Mulher do amigo de Sócrates suspeita de chantagem e denuncia ex-governante

imanente / Flickr

A mulher de Carlos Santos Silva, o empresário suspeito de ser o principal testa-de-ferro de José Sócrates, terá denunciado detalhes comprometedores sobre o antigo primeiro-ministro em conversas telefónicas que foram gravadas, no âmbito da Operação Marquês.

O Correio da Manhã (CM) teve acesso à transcrição de algumas destas gravações telefónicas que denotam que a mulher de Santos Silva, Inês do Rosário, receava que o marido estivesse a ser alvo de “alguma chantagem” por parte de Sócrates.

Essa ideia fica patente numa conversa telefónica entre Inês do Rosário e uma amiga, registada a 21 de Novembro de 2014, o dia em que Sócrates foi detido no aeroporto de Lisboa.

“”Inês [do Rosário] questiona se aquele “f**** da p***” fez alguma chantagem com Carlos, que é só nisso que pensa… que não compreende… que estúpidos.. que Carlos não é assim, que é um gajo com valores”, terá dito a mulher do empresário, segundo a transcrição da escuta da Operação Marquês citada pelo CM.

O CM cita ainda uma escuta gravada no dia da detenção de Sócrates entre Inês do Rosário e Fernanda Câncio, ex-namorada do antigo primeiro-ministro, onde a primeira “comenta” que “”aquele gajo” ia ser a cruz deles até ao fim””.

Nessa mesma conversa, as duas mulheres “falam de João Perna e ambas concordam que era um “pombo-correio”“. “Inês diz que já tinha percebido que passavam dinheiro para a conta de João para fazer pagamentos … e que era assim que pagava às gajas“, segundo a transcrição divulgada pelo CM.

Noutra conversa telefónica da mulher de Santos Silva interceptada na Operação Marquês, dois dias depois da detenção do ex-primeiro-ministro, ela “chora” e diz a uma amiga que “agora acabou o martírio Sócrates, que começou outro”. “Inês diz que quer ficar longe de José Sócrates, que ele estragou a vida dela” e que “acha que ele devia ameaçar o Carlos”, pois “não entende porque é que Carlos se baixava àquele homem”, refere ainda, segundo a transcrição citada.

O Ministério Público (MP) suspeita que Santos Silva guardou milhões de euros que, na verdade, pertenceriam a José Sócrates. Esse dinheiro respeitaria a alegadas “luvas” de 34 milhões de euros que terão sido supostamente pagas ao antigo primeiro-ministro.

Santos Silva e a mulher terão entregue, entre 2012 e 2014, cerca de 1,16 milhões de euros a Sócrates em numerário, de acordo com a tese do MP.

ZAP //

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. Uma seita, o caraças!
    Mais se parece com uma associação criminosa, do que com outra coisa. E tudo por causa do vil metal, que é aquilo de que o Zé Pinóquio gosta muito.
    Espero bem que todos sejam condenados pelo que fizeram e por aquilo que o animal feroz fez aos portugueses e a Portugal em geral.
    Até no PS, onde existem artistas de toda a forma e feitio este indivíduo já se tornou um ativo tóxico…
    Daí a ter chantageado o amigo para conseguir está associação manhosa, é só um passo.

  2. Este canalha do sócrates é um reles vigarista,que começou na falsificação do curso até à corrupção .Um canalha da pior espécie.

  3. É triste ver ladrões, malandros, corruptos, comunistas, terroristas e disfarçados de socialistas reinando e sendo apoiados por bossais, bossais esses que vivem na miseria e sustentando com seu suado dinheirinho os demandos desses FDP que implantam a miseria para dominar um povo. E o povo por não ter conhecimento os apóiam, como uma torcida de futebol numa libertadores. É muita burrice, muita burrice.

    • Pois, pois.
      Já o António de Oliveira Salazar, de má memória mas que ainda tem adeptos, dizia que para trabalhar com uma enxada não havia necessidade de saber ler…!
      A partir do momento em que se ensina a ler e na aula de filosofia que todos os homens nascem iguais em direito,… podem acontecer muitas coisas!

    • Vá não sejas tapadinho, não é só do PS… Alias nem tem que ver com partido A ou B, tem que ver com pessoas, e pessoas más existem em todos os partidos politicos.
      Essa mania de clubificar os partidos é muito a imagem de quem não tem ideias próprias e que não pensa por sí.
      O Socrates já todos sabemos o que é, mas tens muitos outros que conseguiram escapar e olha que não são do PS.
      Anda tudo ao mesmo palhaço amigo!

      • Todos os partidos têm disto infelizmente. Mas o PS destaca-se claramente. No Governo anterior parece certo que andava tudo a roubar ou então eram todos demasiado limitados para ver o que andavam a fazer mesmo debaixo dos seus narizes. Vai dizer-me que ninguém deu por nada?! Eram assim tão artolas ou também faziam parte do esquema? É que se não ajudaram a dar os golpes pelo menos foram cúmplices ao não os denunciar.
        O primeiro-ministro já se sabe a história. Depois tem o avençado do bes. E ainda o das parcerias público-privadas. Era tudo gente boa.

  4. O problema e que mesmo que recuperem os 30 milhoes nunca vamos recuperar o prejuizo… Se ele recebeu 30 e porque ajudou a roubar/desviar 300milhoes….

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …