Costa e Marcelo desalinham. Mas há um assunto fechado: para já, não se fala em desconfinamento

Manuel de Almeida / Lusa

Na próxima reunião do Infarmed, marcada para a próxima terça-feira, não se falará em desconfinamento. A intenção é mantê-lo durante o mês de março.

Esta quinta-feira, o número de internados graves desceu novamente para 688. Confinar o país trouxe boas notícias em relação aos números da pandemia, mas a pressão sobre as Unidades de Cuidados Intensivos ainda é alta para se começar a pensar em desconfinamento.

Esse foi a mensagem que Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, deu em declarações ao Expresso. No Governo, o assunto parece estar fechado: para já, não se fala em desconfinar.

“A questão das expectativas influencia muito o comportamento das pessoas no dia a dia. Portanto, não vale a pena estarmos a falar em desconfinamento, porque enquanto os números das Unidades de Cuidados Intensivos estiverem como estão não é possível concretizá-lo”, acrescentou a governante.

A posição do Governo, mais discreto, contrasta com a do Presidente da República,que, além de pública, se tornou oficial no decreto do estado de emergência atualmente em vigor.

Além de querer um reforço dos meios de rastreamento e apoios aos setores, Marcelo quer um plano faseado para a reabertura. Mas Costa não quer falar dele já, muito menos em público.

De acordo com o semanário, Marcelo Rebelo de Sousa quer marcar um calendário para o regresso das aulas presenciais, de forma gradual, e fixar marcos de referência com base em critérios científicos para ir planeando o desconfinamento.

Mas as exigências não se ficam por aqui e estendem-se até ao reforço de meios. “Melhorar o rastreio de contaminados, com mais testes e, sobretudo, com mais operacionais”, disse o Presidente da República, numa declaração ao país há uma semana. “Os mecanismos legais existem, mas é preciso acionar meios.”

Marcelo Rebelo de Sousa quer também mais meios para apoiar empresas e famílias no que diz respeito à crise económica e social.

Da mesma forma, a Confederação Empresarial de Portugal defende que o Governo deve levar a cabo um “desconfinamento inteligente“, com o regresso às aulas presenciais em alguns níveis de ensino e o alívio de restrições na restauração. Já a Confederação do Comércio e Serviços entende que o país deve desconfinar “o mais cedo possível”.

Ao Jornal de Notícias, António Saraiva, presidente da CIP, disse que, “neste momento, o que deveríamos fazer era encontrar formas de um desconfinamento inteligente”. A intenção foi transmitida após uma audiência com o Presidente da República, em Belém.

Saraiva insistiu no prolongamento dos apoios às empresas, sobretudo as “mais fragilizadas”, de modo a evitar despedimentos. Sublinhou também a necessidade de utilizar os fundos comunitários em instrumentos produtivos e na recapitalização das empresas.

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), defendeu a abertura do país “o mais cedo possível”, argumentando que o atual confinamento está a causar um “conjunto de problemas graves” às empresas, que disse estarem “exaustas”, “exauridas de meios” e “numa situação muito pior do que há um ano”.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que muitas empresas e famílias estão «exauridas» de meios, é notório e a economia portuguesa poderá ser outra, mas não voltará a ser o que era em 2019. E talvez até seja uma vantagem não voltar a ser o que era – havia e ainda há muita coisa inviável, que só um país sem ordenamento e planificação gera.
    Mas quanto ao desconfinamento era bom que deixassem chegar os números da pandemia a patamares muito baixos, até porque as vacinas, segundo consta, protegem por períodos de tempo inferiores a um ano, a média parece ser de 9 meses, o que significa que os vacinados em Janeiro a partir de Outubro voltam a estar desprotegidos. Se calhar o vírus veio para ficar uns anos. Neste contexto, desconfinar as escolas em meados de Março é o mesmo que desconfinar o país, porque implica que as famílias, os alunos e os professores comecem a interagir com grande proximidade e estes com o resto da comunidade, que prestam serviços que começarão a ser requisitados. A possibilidade de contágio começar novamente a subir é enorme e, se isso acontecer, em Setembro/Outubro teremos uma quarta vaga. Será melhor pensar que cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém e que o ensino a distância está longe de ser aperfeiçoado, de ser uma ferramenta altamente eficaz e produtiva como realmente pode ser, até porque os “métodos” continuam a ser os do ensino presencial, que provavelmente já só se justifica em casos pontuais, como pessoas com deficiência, etc.

RESPONDER

Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem. As rajadas rápidas de rádio são um dos …

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …