Mulher de Nóvoa apareceu para calar boatos e Marcelo vai contar até 100

sampaiodanovoa2016 / Facebook

António Sampaio da Nóvoa

Na recta final da campanha para as eleições presidenciais, Sampaio da Nóvoa apareceu ao lado da mulher, depois de rumores que apontavam para um casamento de fachada. Marcelo Rebelo de Sousa já fala em “vitória” e promete não se enervar.

A última sondagem reflecte um novo avanço de Marcelo Rebelo de Sousa face à concorrência, depois de ter perdido algum terreno no debate com Sampaio da Nóvoa, no qual que mostrou uma inesperada faceta mais agressiva.

Marcelo promete dar a outra face como Jesus

O comentador político promete não voltar a enervar-se, especialmente no debate televisivo a 10 que vai decorrer na RTP1, esta terça-feira, e que será o derradeiro grande teste antes das eleições de 24 de Janeiro.

Prevendo que vão ser 9 contra si, Marcelo diz que vai fazer como Jesus Cristo e dar a outra face.

“Batem numa face, a pessoa dá a outra face e depois ainda outra. Não me enervo, conto até cem. Um, dois, três, quatro… quando chegar a cem é o dia das eleições”, destaca o ex-comentador político, que já fala na vitória.

A “vitória de uma ideia, de um projecto”, de “um serviço a Portugal”, realça Marcelo, que prometeu em Aveiro, no domingo, “não entrar em polémicas” e enveredar por “uma campanha muito civilizada“.

Todavia, o professor não deixou de lançar farpas a Sampaio da Nóvoa por este falar de “um tempo novo, contra um tempo velho”.

“Um candidato a Presidente da República não é um candidato a líder partidário“, diz Marcelo, sublinhando que deve estar “acima das querelas partidárias”.

Nóvoa critica “vichyssoises“com apoiantes de peso

Com o Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, cheio, Sampaio da Nóvoa aproveitou aquele que foi o seu maior comício para solidificar a esperança de atirar Marcelo para uma segunda volta.

E o professor esteve sempre na mente do candidato, embora nunca tenha proferido o seu nome, criticando-lhe o facto de não ter “ideias”, nem de assumir “compromissos”, “escondendo-se atrás de uma estratégia apenas de afectos”.

Acusou ainda Marcelo de ter estado ao lado do governo de Passos Coelho, defendendo “políticas claramente contra a nossa Constituição”.

“Sei bem do que falo. Estive a trabalhar em Belém quando era assessor de Jorge Sampaio, não estive a comer vichyssoise nem sopas frias“, atirou ainda Sampaio da Nóvoa.

O candidatou contou pela primeira vez na campanha com o apoio da mulher, Lénia Real, e do filho.

O aparecimento surge depois de rumores que apontavam para um casamento de fachada de Sampaio da Nóvoa, que assumiu que Lénia Real não assumiria o estatuto de primeira-dama, caso seja eleito Presidente.

Além deste apoio familiar de peso, Nóvoa contou com a presença de várias figuras do PS, nomeadamente o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, Duarte Cordeiro, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Isabel Moreira, Rui Vieira Nery, Edite Estrela, Jorge Lacão e Inês de Medeiros.

António Costa não lhe expressou apoio, mas a mãe do primeiro-ministro, Maria Antónia Palla, esteve ao lado do candidato, que conta também com o apoio de figuras como Ramalho Eanes, Jorge Miranda, João Ferreira do Amaral, Carvalho da Silva, e Eduardo Lourenço.

Também os ex-bloquistas Daniel Oliveira e Rui Tavares, a atleta Rosa Mota e o cineasta António-Pedro Vasconcelos manifestaram o seu apoio público a Nóvoa.

Maria de Belém diz que é a candidata socialista

Em Arcos de Valdevez, no Alto Minho, Maria de Belém não teve outros pares de peso do PS ao seu lado, mas a candidata quis relevar que ela é verdadeiramente a única representante dos socialistas nesta eleição.

Estive em todas as grandes lutas do PS e, portanto, socialista candidata sou eu“, declarou a ex-presidente do Partido.

Durante este jantar com apoiantes, Maria de Belém defendeu a regionalização como via para o desenvolvimento do Interior do país.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Oito pardais a uma espiga…. O Marcelo é mais inteligente que os outros todos juntos e esses outros, á boa maneira portuguesa só têm …… coisa feia A INVEJA

RESPONDER

A luz solar pode tornar os sacos de plástico (ainda) mais perigosos para o ambiente

A exposição ao sol dos sacos plásticos cria dezenas de milhares de novos componentes químicos que se podem dissolver na água, num processo que é bastante rápido. Os danos dos sacos de plástico para o ambiente …

Afinal, as dietas detox não são tão milagrosas como prometem

As dietas detox ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas os nutricionistas argumentam que as promessas feitas por estes regimes alimentares não têm bases científicas. Explodiram em popularidade nos últimos tempos, mas parece que as dietas …

Processo Príncipe André. Tribunal de Nova Iorque faz audição pré-julgamento

Os advogados da mulher que alega ter sido abusada por André argumentaram em tribunal que o Príncipe já foi informado do processo. Depois de ter sido processado por uma alegada vítima de abusos sexuais, o processo …

Mulheres podem vir a fazer parte da Guarda Suíça do Vaticano. Quartel adaptado já está a ser projetado

Apesar de ainda não haver permissão para a sua presença na Guarda Suíça do Vaticano, já está a ser projetado um quartel adaptado à acomodação de mulheres. Atualmente, o corpo de elite que protege o papa …

Projeto vai testar inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integram um projeto que visa desenvolver novos algoritmos para testar o uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico, foi anunciado esta segunda-feira. Em …

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …

Portugal estreia-se no Mundial de Futsal com uma vitória por 4-1 frente à Tailândia

A selecção lusa estreou-se com uma goleada frente à Tailândia e garantiu o segundo lugar do grupo, estando apenas atrás de Marrocos devido à diferença de golos. Não havia melhor maneira de começar a campanha do …

Um novo nanomaterial continua seco submerso - e pode tornar o combustível mais eficiente

A nova criação distingue-se de descobertas anteriores semelhantes porque mantém-se completamente seca mesmo depois de estar submersa durante várias horas - e tem muito potencial. Parece coisa de ficção científica, mas tornou-se realidade. Uma equipa de …