Mulher de 61 anos que ajudou Pedro Dias constituída arguida

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Uma mulher de 61 anos foi constituída arguida na sequência dos crimes de Aguiar da Beira, juntamente com o homem detido esta terça-feira, que é suspeito de cinco crimes de homicídio qualificado, três deles na forma tentada.

A PJ, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, esclareceu em comunicado que Pedro Dias, que andou fugido desde o dia 11 de outubro, é também suspeito de dois crimes de sequestro, dois de roubo e um crime de furto.

Na mesma nota hoje divulgada, refere que, para além da detenção do suspeito, foi também constituída e interrogada como arguida uma mulher, de 61 anos, “sobre a qual recaem fundadas suspeitas de favorecimento pessoal ao ora detido, em diferentes momentos subsequentes ao início de todo o ‘iter criminis’ que lhe é imputado”.

Fonte da PJ adiantou à agência Lusa que a mulher constituída arguida é “amiga” do detido, também conhecido como Piloto.

A PJ refere que o homem que se entregou às autoridades em Arouca é suspeito da autoria de vários crimes de homicídio e outros, ocorridos desde 11 de outubro e terça-feira, em Aguiar da Beira (Guarda), Arouca (Aveiro) e Vila Real.

Segundo a fonte, o detido, de 44 anos, é o presumível autor “de cinco crimes de homicídio qualificado, três dos quais na forma tentada, dois crimes de sequestro, pelo menos dois crimes de roubo e um crime de furto, entre outros, pendentes de melhor e mais cuidada averiguação”.

“Ao longo de aproximadamente quatro semanas de investigação, em estreita colaboração operacional com a GNR, foi possível reconstruir parte substancial do itinerário de fuga empreendido pelo ora detido e recolher relevantes elementos indiciários relativos à vasta atividade delituosa que lhe é imputada”, indica a PJ.

A detenção do suspeito, na terça-feira, “ocorreu na sequência de oportuna manifestação de vontade de entrega à PJ, realizada por intermédio da mandatária do ora detido, e concretizada em Arouca”, esclarece ainda a PJ.

Segundo a RTP, Pedro Dias diz estar inocente e referiu que viveu as últimas semanas com apenas 60 euros. O suspeito garantiu à estação que nunca saiu do país, tendo estado sempre na região.

A entrega decorreu em direto, depois do suspeito ter referido aos seus advogados que não se sentia seguro e que estava a ser vítima de “tentativas de homicídio”.

Antes da detenção, Pedro Dias deu uma entrevista exclusiva à jornalista Sandra Felgueiras, que deverá ser transmitida integralmente na próxima sexta-feira.

O detido, que está desde cerca das 03h00 de hoje no Estabelecimento Prisional da Guarda, irá ser presente às competentes autoridades judiciárias, para efeitos de primeiro interrogatório judicial e consequente submissão a adequadas medidas de coação.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original. O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu …

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …