Maria João não está desempregada (nem autorizou o PS a usar a sua foto)

DR

-

A polémica à volta dos cartazes do PS nesta campanha eleitoral continua imparável. Segundo o Observador, uma das mulheres que dá rosto às “histórias de desempregados” nos cartazes do PS pertence a uma jovem que não só não está desempregada como não autorizou o uso da sua foto nos cartazes da campanha.

Cartazes do PS

Depois do caso de um cartaz da campanha “Não brinquem com os números, respeitem as pessoas“ que apresenta uma desempregada sem trabalho há cinco anos – ou seja, que perdeu o emprego durante o governo de José Sócrates – e dos cartazes “evangélicos” da campanha “É Tempo de Confiança“, mais um cartaz da campanha socialista está a gerar polémica.

Desta vez, o caso envolve Maria João Pinto, uma antiga colaboradora da junta de freguesia de Arroios, de maioria PS, que afirma que não deu autorização para que a sua foto fosse usada nos cartazes da campanha, e que nem sequer está desempregada.

“Não estou desempregada desde 2012. Não me podem envolver assim. Estes dados são mentira”, garantiu Maria João Pinto ao jornal online Observador.

“Estou revoltadíssima”, acrescenta a jovem.

Esta história não é minha. A afirmação é falsa”, afirma Maria João, referindo-se ao slogan do cartaz.

Maria João Pinto exige agora que o partido retire os cartazes, e pondera processar o Partido Socialista.

A campanha terá usado também fotos de outros dois colaboradores da junta de freguesia de Arroios.

PS pede desculpas às pessoas envolvidas

Entretanto, em nota oficial enviada à agência Lusa, o Partido Socialista pediu esta sexta-feira desculpas públicas às pessoas envolvidas nos cartazes do partido.

“O PS pede desculpas públicas, em especial às pessoas implicadas”, refere a nota do PS.

Na nota, o PS explica ter tido conhecimento de que “terá havido um entendimento, por parte das pessoas envolvidas, diferente do que havia sido determinado”.

“O PS solicitou já esclarecimentos pormenorizados aos fornecedores e prestadores de serviços, bem como todas as informações necessárias a que se possa avaliar o procedimento seguido”, salienta a nota.

O PS esclarece também que os cartazes em causa não são da autoria Edson Atayde.

Junta descarta responsabilidades

A presidente da Junta de Freguesia de Arroios disse entretanto este sábado que a responsabilidade pela utilização das fotografias dos colaboradores da junta na campanha socialista é da organização do partido, assegurando que apenas fez a ligação entre as duas partes.

Numa nota enviada hoje à comunicação social, a presidente da Junta, Margarida Martins, afirma que a sua intervenção apenas se centrou no contacto entre os colaboradores da junta e a organização do PS e que “a responsabilidade do que se passou, posteriormente, é da organização de campanha do partido”.

A autarca, que foi eleita pelo PS, confirma que foi contactada pela organização da campanha socialista “no sentido de identificar possíveis figurantes para integrarem uma campanha de ‘outdoors’ que iria sair brevemente”.

Está agendada para esta segunda-feira uma conferência de imprensa de Ascenso Simões, diretor de campanha de António Costa, para apresentar o jornal de campanha de praia e novos cartazes.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. como qualquer campanha publicitaria/eleitoral, são utilizadas pessoas chamadas actores.. ao serem actores, os nomes sao irrelevantes, e o que aprovam, ou deixam de aprovar, é irrelevante.. o PS nao tera tido estas fotos por metodos papparazzi, ou copy-paste do facebook, senao, teriam 10×10^100 fotos de pessoas publicamente expostas para as suas campanhas.. assim, deixemos esta campanha continuar.. ke tal?

    • Não se trata de uma qualquer gafe e o ‘simplex’ aqui não se aplica. Até ser descoberto os cartazes estariam lá. Foi descoberto e por isso o director de campanha já se demitiu! Haja decoro!

    • Alguém atente no seguinte slogan da coligação, colocado no mesmo cartaz (obviamente com a mesma cara), dizendo: “Estou contentíssima com o governo, tenho trabalho desde sempre e continuo feliz com a vida que tenho. A isto se juntam 5 milhões de portugueses”. Alguém teria a mesma displicência desculpante das verdadeiras responsabilidades dos autores? É que não se trata de opinar sobre o regabofe do SLB e do SCP. Neste caso, avalia-se algo muito mais sério que é a governação do país.
      Deveria ser possível emitir um atestado de incompetência cívica que impedisse de votar os “Alguéns” deste país. Ke tal?

  2. Meus amigos isto é 1 tempestade em copo de agua e só serve pra desviar as pessoas do que é essencial pq figurante é figurante não precisa estar desempregado para aparecer em cartazes
    Eu por exemplo que até estou empregado e nem ganho mal se me pedissem e/ou pagassem para aparecer num cartaz desses até era capaz de o fazer
    Outra coisa será aparecer sem ter dado autorização
    Agora o q é importante é saber se o desemprego é ou não maior do que se diz e se sim o que é q isso pode ter de relevante na vida das pessoas e do pais

    • Acontece que se fosses empregado duma empresa sobe a minha esfera iria a andar por justa causa… Isto é, verbalmente seria confrontado e acto contínuo, por mero formalismo processual, convidado a demitir-se.

  3. Mas que grande barracada e são umas a seguir ás outras, caso percam as eleições aquilo vai ser uma explosão de acusações uns contra os outros que o partido ficará mais fragmentado do que uma granada, entretanto J. Seguro vai certamente sorrindo como se estivesse no Parque Mayer a assistir a uma revista á portuguesa.

    • É o que dá a sede de poder. José seguro ganhou em todas as sondagens e eleições à coligação. O problema é que não descolava daquela. Ora o povo percebeu o “punhalada nas costas” de António Costa a José Seguro!
      Afinal a estratégia era apagar a origem destes 5 anos de ajustamento imposto pelo desvario do investimento público dos socialistas, como se a coligação tivesse “pano para mangas”

  4. Isto é só rir, com os comentário que para aqui aparecem.
    É só virgens ofendidas… muito bom!
    Ah porque o PS mentiu…
    Ah porque o PS usou a imagem de uma pessoa sem o seu conhecimento…
    Ah porque se mentem nisto, então noutras coisas…
    Ora vamos lá ver as coisas com olhos de ver e não com óculos de Alcanena.
    Isto é uma campanha de mkt, e como em qualquer campanha de mkt as pessoas utilizadas são meros actores, ou acham mesmo que a shakira come iogurtes activ1a da Dan0ne, como aparece no anuncio?
    Ahhhh a Dan0ne mentiuuuu… por amor de Deus, abram os olhos que já é dia!
    E obviamente que as empresas que gerem o mkt da campanha eleitoral, é que cometeram a gafe de usar a imagem de uma pessoa daquela forma!
    Claro que a senhora autorizou uso da sua imagem para a campanha mas nunca imaginou que fosse num outdoor com aquele conteúdo, daí ter reagido! Lá está, não é nenhuma atriz é uma pessoa comum e não se viu retratada no que o outdoor dizia.
    Claro que depois há sempre um aproveitamento politico e os jornais apenas querem sangue!
    Mas no fim do dia, o governo que temos é uma nódoa e passos, portas, relvas ou cavaco são todos iguais e medíocres!
    Há que mudar este governo, se o PS, PCP ou outra qualquer forma politica seria melhor? bem isso já é outro assunto… Mas mudar é urgente!

    • Oh Sr. Estebes:
      Cada um come o quê quando e onde lhe aprouver… E estou a referir-me, como é óbvio, aos sentidos. É sabido! Como não sou cego nem mudo e até percebo de certas ‘sonoridades prosaicas’ afinfo-lhe com delicadeza virtual 2 imponderaveis:
      1- Mudar porque “são todos medíocres” é não ser capaz de compará-los com irlandeses para não falar nos gregos- Estes cumpriram nos 3 anos previstos o programa de ajustamento imposto e acordado pelo PS e ainda prescindiram da 12ª tranche!
      2- Resta-lhe o mudar “porque sim” o que significa, num exercício simplificado, que não sabe escolher o quê e em que prato pesar o quê!

      • Come 1 iogurte que isso passa…
        …isto é só pseudo-iluminados com a mania que a mestria literária os ajuda a camuflar uma ideia sem fundamento!
        Como já referi anteriormente, abre os olhos que já é dia, e tira os óculinhos de Alcanena que te tapam o ângulo de visão!
        hahaha

  5. Se fosse cá o Zé Povinho, pedia em tribunal um euro por cada anunciado em cartaz (220.000€) para aliviar uma costela e para ganharem vergonha.
    Desculpas, não basta! Desculpas teriam de pedir por muitas outras que fizeram e continuam a fazer..
    Nada contra a desporto…mas a favor de quem mais sofre….sempre é verdade que este Costa candidato a PM antes de abandonar a Câmara de Lisboa, doou 4 milhões ao SLB?
    Povo, vamos lá utilizar o Voto como arma de Bom Senso.
    O Passos e o Portas estão a afinar o país..há duvidas?
    O voto cá do Zé Povinho é para eles, à fartazana!
    Abraços

RESPONDER

Ventura diz que Marcelo quer flexibilização das restrições no Natal

O líder e deputado único do Chega, André Ventura, afirmou esta quinta-feira que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou a vontade de que haja alguma flexibilização das restrições à circulação no Natal. Após …

Governo do Brasil aponta início da vacinação entre janeiro e fevereiro

O ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, disse que o país vai começar a receber 15 milhões de doses de vacinas para a covid-19 entre janeiro e fevereiro de 2021, com mais cem milhões …

Solução para Novo Banco pode não passar por um OE retificativo, diz João Leão

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse que a alternativa à anulação da transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não tem "necessariamente que passar" por um orçamento retificativo …

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …