Marcelo deixou de ser o professor simpático (e arrisca segunda volta)

Ricardo Oliveira / Facebook

Marcelo Rebelo de Sousa e Maria de Belém no debate presidencial na RTP.

Marcelo Rebelo de Sousa e Maria de Belém no debate presidencial na RTP.

Marcelo Rebelo de Sousa e Maria de Belém protagonizaram um duelo quente, marcado por ataques pessoais, em mais um debate presidencial. A socialista manteve o professor no tom irritado e este arrisca, cada vez mais, uma segunda volta eleitoral.

Depois de Sampaio da Nóvoa ter colocado Marcelo Rebelo de Sousa em sentido, num debate onde o ex-comentador da TVI se apresentou mais agressivo do que é habitual, voltamos a ver essa faceta menos sorridente do candidato que vai em vantagem nas sondagens, mas que tem perdido algum terreno para os opositores.

Na última sondagem realizada pelo Correio da Manhã, Marcelo Rebelo de Sousa continua à frente dos concorrentes, mas com menos votos (52,9%) quando chegou a apresentar cerca de 60% das intenções de voto noutros inquéritos.

Sampaio da Nóvoa também passa à frente de Maria de Belém, com 16,9% contra 11,8% da ex-presidente do PS.

Estes dados deixam antecipar a possibilidade de Marcelo ter que ir a uma segunda volta, quando já foi dado como vencedor certo à primeira.

Maria de Belém cita Passos Coelho, Marcelo com uma tirada comunista

No duelo entre os dois candidatos conotados com o PS, Maria de Belém não manifestou uma diferenciação evidente relativamente a Sampaio da Nóvoa no confronto com Marcelo, repetindo muitos argumentos já apresentados pelo ex-reitor.

Mas, a ex-presidente do PS conseguiu manter Marcelo no tom irritado, acusando-o de fazer “intriga política” e de ter “comportamentos muito contraditórios”.

Lembrando o debate com Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém atestou que o professor “foi confrontado e transmutou-se”, manifestando “uma dualidade” que não garante “a confiança e a maturidade para garantir a estabilidade no país”.

A socialista chegou a citar Pedro Passos Coelho, o líder do PSD, para chamar “cata-vento” a Marcelo.

A resposta do ex-comentador chegou com uma citação do comunista João Ferreira para acusar Maria de Belém de ser “uma pessoa ziguezagueante, com duas caras, que por um lado faz um discurso de esquerda e, por outro lado, tenta chamar à direita”.

“Mente sistematicamente, fingindo que não mente”, atirou ainda Marcelo, realçando que a ex-presidente do PS que “não consegue unir o partido, quer unir o país”.

“Não é não ter o apoio de António Costa, é que não tem uma palavra que não seja um apoio difuso a todos os candidatos da área, quando foi presidente do partido”, atacou também o professor.

Quanto às funções presidenciais propriamente ditas, pouco disseram os candidatos, com Marcelo a defender a importância dos consensos políticos, destacando que viabilizou três Orçamentos do governo minoritário de António Guterres.

Maria de Belém garante por seu turno que será uma voz activa no âmbito da União Europeia.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O meu comentário é simples; Sou do centro esquerda como votante fixo. Devido à forma como o n/ PC é tão submisso á URSS, não gostei que o partido do qual sou acérrimo votante (não militante) tivesse feito o acordo que fez, pois que não acredito na boa-fé a extrema esquerda. Poderá o BE ser o mais credível? Por tal motivo lamento que nenhum dos Candidatos a P.R. seja de facto independente, pois que Marcelo não se manteve muito tempo como líder do seu próprio partido há anos atrás, como é que vai moderar um País com uma coligação á esquerda tão frágil? Será que Sampaio da Nóvoa acaba por ser o fiel da balança e a pessoa que não sendo político tem mão no volante deste FERRARI???

  2. O Marcelo está apenas a ser vítima de uma campanha orquestrada por toda a esquerda onde os seus vários candidatos parte deles candidatos apenas à desistência ou a nada recorrem à calúnia para atacar Marcelo sem sequer dar oportunidade a este de apresentar as suas ideias já que eles também não apresentam as suas simplesmente por falta delas, têm sido uns debates nojentos e vazios de ideias mas é gente desta que se imagina competente para presidente com o aval de certos partidos de assalto.

  3. A grande maioria dos portugueses tem a mesma atitude para a política tal como tem para o futebol. Apoiam sempre os mesmos, razão pela qual o País (e o futebol) não sai do marasmo.

RESPONDER

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …