Publicitário que terá criado cartazes do PS facturou 836 mil euros à Câmara de Lisboa

vitor.tito.10 / Facebook

Vítor Tito, administrador da BBZ

A Câmara Municipal de Lisboa contratou por ajuste directo 836 mil euros em serviços à agência portuense BBZ, do publicitário Vítor Tito, que, embora ninguém o confirme, será alegadamente o autor dos cartazes do PS que tanta polémica causaram nos últimos dias.

Cartazes do PS

Os 836 mil euros, relativos a trabalhos de publicidade realizados pela BBZ entre 2008 e 2014, constituem “metade da facturação da empresa de publicidade com entidades públicas”, nesse período, nota o Observador.

Estas informações surgem depois da notícia de que Vítor Tito terá sido o autor dos cartazes do PS que tanta polémica causaram.

O publicitário nega, contudo, o envolvimento da sua empresa no assunto e não confirma que tenha estado por trás da ideia a título individual, conforme afirmam fontes do PS não identificadas, citadas por vários órgãos de informação.

“A BBZ nunca facturou um cêntimo a qualquer organização política ou partidária”, garante Tito ao Observador, notando que a empresa “poderia ter um prejuízo objectivo” na “actividade empresarial” se fosse conotada com alguma cor política.

Todavia, a título pessoal, Vítor Tito terá colaborado com o PS nos últimos anos, salienta ao Público um “socialista, com responsabilidades a nível concelhio”.

“O Tito, não a empresa dele, tem realizado algumas colaborações, de há alguns anos para cá, com António Costa”, salienta a fonte, não identificada.

Outra “fonte socialista” refere ao Observador que envolvido “a título pessoal” na campanha de Manuel Pizarro à Câmara Municipal do Porto, nas eleições autárquicas de 2013.

“Fez a campanha de Pizarro no Porto. Chegou e disse que a oferecia”, sustenta a fonte.

Os primeiros cartazes do PS no âmbito da campanha para as eleições legislativas foram alegadamente idealizados por Edson Athayde, e já tinham dado muito que falar por serem considerados “demasiado evangélicos“.

Chegou-se a noticiar que o conceituado publicitário brasileiro estaria em “cheque” e poderia até ser despedido por António Costa.

Surge entretanto a ideia de que Vítor Tito poderá ter entrado no terreno a título individual, seja por mote próprio, seja pela mão de António Costa, para fazer o segundo lote de “outdoors” do PS, com os rostos e os números do desemprego

Estes cartazes geraram também no entanto polémica nas Redes Sociais, primeiro por apresentarem o caso de uma mulher “desempregada há 5 anos“,  ou seja, que terá perdido o emprego quando Sócrates era primeiro-ministro, e depois por terem usado a foto de Maria João Pinto, que “não está desempregada e não autorizou o uso da sua imagem” na campanha socialista.

Perante a polémica, o director da campanha socialista, Ascenso Simões, demitiu-se e foi substituído por Duarte Cordeiro que já prometeu “uma campanha sóbria, mas com alegria e confiança no futuro de Portugal”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estejam quietos e calados que ganham, não se enterrem mais, quer dizer que ele com uma empresa resolveu “roubar” facturação que ía para empresa para fazer uns trabalhos por fora? Se foi ele a titulo pessoal quer dizer que passou uma factura como empresário em nome individual ao PS? Ou não passou factura? Assim não ganha o carrinho no sorteio do IVA

  2. Tanta porcaria de tão mau gosto por quase 1M € ?!?!?!
    Não foi à Câmara de Lisboa!…
    A CÂMARA DE LISBOA FEZ UM ASSALTO AO BOLSO DOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES!
    Assim é que deveria ser reportada a notícia, para honrar o jornalismo genuíno!

  3. E quando é que acabam os ”ajustes directos”??? O Ministério das Finanças é tão severo com os contribuintes e tão pouco com que esbanja o dinheiro dos seus impostos!!! E ainda nos pedem votos??? Tenham juízo. Vão aprender a governar e depois cá estamos.

  4. Vergonha. Mas alguém espera que a guerra dos cartazes altere o sentido de voto dos cidadãos? Os manda-chuva da comunicação social que tenham juízo e promovam verdadeiros debates de ideias adequados ao momento político que vivemos.

  5. o costa deixou a cml com todas as contas certinhas.
    será que foi o vice dele????. tanto ladrão e ainda não é
    governo.

RESPONDER

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …

Romualda Fernandes - PS

"Senti alguma dor". Romualda Fernandes fala sobre a atitude racista da qual foi vítima

Romualda Fernandes pronuncia-se pela primeira vez sobre a notícia da Lusa para dizer que aquilo que a define não é a cor da pele, mas os seus valores. Em causa está uma notícia da Agência Lusa, …

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …