Cartazes do PS (outra vez) debaixo de fogo

DR

Os cartazes promocionais do Partido Socialista dão que falar. As escolhas feitas pelo criativo Edson Athayde, um especialista em marketing, estão a ser alvo de chacota nas redes sociais e muito criticadas até por elementos ligados ao PS.

Cartazes do PS

Os novos outdoors dos socialistas têm como linha orientadora o lema “Não brinquem com os números, respeitem as pessoas“.

No entanto, num deles destaca-se o caso de uma desempregada que está sem trabalho há cinco anos – ou seja, perdeu o emprego durante o governo de José Sócrates.

Nas redes sociais já há quem pergunte, em tom de graça, se terá sido boa ideia o “PS falido” “pedir ao PSD para pagar os cartazes da campanha eleitoral”.

https://twitter.com/FuturoPMCosta/status/629346238278860800

Antes deste cartaz em torno dos números do desemprego, já tinha dado que falar o outdoor com o lema “É Tempo de Confiança“, com muitos a considerarem que era “demasiado evangélico”.

Noticiou-se que o que os cartazes teriam sido retirados, por ordem de António Costa, que duvidaria da sua eficácia, mas o partido não confirmou esta ideia.

Todavia, há elementos ligados ao PS que não se inibem de assumir uma perspectiva crítica relativamente aos cartazes, como foi o caso de António Vitorino que, em declarações no seu espaço de comentário na SIC Notícias, assumiu duvidar “muito da eficácia” dos outdoors.

Entretanto, vários órgãos de informação têm noticiado que o conceituado publicitário Edson Athayde, a cabeça por trás da estratégia promocional do PS, está em maus lençóis e pode vir a ser despedido.

O brasileiro já ganhou vários prémios de publicidade, nomeadamente Leões de Ouro em Cannes, e já trabalhou com o PS em outras campanhas eleitorais, tendo sido o responsável pela campanha eleitoral que levou António Guterres à vitória nas legislativas em 1995.

SV, ZAP

Relacionado: Maria João não está desempregada
PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Só não entende quem não quer (e a direita não quer). O cartaz mostra que desde há 5 anos para cá que não se consegue arranjar trabalho. Agora pense-se há quantos anos temos um governo de Passos Coelho e Paulo Porta e, como dizia Guterres…é fazer as contas! Ficar sem emprego pode acontecer em qualquer altura, seja com que governo for e por variadíssimas razões. Não conseguir arranjar um novo em 5 anos, dos quais 4 são do mesmo governo, é que só pode ter uma leitura. E, para mim , não é certamente a do governo que governou apenas o primeiro. Mas, claro, cada um interpreta como quer, gosta e lhe convém.

  2. Sra. D. Ana, por favor abra os olhos! Quem nos colocou nesta situação foram dois governos do Sr. Pinto de Sousa (vulgo Sócrates) que gastou o que tinha e não tinha para fazer obras que não criam emprego, somente despesa! Recordar o aeroporto de Beja, as várias auto-estradas e o TGV fantasma ajudariam a perceber a dura realidade em que nos meteram!

    • O senhor que confunde a internacionalmente chamada “crise das dívidas soberanas” com o governo Sócrates, não dá nenhum exemplo de perspicácia. Mesmo que não concorde com a Sra.D. Ana M, pode sempre explicar os seus argumentos de forma serena, pelo que esse colérico “Abra os olhos!”, com ponto de exclamação e tudo, cheira um bocado a “ciberbulying”, tenha lá paciência !

      • Algumas dívidas soberanas… É mal global se não as reconhecendo optar por mais despesa (TVG, novas pontes, Novos aeoroportos) com apoio cego do banco do regime, pois está claro!
        Há esboços impossíveis de dar uma vaga ideia, mas nem com um filme – UHDMI – a elevada resolução e dimensão de imagem seriam suficientes para o fazer entender outra realidade quanto mais a “perspicácia” de exemplos!

        • TGV, novas pontes, novos aeroportos, onde estão ? É com esse tipo de resolução que lida com com as realidades virtuais da politiquice de vão de escada ? Faça bom proveito !

          • Não imagina o que já foi gasto para aquelas infraestruturas por concretizar… Mas tento recordar-lhe o aeoroporto de Beja preparado para os A450 – recebeu 3 0u 4 aviões em 5 ou 6 anos – autoestradas para o norte em certos pontos a distarem 10Km uma da outra, as PPPÊs a risco ‘0’ e rendimento garantido, Parque Escolar… Um fartote…
            É claro que um cego vê aquela realidade!

    • Para além de concordar com o que escreveu e tendo em conta a foto da senhora do cartaz do PS, só quero acrescentar o seguinte:
      Sendo do conhecimento geral que está difícil empregar jovens entre os 20 e os 30 anos, como pensará o PS empregar pessoas com idade acima dos 45 anos?

    • Para além de concordar com o que o “ABRA OS OLHOS!” escreveu e tendo em conta a foto da senhora do cartaz do PS, só quero acrescentar o seguinte:
      Sendo do conhecimento geral que está difícil empregar jovens entre os 20 e os 30 anos, como pensará o PS empregar pessoas com idade acima dos 45 anos?

  3. O Edson quer que o PS perca as eleições e então faz cartazes miseráveis e de gosto muito duvidoso. Saudades do tio Olavo, na altura em que ele tinha talento. Agora é o que é.

  4. Como de costume há sempre uma serie de idiotas a fazer propaganda politica nos comentários.Entenda-se por “propaganda politica”, manipular factos e não endereçar os assuntos com intenção séria. Se estamos a eleger partidos e não pessoas então o primeiro culpado é o PSD pela acção do Cavaco não é seus estúpidos .Qq dia um jogador de futebol viola uma mulher e aí do gajo do mesmo clube que diga q está errado pq afinal “FOI O TEU CLUBE Q AS VIOLOU PAHHH”.Ora eu avalio o Passos pela sua estupidez e o Costa da mesma maneira.

  5. Que desnorte!
    E ainda é só pré-campanha.
    Quando chegar a campanha a sério já ninguém os leva a sério.
    É só tesourinhos deprimentes.

  6. Quem está desempregado…porque é que não cria o seu próprio negócio?

    Criava-se desta forma negócios/empregos…ou eles estão à espera da muleta do Estado?

    É por estas…que temos o POVO que merecemos!

    • No ranking europeu, depois de Portugal ocupar/ocupado os 1ºs lugares per capita do VHS (video Home System), do Leitor de vídeo, do 2º video (época da pirataria de cassetes de video-filme), de vendas de automóveis topo de gama, motões, telemóveis, sms/ hora (natal e passagem do ano), habitação própria, autoestradas, eólicas, barragens, Portugal passaria a ser o 1º em nº de empresários por população!

    • Cara Ana…as nossas universidades “preparam” trabalhadores por conta de outrem… se possível a trabalhar na Administração Pública, e não empresários!

      Além disso, ao contrário dos nossos antepassados…que eram aventureiros, o POVO atual….antes prefere estar a receber o subsidio de desemprego, enquanto faz um biscates por fora, do que criar uma PME.

      É claro…que nem todos tem capacidade para tal empreitada…mas, bastava 10% dos desempregados…que o emprego baixava consideravelmente!

      O Estado…deve intervir o menos possível na economia, pois é desgovernado por políticos… pouco sérios.

      • É de lucidez crítica que se fazem as sociedades progressistas não igualitaristas nas quais cabe ao estado de direito democrático regular a “coisa comum” com papel estritamente necessário nos campos da saúde pública, educação, da segurança social, da tributação e em geral, da regulação, assegurar o funcionamento das instituições, do direito e da segurança

  7. As notícias do PS e/ou sobre o PS são uma verdadeira vergonha. Como é possível que o partido que levou Portugal à bancarrota por 3 vezes, tem moral para criticar seja o que for?? Sim, porque os portugueses ou são muito burros ou estão muito esquecidos, porque das 3 vezes que o FMI teve de intervir em Portugal, das 3 vezes era governo socialista (coincidência?? Eu diria INCOMPETÊNCIA!).
    O actual governo poder ter feito asneiras, sim. Claro que as fez! Na minha opinião muitas outras coisas deveriam ter sido feitas…. mas uma coisa é certa, não foi este Governo que levou Portugal à bancarrota.
    Os cartazes, esses, são mais uma grande vergonha! Um insulto!

  8. Respeito e todas e quaisquer opiniões, até mesmo as que nada têm de comum com as minhas e não recorro a expressões que, de forma encapotada, passam atestados de estupidez. Tenho os olhos bem abertos e curiosamente até sou do tempo em que se nascia com eles fechados.
    Posto isto, reitero a minha opinião. Perder o emprego é um risco diário para todos nós, seja porque razão for e uma realidade sempre actual, seja com que governo for.
    A situação financeira do nosso país, que serve de justa causa para despedimentos e para a falta de trabalho, não é só culpa do governo de Sócrates ou dos anteriores governos socialistas. É culpa de todos esses e de todos os outros PSD e PSD/CDS.
    Baseando-me neste exemplo do cartaz do PS disse e repito que, na minha opinião, não conseguir arranjar emprego durante 5 anos, e tendo em consideração que os últimos 4 foram (e ainda são) de um só governo e tentando ser justa na atribuição de culpas, nunca poderia concordar que seja culpa do governo que saiu há 4 anos. Faz muito mais sentido e é mais justo que se questione quem o tem governado nos últimos 4 e que por acaso até “incentivou” os jovens a emigrarem…
    Mas, como disse, cada um interpreta como quer, como gosta e/ou como lhe convém.

    • Convenhamos – os dois – que a uma ideia clara seja sobreposta a mesma ainda que de forma não menos explícita, aquela curva-se ao peso da redundância o que sendo, pelo menos, contraproducente, não a tornando mais clara, pode limitar o ‘fogacho’ pretendido e isso nada terá a vêr com o estado das vistas (open/close)!

  9. A minha questão continua a ser:
    Tendo em conta a foto da senhora do cartaz do PS, e sendo do conhecimento geral que está difícil empregar jovens entre os 20 e os 30 anos, como pensará o PS encontrar solução para empregar pessoas com idade acima dos 45 anos?

  10. Olá..Olá…há um ditado que diz…”Deus escreve por linhas tortas”…e não é que escreve mesmo?!!!
    Até podia dizer que é um tiro nos pés….mas não é…porque estes TIPOS SÃO SEMPRE ASSIM, 3 VEZES A TROICA no nosso país, arruínam-nos sempre.
    Enganam cá o Zé Povinho, para ir para o poleiro e lá anda a judiciária a apanha-los em Paris e afins…
    Povo, aprendemos ou não aprendemos de uma vez por todas?
    Quem for como eu, Zé Povinho e votar nestes artistas…expulso-os da minha mesa e da minha sala…envergonham o meu país, ouviram??
    O país está no caminho certo e é para continuar!
    Força Passos e Portas.
    Contem com o nosso voto!

RESPONDER

Biologia sintética pode levar a uma catástrofe global no futuro

Apesar dos aspetos positivos da evolução da biologia sintética, há certas preocupações que este avanço científico acarreta. Nas mãos erradas, a modificação genética de um vírus pode ser um problema de grandes dimensões. A cepa da …

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que …

O T-Rex tem dois novos primos tailandeses

Duas novas espécies de dinossauros, que eram predadores eficientes e parentes distantes do Tiranossauro-Rex, foram identificadas em restos fósseis encontrados há 30 anos na Tailândia, revelou a Universidade de Bonn, na Alemanha. Há três décadas, …

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia. De acordo com o Expresso, os socorristas tinham …

Há uma "corrida brutal" por mega-centrais de energia solar (e pode aumentar a factura da luz)

A aposta do Governo português no sector das Energias Renováveis está a fomentar uma "corrida brutal" a projectos solares de grandes dimensões. Uma procura excessiva que preocupa a REN - Redes Energéticas Nacionais que avisa …

No adeus ao Prédio Coutinho, últimos 12 moradores recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram, nesta segunda-feira, 24 de junho, entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas …

Reino Unido. Boris Johnson em queda nas sondagens depois de discussão com namorada

A discussão de sexta-feira com a namorada está a afetar a campanha de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador britânico. Desde quinta-feira, o ex-ministro caiu de uma vantagem de 27 pontos percentuais nas sondagens para …

NASA encontra nuvens de metano em Marte (e aguarda notícias de vida)

A sonda espacial Curiosity, da NASA, detectou elevado níveis de emissão de metano na superfície de Marte. A presença do gás, normalmente produzido por seres vivos, pode ser evidência de vida bacteriana no planeta vermelho. A descoberta, …

Factura do gás ainda cobra taxa "eliminada" em 2017

A taxa cobrada pelos municípios às empresas distribuidoras de gás natural, que estava previsto no Orçamento do Estado desde 2017 que deixaria de ser cobrada aos consumidores, continua a constar nas facturas das famílias. A medida …

Marques Mendes acredita que o SNS está pior do que no tempo da troika (e culpa Centeno)

Luís Marques Mendes afirmou que a situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é tão má que, na atualidade, o panorama "é pior do que no tempo da troika". E tudo por causa de …