Mulher do amigo de Sócrates suspeita de chantagem e denuncia ex-governante

imanente / Flickr

A mulher de Carlos Santos Silva, o empresário suspeito de ser o principal testa-de-ferro de José Sócrates, terá denunciado detalhes comprometedores sobre o antigo primeiro-ministro em conversas telefónicas que foram gravadas, no âmbito da Operação Marquês.

O Correio da Manhã (CM) teve acesso à transcrição de algumas destas gravações telefónicas que denotam que a mulher de Santos Silva, Inês do Rosário, receava que o marido estivesse a ser alvo de “alguma chantagem” por parte de Sócrates.

Essa ideia fica patente numa conversa telefónica entre Inês do Rosário e uma amiga, registada a 21 de Novembro de 2014, o dia em que Sócrates foi detido no aeroporto de Lisboa.

“”Inês [do Rosário] questiona se aquele “f**** da p***” fez alguma chantagem com Carlos, que é só nisso que pensa… que não compreende… que estúpidos.. que Carlos não é assim, que é um gajo com valores”, terá dito a mulher do empresário, segundo a transcrição da escuta da Operação Marquês citada pelo CM.

O CM cita ainda uma escuta gravada no dia da detenção de Sócrates entre Inês do Rosário e Fernanda Câncio, ex-namorada do antigo primeiro-ministro, onde a primeira “comenta” que “”aquele gajo” ia ser a cruz deles até ao fim””.

Nessa mesma conversa, as duas mulheres “falam de João Perna e ambas concordam que era um “pombo-correio”“. “Inês diz que já tinha percebido que passavam dinheiro para a conta de João para fazer pagamentos … e que era assim que pagava às gajas“, segundo a transcrição divulgada pelo CM.

Noutra conversa telefónica da mulher de Santos Silva interceptada na Operação Marquês, dois dias depois da detenção do ex-primeiro-ministro, ela “chora” e diz a uma amiga que “agora acabou o martírio Sócrates, que começou outro”. “Inês diz que quer ficar longe de José Sócrates, que ele estragou a vida dela” e que “acha que ele devia ameaçar o Carlos”, pois “não entende porque é que Carlos se baixava àquele homem”, refere ainda, segundo a transcrição citada.

O Ministério Público (MP) suspeita que Santos Silva guardou milhões de euros que, na verdade, pertenceriam a José Sócrates. Esse dinheiro respeitaria a alegadas “luvas” de 34 milhões de euros que terão sido supostamente pagas ao antigo primeiro-ministro.

Santos Silva e a mulher terão entregue, entre 2012 e 2014, cerca de 1,16 milhões de euros a Sócrates em numerário, de acordo com a tese do MP.

ZAP //

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. Uma seita, o caraças!
    Mais se parece com uma associação criminosa, do que com outra coisa. E tudo por causa do vil metal, que é aquilo de que o Zé Pinóquio gosta muito.
    Espero bem que todos sejam condenados pelo que fizeram e por aquilo que o animal feroz fez aos portugueses e a Portugal em geral.
    Até no PS, onde existem artistas de toda a forma e feitio este indivíduo já se tornou um ativo tóxico…
    Daí a ter chantageado o amigo para conseguir está associação manhosa, é só um passo.

  2. Este canalha do sócrates é um reles vigarista,que começou na falsificação do curso até à corrupção .Um canalha da pior espécie.

  3. É triste ver ladrões, malandros, corruptos, comunistas, terroristas e disfarçados de socialistas reinando e sendo apoiados por bossais, bossais esses que vivem na miseria e sustentando com seu suado dinheirinho os demandos desses FDP que implantam a miseria para dominar um povo. E o povo por não ter conhecimento os apóiam, como uma torcida de futebol numa libertadores. É muita burrice, muita burrice.

    • Pois, pois.
      Já o António de Oliveira Salazar, de má memória mas que ainda tem adeptos, dizia que para trabalhar com uma enxada não havia necessidade de saber ler…!
      A partir do momento em que se ensina a ler e na aula de filosofia que todos os homens nascem iguais em direito,… podem acontecer muitas coisas!

    • Vá não sejas tapadinho, não é só do PS… Alias nem tem que ver com partido A ou B, tem que ver com pessoas, e pessoas más existem em todos os partidos politicos.
      Essa mania de clubificar os partidos é muito a imagem de quem não tem ideias próprias e que não pensa por sí.
      O Socrates já todos sabemos o que é, mas tens muitos outros que conseguiram escapar e olha que não são do PS.
      Anda tudo ao mesmo palhaço amigo!

      • Todos os partidos têm disto infelizmente. Mas o PS destaca-se claramente. No Governo anterior parece certo que andava tudo a roubar ou então eram todos demasiado limitados para ver o que andavam a fazer mesmo debaixo dos seus narizes. Vai dizer-me que ninguém deu por nada?! Eram assim tão artolas ou também faziam parte do esquema? É que se não ajudaram a dar os golpes pelo menos foram cúmplices ao não os denunciar.
        O primeiro-ministro já se sabe a história. Depois tem o avençado do bes. E ainda o das parcerias público-privadas. Era tudo gente boa.

  4. O problema e que mesmo que recuperem os 30 milhoes nunca vamos recuperar o prejuizo… Se ele recebeu 30 e porque ajudou a roubar/desviar 300milhoes….

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …