Está de volta o Marcelo suave, Nóvoa sonha com 2ª volta

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Depois dos debates, a campanha presidencial arranca e vai em força para a estrada com os candidatos a gastarem os últimos cartuchos no contacto com o povo.

Nestes dias de temporal, nem os candidatos podem fugir do assunto. Foi o que aconteceu com Marcelo Rebelo de Sousa que foi convidado a ir ver as cheias em Mirandela pelo autarca local, António Branco.

Perante as queixas do presidente da Câmara, que fala numa situação de uma gravidade que não se vivia na cidade desde 2005, o ex-comentador não fez mais do que “observar, ouvir e não falar“, notando que não é da competência de um candidato assumir posições perante um cenário destes.

Mas Marcelo não se calou quando quis passar a mensagem de que é preciso decidir as presidenciais logo à primeira volta, com a sua eleição, claro está.

A ideia de poder arriscar uma segunda volta, como têm deixado antever as últimas sondagens, parece preocupar o professor que nota que “tem que ser à primeira”.

“O país está cansado de campanhas eleitorais e é importante uma clarificação rápida para o próximo Presidente começar a função de unir, ligar e fazer convergir”, destaca Marcelo.

O candidato deixa também antever um regresso à sua postura de professor simpático, depois de ter revelado alguma agressividade nos debates com Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém.

“Às vezes sou considerado demasiado suave, mas eu acho que a função do Presidente da República é essa”, justifica Marcelo.

Sampaio da Nóvoa compara Marcelo a uma rifa

Na campanha de Sampaio da Nóvoa a estratégia de ataque a Marcelo prossegue com o ex-reitor a ganhar fôlego com as recentes sondagens e a almejar a ida a uma segunda volta.

Nos últimos oito dias caiu um mito“, diz com confiança o candidato, avisando que “em democracia nada está resolvido”.

“Votar em Marcelo é o mesmo que escolher uma rifa, nunca se sabe o que nos calha em sorte”, atira também Sampaio da Nóvoa que deixa igualmente muitas críticas a Cavaco Silva.

Maria de Belém e um balde de água fria

A estratégia da ex-ministra da Saúde passa por mostrar as provas dadas no âmbito deste sector que tantas críticas tem merecido. Mas na visita ao Hospital de Portimão o presidente da administração, Pedro Nunes, não alinhou pela sua ideia de que tem havido um desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde.

“No que diz respeito ao centro hospitalar, não sou testemunho de desinvestimento”, considerou Pedro Nunes para decepção de Maria de Belém.

A candidata defendeu a sua condição de mulher e deixou críticas veladas a Marcelo pelas suas “habilidades retóricas” e o “discurso encantatório”, notando que “o tempo não está para aventuras nem para experimentações” e que “os erros das escolhas duram sempre pelo menos cinco anos”.

Marisa Matias quer alimentar ciclo da mudança

Marisa Matias começou a campanha na Madeira com o apoio de Catarina Martins e apontou para a necessidade de continuar a alimentar o ciclo de “mudança” e de “esperança” aberto com a vitória da esquerda nas eleições legislativas.

“Vamos decidir se queremos ter uma presidente a ajudar esta mudança ou se vamos ter um presidente que quer matá-la no berço”, atira a candidata bloquista que deixou também críticas a Marcelo, conotando-o com as “elites económicas”.

Edgar Silva e o “caldeirão de Marcelo”

Com Jerónimo de Sousa ao lado, Edgar Silva começou a campanha presidencial com a confiança de que é possível derrotar o candidato da direita, isto é, Marcelo.

Notando que “já se sabia que Passos, Portas e Cavaco juntarão o seu voto no caldeirão de Marcelo”, Edgar Silva refere que ficamos também a saber que Durão Barroso, “aquele que, abraçando Bush, agrediu o Iraque, o mesmo que, na Comissão Europeia, se uniu a Merkel para esmagar os interesses nacionais” vê igualmente no professor “o modelo perfeito de Presidente”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …