Publicitário que terá criado cartazes do PS facturou 836 mil euros à Câmara de Lisboa

vitor.tito.10 / Facebook

Vítor Tito, administrador da BBZ

A Câmara Municipal de Lisboa contratou por ajuste directo 836 mil euros em serviços à agência portuense BBZ, do publicitário Vítor Tito, que, embora ninguém o confirme, será alegadamente o autor dos cartazes do PS que tanta polémica causaram nos últimos dias.

Cartazes do PS

Os 836 mil euros, relativos a trabalhos de publicidade realizados pela BBZ entre 2008 e 2014, constituem “metade da facturação da empresa de publicidade com entidades públicas”, nesse período, nota o Observador.

Estas informações surgem depois da notícia de que Vítor Tito terá sido o autor dos cartazes do PS que tanta polémica causaram.

O publicitário nega, contudo, o envolvimento da sua empresa no assunto e não confirma que tenha estado por trás da ideia a título individual, conforme afirmam fontes do PS não identificadas, citadas por vários órgãos de informação.

“A BBZ nunca facturou um cêntimo a qualquer organização política ou partidária”, garante Tito ao Observador, notando que a empresa “poderia ter um prejuízo objectivo” na “actividade empresarial” se fosse conotada com alguma cor política.

Todavia, a título pessoal, Vítor Tito terá colaborado com o PS nos últimos anos, salienta ao Público um “socialista, com responsabilidades a nível concelhio”.

“O Tito, não a empresa dele, tem realizado algumas colaborações, de há alguns anos para cá, com António Costa”, salienta a fonte, não identificada.

Outra “fonte socialista” refere ao Observador que envolvido “a título pessoal” na campanha de Manuel Pizarro à Câmara Municipal do Porto, nas eleições autárquicas de 2013.

“Fez a campanha de Pizarro no Porto. Chegou e disse que a oferecia”, sustenta a fonte.

Os primeiros cartazes do PS no âmbito da campanha para as eleições legislativas foram alegadamente idealizados por Edson Athayde, e já tinham dado muito que falar por serem considerados “demasiado evangélicos“.

Chegou-se a noticiar que o conceituado publicitário brasileiro estaria em “cheque” e poderia até ser despedido por António Costa.

Surge entretanto a ideia de que Vítor Tito poderá ter entrado no terreno a título individual, seja por mote próprio, seja pela mão de António Costa, para fazer o segundo lote de “outdoors” do PS, com os rostos e os números do desemprego

Estes cartazes geraram também no entanto polémica nas Redes Sociais, primeiro por apresentarem o caso de uma mulher “desempregada há 5 anos“,  ou seja, que terá perdido o emprego quando Sócrates era primeiro-ministro, e depois por terem usado a foto de Maria João Pinto, que “não está desempregada e não autorizou o uso da sua imagem” na campanha socialista.

Perante a polémica, o director da campanha socialista, Ascenso Simões, demitiu-se e foi substituído por Duarte Cordeiro que já prometeu “uma campanha sóbria, mas com alegria e confiança no futuro de Portugal”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estejam quietos e calados que ganham, não se enterrem mais, quer dizer que ele com uma empresa resolveu “roubar” facturação que ía para empresa para fazer uns trabalhos por fora? Se foi ele a titulo pessoal quer dizer que passou uma factura como empresário em nome individual ao PS? Ou não passou factura? Assim não ganha o carrinho no sorteio do IVA

  2. Tanta porcaria de tão mau gosto por quase 1M € ?!?!?!
    Não foi à Câmara de Lisboa!…
    A CÂMARA DE LISBOA FEZ UM ASSALTO AO BOLSO DOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES!
    Assim é que deveria ser reportada a notícia, para honrar o jornalismo genuíno!

  3. E quando é que acabam os ”ajustes directos”??? O Ministério das Finanças é tão severo com os contribuintes e tão pouco com que esbanja o dinheiro dos seus impostos!!! E ainda nos pedem votos??? Tenham juízo. Vão aprender a governar e depois cá estamos.

  4. Vergonha. Mas alguém espera que a guerra dos cartazes altere o sentido de voto dos cidadãos? Os manda-chuva da comunicação social que tenham juízo e promovam verdadeiros debates de ideias adequados ao momento político que vivemos.

RESPONDER

Ex-comandante paraquedista diz que Tancos foi obra de "amadores"

O coronel de infantaria Alves Pereira admitiu "embaraço" pela "falha" e considerou que o "Exército após Tancos é diferente do Exército antes de Tancos". O coronel de infantaria Alves Pereira sustentou esta quarta-feira que o …

Tspiras vence moção de confiança com margem mínima

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, viu esta quinta-feira o parlamento aprovar um voto de confiança, dias depois de ter terminado a coligação que viabilizava o seu Governo. Com 151 votos favoráveis, dos 300 parlamentares, Tsipras viu …

Parlamento discute a legalização da canábis para fins recreativos

A legalização da canábis para uso recreativo é debatida esta quinta-feira no Parlamento, com BE e PAN a apresentarem projetos de lei idênticos, discordando apenas quanto aos locais de venda. O Bloco de Esquerda (BE) defende …

Estátua de diabo "alegre demais" divide moradores em Espanha

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser "alegre demais" por moradores da cidade de Segóvia, em Espanha. A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda …

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …