Costa chuta para canto assunto Centeno e diz que “não é preciso ser vidente” para ver Marcelo reeleito

Manuel de Almeida / Lusa

Esta segunda-feira, António Costa disse que não é preciso ser “vidente” para adivinhar a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa nas Presidenciais. Sobre Centeno, a “polémica” está encerrada.

Na semana passada, numa visita à Autoeuropa, António Costa lançou a recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa: “Tenho uma boa data simbólica a propor para fazermos uma terceira visita em conjunto e para partilharmos uma refeição com os colaboradores da Autoeuropa: A terceira data é no primeiro ano do próximo mandato do senhor Presidente da República”, afirmou.

Esta segunda-feira, em entrevista à TSF, o primeiro-ministro preferiu ser mais cauteloso. Adiantando que “o voto é secreto”, Costa disse apenas que mantém o “compromisso de trabalhar com qualquer que seja o Presidente da República escolhido pelos portugueses”.

Ainda assim, com ou sem voto de Costa, a reeleição do atual Presidente está garantida: “Antecipar que, daqui a um ano, se houver candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, ele será o Presidente da República eleito… Não é preciso uma grande figura de análise política ou ser vidente“.

Em relação ao PS, Costa disse que o partido “tomará posição no momento próprio”, mas salvaguardou que a tradição é “apoiar candidatos” e não lançá-los. Apesar disso, sublinha que “André Ventura nunca terá seguramente o apoio do PS”.

Em relação a Mário Centeno, o assunto que marcou a agenda política da semana passada, António Costa deu a polémica por encerrada. “Já pedi desculpa a quem tinha de pedir desculpa. Senti que tinha havido falha de comunicação e foi explicada, se não tivesse aceitado as explicações, não tinha mantido a confiança”.

Apesar de reiterar a confiança política no ministro das Finanças, não confirma se Centeno colocou o lugar à disposição. “As conversas entre primeiro-ministro e os colegas de governo são as conversas entre primeiro-ministro e os colegas de governo.”

Sobre a eventual saída do ministro, Costa respondeu que “os governos têm dinâmicas, as pessoas têm as suas vidas”. Se o futuro de Centeno passará pelo Banco de Portugal, agora no cargo de governador, o governante respondeu que “tudo terá o seu tempo”.

Para a escolha do novo governador, garantiu, vai ouvir “os partidos, o Presidente da República e as instituições que devem ser ouvidas”. No entanto, é um assunto que será tratado “no momento próprio”.

Não há data para abertura de bares, discotecas e ginásios

Ainda não há data prevista para a reabertura de bares, discotecas e ginásios. “Ainda não está no nosso calendário, temos de ir fazendo de forma gradual”, admitiu Costa.

O desconfinamento da economia começou pelos “setores e atividades onde é mais fácil estabelecer normas de afastamento” e, segundo o primeiro-ministro, as “atividades que vivem da proximidade e da interação estarão no ultimo lugar das que poderão reabrir”.

Questionado sobre se os bares e discotecas poderão não reabrir durante o verão, o governante foi perentório: “Se for necessário, terá de ser. Se não for, melhor”.

Já sobre a reabertura dos ginásios, António Costa disse que o Governo “está em diálogo com a associação” setorial para implementar “critérios de higienização para a retoma de atividade”.

Portugal vai receber da China 500 ventiladores

O primeiro-ministro afirmou que estão já desde sábado na embaixada de Portugal em Pequim cerca de 500 ventiladores que foram pagos em março pelo Estado Português, mas que não foram entregues pelos fornecedores chineses.

“Desde sábado passado, a nossa embaixada em Pequim tem finalmente os famosos 500 ventiladores que tínhamos adquirido. Felizmente que até agora não foram necessários, mas a sua aquisição foi importante, porque temos de reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde“, declarou o primeiro-ministro.

Até agora, dos 508 ventiladores encomendados, apenas poucas dezenas chegaram a Portugal. Os restantes ventiladores deveriam já ter chegado no dia 15 de abril.

No início deste mês, numa conversa telefónica com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu-lhe que intercedesse para acelerar a entrega de material “encomendado e pago” à China, em particular ventiladores.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sobre a polémica das presidenciais acho que o Costa teve visão porque sabe perfeitamente que não tem nenhum candidato do PS que bata o Marcelo.Assim sendo,tem o tacho garantido por mais alguns anos.

  2. Se à partida as eleições já estão ganhas, poupe-se então o custo desse acto e reconduza-se Marcelo como Presidente Vitalício.
    Há uma falta de respeito democrático quando se condiciona o voto dos eleitores, anunciando antes do” jogo o resultado final”.
    Mau exemplo Sr. António Costa……

  3. Anunciado o resultado antes do final do jogo, sim! Jogo baixo, é claro, que foi o anunciar da candidatura do PR numa fábrica de automóveis alemã! Que trapalhada! Ao que os políticos se sujeitam, meu Deus! Acho muito bem que a Ana Gomes se candidate, quanto mais não seja para inviabilizar o candidato único, que tem mesmo um cheirinho a União Nacional, o que favorece os movimentos extremistas que proliferam por aí!

  4. O Marcelo diz que no governo não há crise. O costa “empurra” o Marcelo para segundo mandato. Amor, perdão. favores com favores se pagam

RESPONDER

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …