Na Coreia do Sul, 91 pacientes recuperados voltaram a testar positivo

Jean-Christophe Bott / EPA

A Coreia do Sul revelou este sábado que 91 pacientes dados como recuperados da infeção pelo novo coronavírus voltaram a testar positivo para a doença.

O vírus pode ter-se “reativado” nestes doentes, explicou Jeong Eun-kyeong, diretor do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul, em conferência de imprensa, citado pela agência noticiosa Reuters.

As autoridades de saúde não sabem ainda ao certo o que terá causado novamente a infeção, estando estes casos ainda sob investigação. Contudo, o especialista sul-coreano acredita que o mais certo é ter ocorrido uma reativação do vírus, e não uma nova infeção dos pacientes depois de terem sido dados como curados.

Um especialista disse ainda esperar que este número de aumente nos próximos dias. “O número aumentará, 91 [casos] é apenas o começo”, disse Kim Woo-joo, professor de doenças infecciosas no Hospital Guro da Universidade da Coreia.

O cenário em que pessoas dadas como curadas voltam a testar positivo para a covid-19 é uma preocupação internacional, uma vez que muitos países esperam que as populações desenvolvem imunidade para impedir que a pandemia volte a surgir.

Nesta sexta-feira, a Coreia do Sul registou um mínimo recorde desde o pico de infeções por covid-19, com apenas 27 novos casos. Ao todo, a Coreia do Sul registou já 10.450 casos positivos de covid-19, tendo a lamentar 208 vítimas mortais.

Há ainda registo de 7.117 pessoas recuperadas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …