Mulher do amigo de Sócrates suspeita de chantagem e denuncia ex-governante

imanente / Flickr

A mulher de Carlos Santos Silva, o empresário suspeito de ser o principal testa-de-ferro de José Sócrates, terá denunciado detalhes comprometedores sobre o antigo primeiro-ministro em conversas telefónicas que foram gravadas, no âmbito da Operação Marquês.

O Correio da Manhã (CM) teve acesso à transcrição de algumas destas gravações telefónicas que denotam que a mulher de Santos Silva, Inês do Rosário, receava que o marido estivesse a ser alvo de “alguma chantagem” por parte de Sócrates.

Essa ideia fica patente numa conversa telefónica entre Inês do Rosário e uma amiga, registada a 21 de Novembro de 2014, o dia em que Sócrates foi detido no aeroporto de Lisboa.

“”Inês [do Rosário] questiona se aquele “f**** da p***” fez alguma chantagem com Carlos, que é só nisso que pensa… que não compreende… que estúpidos.. que Carlos não é assim, que é um gajo com valores”, terá dito a mulher do empresário, segundo a transcrição da escuta da Operação Marquês citada pelo CM.

O CM cita ainda uma escuta gravada no dia da detenção de Sócrates entre Inês do Rosário e Fernanda Câncio, ex-namorada do antigo primeiro-ministro, onde a primeira “comenta” que “”aquele gajo” ia ser a cruz deles até ao fim””.

Nessa mesma conversa, as duas mulheres “falam de João Perna e ambas concordam que era um “pombo-correio”“. “Inês diz que já tinha percebido que passavam dinheiro para a conta de João para fazer pagamentos … e que era assim que pagava às gajas“, segundo a transcrição divulgada pelo CM.

Noutra conversa telefónica da mulher de Santos Silva interceptada na Operação Marquês, dois dias depois da detenção do ex-primeiro-ministro, ela “chora” e diz a uma amiga que “agora acabou o martírio Sócrates, que começou outro”. “Inês diz que quer ficar longe de José Sócrates, que ele estragou a vida dela” e que “acha que ele devia ameaçar o Carlos”, pois “não entende porque é que Carlos se baixava àquele homem”, refere ainda, segundo a transcrição citada.

O Ministério Público (MP) suspeita que Santos Silva guardou milhões de euros que, na verdade, pertenceriam a José Sócrates. Esse dinheiro respeitaria a alegadas “luvas” de 34 milhões de euros que terão sido supostamente pagas ao antigo primeiro-ministro.

Santos Silva e a mulher terão entregue, entre 2012 e 2014, cerca de 1,16 milhões de euros a Sócrates em numerário, de acordo com a tese do MP.

ZAP //

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. Uma seita, o caraças!
    Mais se parece com uma associação criminosa, do que com outra coisa. E tudo por causa do vil metal, que é aquilo de que o Zé Pinóquio gosta muito.
    Espero bem que todos sejam condenados pelo que fizeram e por aquilo que o animal feroz fez aos portugueses e a Portugal em geral.
    Até no PS, onde existem artistas de toda a forma e feitio este indivíduo já se tornou um ativo tóxico…
    Daí a ter chantageado o amigo para conseguir está associação manhosa, é só um passo.

  2. Este canalha do sócrates é um reles vigarista,que começou na falsificação do curso até à corrupção .Um canalha da pior espécie.

  3. É triste ver ladrões, malandros, corruptos, comunistas, terroristas e disfarçados de socialistas reinando e sendo apoiados por bossais, bossais esses que vivem na miseria e sustentando com seu suado dinheirinho os demandos desses FDP que implantam a miseria para dominar um povo. E o povo por não ter conhecimento os apóiam, como uma torcida de futebol numa libertadores. É muita burrice, muita burrice.

    • Pois, pois.
      Já o António de Oliveira Salazar, de má memória mas que ainda tem adeptos, dizia que para trabalhar com uma enxada não havia necessidade de saber ler…!
      A partir do momento em que se ensina a ler e na aula de filosofia que todos os homens nascem iguais em direito,… podem acontecer muitas coisas!

    • Vá não sejas tapadinho, não é só do PS… Alias nem tem que ver com partido A ou B, tem que ver com pessoas, e pessoas más existem em todos os partidos politicos.
      Essa mania de clubificar os partidos é muito a imagem de quem não tem ideias próprias e que não pensa por sí.
      O Socrates já todos sabemos o que é, mas tens muitos outros que conseguiram escapar e olha que não são do PS.
      Anda tudo ao mesmo palhaço amigo!

      • Todos os partidos têm disto infelizmente. Mas o PS destaca-se claramente. No Governo anterior parece certo que andava tudo a roubar ou então eram todos demasiado limitados para ver o que andavam a fazer mesmo debaixo dos seus narizes. Vai dizer-me que ninguém deu por nada?! Eram assim tão artolas ou também faziam parte do esquema? É que se não ajudaram a dar os golpes pelo menos foram cúmplices ao não os denunciar.
        O primeiro-ministro já se sabe a história. Depois tem o avençado do bes. E ainda o das parcerias público-privadas. Era tudo gente boa.

  4. O problema e que mesmo que recuperem os 30 milhoes nunca vamos recuperar o prejuizo… Se ele recebeu 30 e porque ajudou a roubar/desviar 300milhoes….

RESPONDER

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …

Argentina concede estatuto de refugiado a Evo Morales

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou esta quinta-feira à Argentina procedente de Cuba, onde esteve para realizar uma consulta médica, e deverá permanecer no país, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Felipe Solá. "Evo …

Conselheiro de Trump criou perito fictício para discutir a China (e até o cita nos livros)

O principal conselheiro em política comercial da Casa Branca criou uma personagem fictícia, com um pseudónimo, para lançar discussões sobre o conflito comercial sino-norte-americano. De acordo com o jornal norte-americano New York Times, que avançou a …

Ataque a base militar no Níger faz mais de 70 mortos

Pelo menos 73 soldados nigerinos morreram num ataque a uma base militar em Inates, perto da fronteira com o Mali, na noite de terça-feira. De acordo com os números do exército do Níger, pelo menos …

Nem vegans, nem vegetarianos. É a dieta flexitariana que está a ganhar terreno em Portugal

Cerca de 9% da população portuguesa adoptou uma alimentação veggie, apostando no consumo de vegetais. Mas a nova tendência não são nem os vegetarianos que excluem a carne e o peixe da sua alimentação, nem …

Caretos de Podence elevados a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO

Os Caretos de Podence foram declarados, esta quinta-feira, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A decisão foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre até sábado, em …

"Avó nazi" que negou Holocausto vai cumprir pena até ao fim

Um tribunal alemão decidiu esta quarta-feira que uma escritora e ativista neonazi de 91 anos, que cumpre uma sentença de dois anos por negar o Holocausto, não será libertada antes do fim da pena. Ursula Haverbeck …

Diplomacia entre Rússia e Alemanha agravada por morte de tchetcheno em Berlim

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros Sergey Lavrov convocou esta quinta-feira o embaixador da Alemanha na Rússia, Geza Andreas von Gyr, para lhe comunicar que os "dois colaboradores da embaixada alemã tinham sido declarados 'persona …