Mulher de Nóvoa apareceu para calar boatos e Marcelo vai contar até 100

sampaiodanovoa2016 / Facebook

António Sampaio da Nóvoa

Na recta final da campanha para as eleições presidenciais, Sampaio da Nóvoa apareceu ao lado da mulher, depois de rumores que apontavam para um casamento de fachada. Marcelo Rebelo de Sousa já fala em “vitória” e promete não se enervar.

A última sondagem reflecte um novo avanço de Marcelo Rebelo de Sousa face à concorrência, depois de ter perdido algum terreno no debate com Sampaio da Nóvoa, no qual que mostrou uma inesperada faceta mais agressiva.

Marcelo promete dar a outra face como Jesus

O comentador político promete não voltar a enervar-se, especialmente no debate televisivo a 10 que vai decorrer na RTP1, esta terça-feira, e que será o derradeiro grande teste antes das eleições de 24 de Janeiro.

Prevendo que vão ser 9 contra si, Marcelo diz que vai fazer como Jesus Cristo e dar a outra face.

“Batem numa face, a pessoa dá a outra face e depois ainda outra. Não me enervo, conto até cem. Um, dois, três, quatro… quando chegar a cem é o dia das eleições”, destaca o ex-comentador político, que já fala na vitória.

A “vitória de uma ideia, de um projecto”, de “um serviço a Portugal”, realça Marcelo, que prometeu em Aveiro, no domingo, “não entrar em polémicas” e enveredar por “uma campanha muito civilizada“.

Todavia, o professor não deixou de lançar farpas a Sampaio da Nóvoa por este falar de “um tempo novo, contra um tempo velho”.

“Um candidato a Presidente da República não é um candidato a líder partidário“, diz Marcelo, sublinhando que deve estar “acima das querelas partidárias”.

Nóvoa critica “vichyssoises“com apoiantes de peso

Com o Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, cheio, Sampaio da Nóvoa aproveitou aquele que foi o seu maior comício para solidificar a esperança de atirar Marcelo para uma segunda volta.

E o professor esteve sempre na mente do candidato, embora nunca tenha proferido o seu nome, criticando-lhe o facto de não ter “ideias”, nem de assumir “compromissos”, “escondendo-se atrás de uma estratégia apenas de afectos”.

Acusou ainda Marcelo de ter estado ao lado do governo de Passos Coelho, defendendo “políticas claramente contra a nossa Constituição”.

“Sei bem do que falo. Estive a trabalhar em Belém quando era assessor de Jorge Sampaio, não estive a comer vichyssoise nem sopas frias“, atirou ainda Sampaio da Nóvoa.

O candidatou contou pela primeira vez na campanha com o apoio da mulher, Lénia Real, e do filho.

O aparecimento surge depois de rumores que apontavam para um casamento de fachada de Sampaio da Nóvoa, que assumiu que Lénia Real não assumiria o estatuto de primeira-dama, caso seja eleito Presidente.

Além deste apoio familiar de peso, Nóvoa contou com a presença de várias figuras do PS, nomeadamente o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, Duarte Cordeiro, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Isabel Moreira, Rui Vieira Nery, Edite Estrela, Jorge Lacão e Inês de Medeiros.

António Costa não lhe expressou apoio, mas a mãe do primeiro-ministro, Maria Antónia Palla, esteve ao lado do candidato, que conta também com o apoio de figuras como Ramalho Eanes, Jorge Miranda, João Ferreira do Amaral, Carvalho da Silva, e Eduardo Lourenço.

Também os ex-bloquistas Daniel Oliveira e Rui Tavares, a atleta Rosa Mota e o cineasta António-Pedro Vasconcelos manifestaram o seu apoio público a Nóvoa.

Maria de Belém diz que é a candidata socialista

Em Arcos de Valdevez, no Alto Minho, Maria de Belém não teve outros pares de peso do PS ao seu lado, mas a candidata quis relevar que ela é verdadeiramente a única representante dos socialistas nesta eleição.

Estive em todas as grandes lutas do PS e, portanto, socialista candidata sou eu“, declarou a ex-presidente do Partido.

Durante este jantar com apoiantes, Maria de Belém defendeu a regionalização como via para o desenvolvimento do Interior do país.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Oito pardais a uma espiga…. O Marcelo é mais inteligente que os outros todos juntos e esses outros, á boa maneira portuguesa só têm …… coisa feia A INVEJA

RESPONDER

Estrutura do Montepio é "insustentável a prazo". Reestruturação avança em Outubro

O Banco Montepio vai avançar com uma reestruturação em Outubro. Para já, ainda não se sabe quantos funcionários deverão deixar a instituição, mas é certo que a actual estrutura é "insustentável a prazo". Nas reuniões do …

Enquanto estava em coma, bens de Navalny foram congelados pela justiça russa

Oficiais de justiça russos congelaram as contas e uma parte do apartamento do opositor ao governo Alexei Navalny quando este permanecia em coma após um presumível envenenamento no final de agosto, indicou esta quinta-feira a …

Mais cinco mortes e 899 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta sexta-feira, mais cinco mortes e 899 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quinta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

Governo de Bolsonaro bate recorde de aprovação durante a pandemia

A aprovação do Governo brasileiro, presidido por Jair Bolsonaro, subiu para 40%, a maior percentagem desde o início do seu mandato, iniciado em janeiro de 2019, segundo uma sondagem do Instituto Ibope divulgada na quinta-feira. A …

Número de casos baixa nos EUA. Na Bélgica, deixa de ser obrigatório usar máscara na rua

A pandemia tem assolado toda a população mundial, mas há países que têm sofrido mais com o aumento de número de infetados e com mortes. Apesar de serem um dos países mais afetados, os EUA …

Seis enfermeiros infetados e cirurgias canceladas no hospital de Beja

O hospital de Beja detetou esta quinta-feira seis enfermeiros do bloco operatório infetados com Covid-19 e cancelou algumas cirurgias programadas por questões de segurança, disse à agência Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde …

Reformas na função pública subiram para 43% (e um quinto são professores)

Mais de 6.500 trabalhadores das administrações públicas aposentaram-se na primeira metade deste ano, o que representa um crescimento de 43% face ao mesmo período de 2019. A maioria das saídas deriva de áreas como a …

“Arma de diagnóstico”. Teste que distingue covid-19 de outras infeções respiratórias chega a Portugal

A Unilabs vai disponibilizar um teste que permite “diferenciar o novo coronavírus de outros tipos de infeções respiratórias sazonais”, auxiliando os clínicos a realizarem diagnósticos mais precisos. “A ideia era tentarmos ter uma ferramenta de diagnóstico …

Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira. A mulher, de 23 anos, morreu na …

PS recua nas petições e propõe 7.500 assinaturas para ultrapassar veto de Marcelo

O PS vai avançar com uma proposta de alteração que coloca nos 7.500 o número de assinaturas necessário para que uma petição seja discutida na Assembleia da República.  O objetivo do PS é contornar o veto …