Mulher do amigo de Sócrates suspeita de chantagem e denuncia ex-governante

imanente / Flickr

A mulher de Carlos Santos Silva, o empresário suspeito de ser o principal testa-de-ferro de José Sócrates, terá denunciado detalhes comprometedores sobre o antigo primeiro-ministro em conversas telefónicas que foram gravadas, no âmbito da Operação Marquês.

O Correio da Manhã (CM) teve acesso à transcrição de algumas destas gravações telefónicas que denotam que a mulher de Santos Silva, Inês do Rosário, receava que o marido estivesse a ser alvo de “alguma chantagem” por parte de Sócrates.

Essa ideia fica patente numa conversa telefónica entre Inês do Rosário e uma amiga, registada a 21 de Novembro de 2014, o dia em que Sócrates foi detido no aeroporto de Lisboa.

“”Inês [do Rosário] questiona se aquele “f**** da p***” fez alguma chantagem com Carlos, que é só nisso que pensa… que não compreende… que estúpidos.. que Carlos não é assim, que é um gajo com valores”, terá dito a mulher do empresário, segundo a transcrição da escuta da Operação Marquês citada pelo CM.

O CM cita ainda uma escuta gravada no dia da detenção de Sócrates entre Inês do Rosário e Fernanda Câncio, ex-namorada do antigo primeiro-ministro, onde a primeira “comenta” que “”aquele gajo” ia ser a cruz deles até ao fim””.

Nessa mesma conversa, as duas mulheres “falam de João Perna e ambas concordam que era um “pombo-correio”“. “Inês diz que já tinha percebido que passavam dinheiro para a conta de João para fazer pagamentos … e que era assim que pagava às gajas“, segundo a transcrição divulgada pelo CM.

Noutra conversa telefónica da mulher de Santos Silva interceptada na Operação Marquês, dois dias depois da detenção do ex-primeiro-ministro, ela “chora” e diz a uma amiga que “agora acabou o martírio Sócrates, que começou outro”. “Inês diz que quer ficar longe de José Sócrates, que ele estragou a vida dela” e que “acha que ele devia ameaçar o Carlos”, pois “não entende porque é que Carlos se baixava àquele homem”, refere ainda, segundo a transcrição citada.

O Ministério Público (MP) suspeita que Santos Silva guardou milhões de euros que, na verdade, pertenceriam a José Sócrates. Esse dinheiro respeitaria a alegadas “luvas” de 34 milhões de euros que terão sido supostamente pagas ao antigo primeiro-ministro.

Santos Silva e a mulher terão entregue, entre 2012 e 2014, cerca de 1,16 milhões de euros a Sócrates em numerário, de acordo com a tese do MP.

ZAP //

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. Uma seita, o caraças!
    Mais se parece com uma associação criminosa, do que com outra coisa. E tudo por causa do vil metal, que é aquilo de que o Zé Pinóquio gosta muito.
    Espero bem que todos sejam condenados pelo que fizeram e por aquilo que o animal feroz fez aos portugueses e a Portugal em geral.
    Até no PS, onde existem artistas de toda a forma e feitio este indivíduo já se tornou um ativo tóxico…
    Daí a ter chantageado o amigo para conseguir está associação manhosa, é só um passo.

  2. Este canalha do sócrates é um reles vigarista,que começou na falsificação do curso até à corrupção .Um canalha da pior espécie.

  3. É triste ver ladrões, malandros, corruptos, comunistas, terroristas e disfarçados de socialistas reinando e sendo apoiados por bossais, bossais esses que vivem na miseria e sustentando com seu suado dinheirinho os demandos desses FDP que implantam a miseria para dominar um povo. E o povo por não ter conhecimento os apóiam, como uma torcida de futebol numa libertadores. É muita burrice, muita burrice.

    • Pois, pois.
      Já o António de Oliveira Salazar, de má memória mas que ainda tem adeptos, dizia que para trabalhar com uma enxada não havia necessidade de saber ler…!
      A partir do momento em que se ensina a ler e na aula de filosofia que todos os homens nascem iguais em direito,… podem acontecer muitas coisas!

    • Vá não sejas tapadinho, não é só do PS… Alias nem tem que ver com partido A ou B, tem que ver com pessoas, e pessoas más existem em todos os partidos politicos.
      Essa mania de clubificar os partidos é muito a imagem de quem não tem ideias próprias e que não pensa por sí.
      O Socrates já todos sabemos o que é, mas tens muitos outros que conseguiram escapar e olha que não são do PS.
      Anda tudo ao mesmo palhaço amigo!

      • Todos os partidos têm disto infelizmente. Mas o PS destaca-se claramente. No Governo anterior parece certo que andava tudo a roubar ou então eram todos demasiado limitados para ver o que andavam a fazer mesmo debaixo dos seus narizes. Vai dizer-me que ninguém deu por nada?! Eram assim tão artolas ou também faziam parte do esquema? É que se não ajudaram a dar os golpes pelo menos foram cúmplices ao não os denunciar.
        O primeiro-ministro já se sabe a história. Depois tem o avençado do bes. E ainda o das parcerias público-privadas. Era tudo gente boa.

  4. O problema e que mesmo que recuperem os 30 milhoes nunca vamos recuperar o prejuizo… Se ele recebeu 30 e porque ajudou a roubar/desviar 300milhoes….

RESPONDER

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …