É feio como um bode e ladra como um cão. Não, não é um gatinho como os outros

xtrekx / Depositphotos

Os gatos de Pallas são gatos selvagens, que parecem estar sempre mal-humorados.

Dos felinos mais antigos do mundo: o gato-de-Pallas é um gato selvagem nativo da Ásia Central com, pernas curtas e pêlo denso. São conhecidos por manter as suas patas quentes apoiando-se na própria cauda.

Também conhecido como manul, a grande particularidade do gato-de-Pallas é que, em situações de stress, ladra como um pequeno cão.

Além disso, é considera dos gatos mais feios do mundo. Como se diz na gíria popular, “é feio como um bode”.

Está visto que o gato-de-Pallas, um dos felinos mais antigos do mundo, não é um felino como os outros.

Os cientistas pensam que este gato divergiu há 5,2 milhões de anos de um antepassado leopardo. Este, ao contrário, dos seus “primos” corre muito devagar atrás das presas, uma vez que tem as pernas curtas.

Apesar de parecer robusto, o gato-de-Pallas não é na realidade muito maior do que um gato doméstico. A sua pelagem longa e densa é que engana.

Este pelo espesso fornece isolamento contra o seu ambiente, o frio gelado da estepe da Ásia Central e dos ecossistemas de pastagem de grande altitude. A espécie é raramente vista porque é solitária e muito secreta, passando o dia em fendas de rochas e tocas de marmota.

Como descreve a Live Science, o seu pêlo é geralmente cinzento ou castanho-claro, mas pode mudar de cor com as estações para melhor se misturar na paisagem local. A maioria dos pêlos também tem pontas brancas, dando ao gato uma aparência mosqueada ou gelada que é difícil de distinguir de rochas e arbustos nos seus arredores naturais.

Para ainda mais camuflagem, o gato-de-Pallas tem orelhas arredondadas colocadas tão baixas na sua cabeça que pode espreitar por cima das rochas sem que as orelhas sobressaiam.

A única parte do corpo que sobressai é a sua cauda espessa, que, de acordo com o Fundo de Conservação dos Felídeos, tem cerca de metade do comprimento da cabeça e corpo combinados.

Apesar de ter um “ginhco” que faz lembrar um cão, quando está mais meigo, este gatinho também ronrona, como qualquer outro gato pequeno.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.