Marcelo deixou de ser o professor simpático (e arrisca segunda volta)

Ricardo Oliveira / Facebook

Marcelo Rebelo de Sousa e Maria de Belém no debate presidencial na RTP.

Marcelo Rebelo de Sousa e Maria de Belém no debate presidencial na RTP.

Marcelo Rebelo de Sousa e Maria de Belém protagonizaram um duelo quente, marcado por ataques pessoais, em mais um debate presidencial. A socialista manteve o professor no tom irritado e este arrisca, cada vez mais, uma segunda volta eleitoral.

Depois de Sampaio da Nóvoa ter colocado Marcelo Rebelo de Sousa em sentido, num debate onde o ex-comentador da TVI se apresentou mais agressivo do que é habitual, voltamos a ver essa faceta menos sorridente do candidato que vai em vantagem nas sondagens, mas que tem perdido algum terreno para os opositores.

Na última sondagem realizada pelo Correio da Manhã, Marcelo Rebelo de Sousa continua à frente dos concorrentes, mas com menos votos (52,9%) quando chegou a apresentar cerca de 60% das intenções de voto noutros inquéritos.

Sampaio da Nóvoa também passa à frente de Maria de Belém, com 16,9% contra 11,8% da ex-presidente do PS.

Estes dados deixam antecipar a possibilidade de Marcelo ter que ir a uma segunda volta, quando já foi dado como vencedor certo à primeira.

Maria de Belém cita Passos Coelho, Marcelo com uma tirada comunista

No duelo entre os dois candidatos conotados com o PS, Maria de Belém não manifestou uma diferenciação evidente relativamente a Sampaio da Nóvoa no confronto com Marcelo, repetindo muitos argumentos já apresentados pelo ex-reitor.

Mas, a ex-presidente do PS conseguiu manter Marcelo no tom irritado, acusando-o de fazer “intriga política” e de ter “comportamentos muito contraditórios”.

Lembrando o debate com Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém atestou que o professor “foi confrontado e transmutou-se”, manifestando “uma dualidade” que não garante “a confiança e a maturidade para garantir a estabilidade no país”.

A socialista chegou a citar Pedro Passos Coelho, o líder do PSD, para chamar “cata-vento” a Marcelo.

A resposta do ex-comentador chegou com uma citação do comunista João Ferreira para acusar Maria de Belém de ser “uma pessoa ziguezagueante, com duas caras, que por um lado faz um discurso de esquerda e, por outro lado, tenta chamar à direita”.

“Mente sistematicamente, fingindo que não mente”, atirou ainda Marcelo, realçando que a ex-presidente do PS que “não consegue unir o partido, quer unir o país”.

“Não é não ter o apoio de António Costa, é que não tem uma palavra que não seja um apoio difuso a todos os candidatos da área, quando foi presidente do partido”, atacou também o professor.

Quanto às funções presidenciais propriamente ditas, pouco disseram os candidatos, com Marcelo a defender a importância dos consensos políticos, destacando que viabilizou três Orçamentos do governo minoritário de António Guterres.

Maria de Belém garante por seu turno que será uma voz activa no âmbito da União Europeia.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O meu comentário é simples; Sou do centro esquerda como votante fixo. Devido à forma como o n/ PC é tão submisso á URSS, não gostei que o partido do qual sou acérrimo votante (não militante) tivesse feito o acordo que fez, pois que não acredito na boa-fé a extrema esquerda. Poderá o BE ser o mais credível? Por tal motivo lamento que nenhum dos Candidatos a P.R. seja de facto independente, pois que Marcelo não se manteve muito tempo como líder do seu próprio partido há anos atrás, como é que vai moderar um País com uma coligação á esquerda tão frágil? Será que Sampaio da Nóvoa acaba por ser o fiel da balança e a pessoa que não sendo político tem mão no volante deste FERRARI???

  2. O Marcelo está apenas a ser vítima de uma campanha orquestrada por toda a esquerda onde os seus vários candidatos parte deles candidatos apenas à desistência ou a nada recorrem à calúnia para atacar Marcelo sem sequer dar oportunidade a este de apresentar as suas ideias já que eles também não apresentam as suas simplesmente por falta delas, têm sido uns debates nojentos e vazios de ideias mas é gente desta que se imagina competente para presidente com o aval de certos partidos de assalto.

  3. A grande maioria dos portugueses tem a mesma atitude para a política tal como tem para o futebol. Apoiam sempre os mesmos, razão pela qual o País (e o futebol) não sai do marasmo.

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …