Mulher do amigo de Sócrates suspeita de chantagem e denuncia ex-governante

imanente / Flickr

A mulher de Carlos Santos Silva, o empresário suspeito de ser o principal testa-de-ferro de José Sócrates, terá denunciado detalhes comprometedores sobre o antigo primeiro-ministro em conversas telefónicas que foram gravadas, no âmbito da Operação Marquês.

O Correio da Manhã (CM) teve acesso à transcrição de algumas destas gravações telefónicas que denotam que a mulher de Santos Silva, Inês do Rosário, receava que o marido estivesse a ser alvo de “alguma chantagem” por parte de Sócrates.

Essa ideia fica patente numa conversa telefónica entre Inês do Rosário e uma amiga, registada a 21 de Novembro de 2014, o dia em que Sócrates foi detido no aeroporto de Lisboa.

“”Inês [do Rosário] questiona se aquele “f**** da p***” fez alguma chantagem com Carlos, que é só nisso que pensa… que não compreende… que estúpidos.. que Carlos não é assim, que é um gajo com valores”, terá dito a mulher do empresário, segundo a transcrição da escuta da Operação Marquês citada pelo CM.

O CM cita ainda uma escuta gravada no dia da detenção de Sócrates entre Inês do Rosário e Fernanda Câncio, ex-namorada do antigo primeiro-ministro, onde a primeira “comenta” que “”aquele gajo” ia ser a cruz deles até ao fim””.

Nessa mesma conversa, as duas mulheres “falam de João Perna e ambas concordam que era um “pombo-correio”“. “Inês diz que já tinha percebido que passavam dinheiro para a conta de João para fazer pagamentos … e que era assim que pagava às gajas“, segundo a transcrição divulgada pelo CM.

Noutra conversa telefónica da mulher de Santos Silva interceptada na Operação Marquês, dois dias depois da detenção do ex-primeiro-ministro, ela “chora” e diz a uma amiga que “agora acabou o martírio Sócrates, que começou outro”. “Inês diz que quer ficar longe de José Sócrates, que ele estragou a vida dela” e que “acha que ele devia ameaçar o Carlos”, pois “não entende porque é que Carlos se baixava àquele homem”, refere ainda, segundo a transcrição citada.

O Ministério Público (MP) suspeita que Santos Silva guardou milhões de euros que, na verdade, pertenceriam a José Sócrates. Esse dinheiro respeitaria a alegadas “luvas” de 34 milhões de euros que terão sido supostamente pagas ao antigo primeiro-ministro.

Santos Silva e a mulher terão entregue, entre 2012 e 2014, cerca de 1,16 milhões de euros a Sócrates em numerário, de acordo com a tese do MP.

ZAP //

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. Uma seita, o caraças!
    Mais se parece com uma associação criminosa, do que com outra coisa. E tudo por causa do vil metal, que é aquilo de que o Zé Pinóquio gosta muito.
    Espero bem que todos sejam condenados pelo que fizeram e por aquilo que o animal feroz fez aos portugueses e a Portugal em geral.
    Até no PS, onde existem artistas de toda a forma e feitio este indivíduo já se tornou um ativo tóxico…
    Daí a ter chantageado o amigo para conseguir está associação manhosa, é só um passo.

  2. Este canalha do sócrates é um reles vigarista,que começou na falsificação do curso até à corrupção .Um canalha da pior espécie.

  3. É triste ver ladrões, malandros, corruptos, comunistas, terroristas e disfarçados de socialistas reinando e sendo apoiados por bossais, bossais esses que vivem na miseria e sustentando com seu suado dinheirinho os demandos desses FDP que implantam a miseria para dominar um povo. E o povo por não ter conhecimento os apóiam, como uma torcida de futebol numa libertadores. É muita burrice, muita burrice.

    • Pois, pois.
      Já o António de Oliveira Salazar, de má memória mas que ainda tem adeptos, dizia que para trabalhar com uma enxada não havia necessidade de saber ler…!
      A partir do momento em que se ensina a ler e na aula de filosofia que todos os homens nascem iguais em direito,… podem acontecer muitas coisas!

    • Vá não sejas tapadinho, não é só do PS… Alias nem tem que ver com partido A ou B, tem que ver com pessoas, e pessoas más existem em todos os partidos politicos.
      Essa mania de clubificar os partidos é muito a imagem de quem não tem ideias próprias e que não pensa por sí.
      O Socrates já todos sabemos o que é, mas tens muitos outros que conseguiram escapar e olha que não são do PS.
      Anda tudo ao mesmo palhaço amigo!

      • Todos os partidos têm disto infelizmente. Mas o PS destaca-se claramente. No Governo anterior parece certo que andava tudo a roubar ou então eram todos demasiado limitados para ver o que andavam a fazer mesmo debaixo dos seus narizes. Vai dizer-me que ninguém deu por nada?! Eram assim tão artolas ou também faziam parte do esquema? É que se não ajudaram a dar os golpes pelo menos foram cúmplices ao não os denunciar.
        O primeiro-ministro já se sabe a história. Depois tem o avençado do bes. E ainda o das parcerias público-privadas. Era tudo gente boa.

  4. O problema e que mesmo que recuperem os 30 milhoes nunca vamos recuperar o prejuizo… Se ele recebeu 30 e porque ajudou a roubar/desviar 300milhoes….

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …