Publicitário que terá criado cartazes do PS facturou 836 mil euros à Câmara de Lisboa

vitor.tito.10 / Facebook

Vítor Tito, administrador da BBZ

A Câmara Municipal de Lisboa contratou por ajuste directo 836 mil euros em serviços à agência portuense BBZ, do publicitário Vítor Tito, que, embora ninguém o confirme, será alegadamente o autor dos cartazes do PS que tanta polémica causaram nos últimos dias.

Cartazes do PS

Os 836 mil euros, relativos a trabalhos de publicidade realizados pela BBZ entre 2008 e 2014, constituem “metade da facturação da empresa de publicidade com entidades públicas”, nesse período, nota o Observador.

Estas informações surgem depois da notícia de que Vítor Tito terá sido o autor dos cartazes do PS que tanta polémica causaram.

O publicitário nega, contudo, o envolvimento da sua empresa no assunto e não confirma que tenha estado por trás da ideia a título individual, conforme afirmam fontes do PS não identificadas, citadas por vários órgãos de informação.

“A BBZ nunca facturou um cêntimo a qualquer organização política ou partidária”, garante Tito ao Observador, notando que a empresa “poderia ter um prejuízo objectivo” na “actividade empresarial” se fosse conotada com alguma cor política.

Todavia, a título pessoal, Vítor Tito terá colaborado com o PS nos últimos anos, salienta ao Público um “socialista, com responsabilidades a nível concelhio”.

“O Tito, não a empresa dele, tem realizado algumas colaborações, de há alguns anos para cá, com António Costa”, salienta a fonte, não identificada.

Outra “fonte socialista” refere ao Observador que envolvido “a título pessoal” na campanha de Manuel Pizarro à Câmara Municipal do Porto, nas eleições autárquicas de 2013.

“Fez a campanha de Pizarro no Porto. Chegou e disse que a oferecia”, sustenta a fonte.

Os primeiros cartazes do PS no âmbito da campanha para as eleições legislativas foram alegadamente idealizados por Edson Athayde, e já tinham dado muito que falar por serem considerados “demasiado evangélicos“.

Chegou-se a noticiar que o conceituado publicitário brasileiro estaria em “cheque” e poderia até ser despedido por António Costa.

Surge entretanto a ideia de que Vítor Tito poderá ter entrado no terreno a título individual, seja por mote próprio, seja pela mão de António Costa, para fazer o segundo lote de “outdoors” do PS, com os rostos e os números do desemprego

Estes cartazes geraram também no entanto polémica nas Redes Sociais, primeiro por apresentarem o caso de uma mulher “desempregada há 5 anos“,  ou seja, que terá perdido o emprego quando Sócrates era primeiro-ministro, e depois por terem usado a foto de Maria João Pinto, que “não está desempregada e não autorizou o uso da sua imagem” na campanha socialista.

Perante a polémica, o director da campanha socialista, Ascenso Simões, demitiu-se e foi substituído por Duarte Cordeiro que já prometeu “uma campanha sóbria, mas com alegria e confiança no futuro de Portugal”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estejam quietos e calados que ganham, não se enterrem mais, quer dizer que ele com uma empresa resolveu “roubar” facturação que ía para empresa para fazer uns trabalhos por fora? Se foi ele a titulo pessoal quer dizer que passou uma factura como empresário em nome individual ao PS? Ou não passou factura? Assim não ganha o carrinho no sorteio do IVA

  2. Tanta porcaria de tão mau gosto por quase 1M € ?!?!?!
    Não foi à Câmara de Lisboa!…
    A CÂMARA DE LISBOA FEZ UM ASSALTO AO BOLSO DOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES!
    Assim é que deveria ser reportada a notícia, para honrar o jornalismo genuíno!

  3. E quando é que acabam os ”ajustes directos”??? O Ministério das Finanças é tão severo com os contribuintes e tão pouco com que esbanja o dinheiro dos seus impostos!!! E ainda nos pedem votos??? Tenham juízo. Vão aprender a governar e depois cá estamos.

  4. Vergonha. Mas alguém espera que a guerra dos cartazes altere o sentido de voto dos cidadãos? Os manda-chuva da comunicação social que tenham juízo e promovam verdadeiros debates de ideias adequados ao momento político que vivemos.

RESPONDER

Iogurte duas vezes por semana pode diminuir o risco de cancro do intestino nos homens

Comer, pelo menos, duas porções de iogurte por semana pode prevenir o aparecimento de tumores nos intestinos dos homens. Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, no Missouri, Estados Unidos, concluiu, numa investigação recente, que …

Biologia sintética pode levar a uma catástrofe global no futuro

Apesar dos aspetos positivos da evolução da biologia sintética, há certas preocupações que este avanço científico acarreta. Nas mãos erradas, a modificação genética de um vírus pode ser um problema de grandes dimensões. A cepa da …

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que …

O T-Rex tem dois novos primos tailandeses

Duas novas espécies de dinossauros, que eram predadores eficientes e parentes distantes do Tiranossauro-Rex, foram identificadas em restos fósseis encontrados há 30 anos na Tailândia, revelou a Universidade de Bonn, na Alemanha. Há três décadas, …

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia. De acordo com o Expresso, os socorristas tinham …

Há uma "corrida brutal" por mega-centrais de energia solar (e pode aumentar a factura da luz)

A aposta do Governo português no sector das Energias Renováveis está a fomentar uma "corrida brutal" a projectos solares de grandes dimensões. Uma procura excessiva que preocupa a REN - Redes Energéticas Nacionais que avisa …

No adeus ao Prédio Coutinho, últimos 12 moradores recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram, nesta segunda-feira, 24 de junho, entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas …

Reino Unido. Boris Johnson em queda nas sondagens depois de discussão com namorada

A discussão de sexta-feira com a namorada está a afetar a campanha de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador britânico. Desde quinta-feira, o ex-ministro caiu de uma vantagem de 27 pontos percentuais nas sondagens para …

NASA encontra nuvens de metano em Marte (e aguarda notícias de vida)

A sonda espacial Curiosity, da NASA, detectou elevado níveis de emissão de metano na superfície de Marte. A presença do gás, normalmente produzido por seres vivos, pode ser evidência de vida bacteriana no planeta vermelho. A descoberta, …

Factura do gás ainda cobra taxa "eliminada" em 2017

A taxa cobrada pelos municípios às empresas distribuidoras de gás natural, que estava previsto no Orçamento do Estado desde 2017 que deixaria de ser cobrada aos consumidores, continua a constar nas facturas das famílias. A medida …