncio?
    Ahhhh a Dan0ne mentiuuuu… por amor de Deus, abram os olhos que já é dia!
    E obviamente que as empresas que gerem o mkt da campanha eleitoral, é que cometeram a gafe de usar a imagem de uma pessoa daquela forma!
    Claro que a senhora autorizou uso da sua imagem para a campanha mas nunca imaginou que fosse num outdoor com aquele conteúdo, daí ter reagido! Lá está, não é nenhuma atriz é uma pessoa comum e não se viu retratada no que o outdoor dizia.
    Claro que depois há sempre um aproveitamento politico e os jornais apenas querem sangue!
    Mas no fim do dia, o governo que temos é uma nódoa e passos, portas, relvas ou cavaco são todos iguais e medíocres!
    Há que mudar este governo, se o PS, PCP ou outra qualquer forma politica seria melhor? bem isso já é outro assunto… Mas mudar é urgente!

    • Oh Sr. Estebes:
      Cada um come o quê quando e onde lhe aprouver… E estou a referir-me, como é óbvio, aos sentidos. É sabido! Como não sou cego nem mudo e até percebo de certas ‘sonoridades prosaicas’ afinfo-lhe com delicadeza virtual 2 imponderaveis:
      1- Mudar porque “são todos medíocres” é não ser capaz de compará-los com irlandeses para não falar nos gregos- Estes cumpriram nos 3 anos previstos o programa de ajustamento imposto e acordado pelo PS e ainda prescindiram da 12ª tranche!
      2- Resta-lhe o mudar “porque sim” o que significa, num exercício simplificado, que não sabe escolher o quê e em que prato pesar o quê!

      • Come 1 iogurte que isso passa…
        …isto é só pseudo-iluminados com a mania que a mestria literária os ajuda a camuflar uma ideia sem fundamento!
        Como já referi anteriormente, abre os olhos que já é dia, e tira os óculinhos de Alcanena que te tapam o ângulo de visão!
        hahaha

  5. Se fosse cá o Zé Povinho, pedia em tribunal um euro por cada anunciado em cartaz (220.000€) para aliviar uma costela e para ganharem vergonha.
    Desculpas, não basta! Desculpas teriam de pedir por muitas outras que fizeram e continuam a fazer..
    Nada contra a desporto…mas a favor de quem mais sofre….sempre é verdade que este Costa candidato a PM antes de abandonar a Câmara de Lisboa, doou 4 milhões ao SLB?
    Povo, vamos lá utilizar o Voto como arma de Bom Senso.
    O Passos e o Portas estão a afinar o país..há duvidas?
    O voto cá do Zé Povinho é para eles, à fartazana!
    Abraços

RESPONDER

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …

Nuno Graciano "disponível" para acordo com Carlos Moedas

Nuno Graciano, candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo Chega, disse que há "condições" para conversar com Carlos Moedas, em caso de vitória do social-democrata. Em entrevista ao Diário de Notícias, Nuno Graciano, candidato do Chega …

Jogos Olímpicos: 4 modalidades estiveram em todas as edições

Curiosamente, em Tóquio também se vão estrear quatro modalidades (mais duas vertentes). Há desportos que só estiveram nos Jogos uma vez. Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já arrancaram oficialmente. Depois do início de algumas modalidades, na …

Rússia "desconectada com sucesso" da Internet mundial em nova ronda de testes

A Rússia se "desconectou com sucesso" da rede mundial de Internet durante novos testes da sua tecnologia 'RuNet', informou o site de notícias RBC. De acordo com o site, que cita fontes não identificadas no setor …