Mariana Mortágua preocupada com um novo nome no Governo

A deputada bloquista mostrou-se esta sexta-feira preocupada com um nome que faz parte da constituição do Governo que o primeiro-ministro indigitado, António Costa, levou esta semana ao Presidente da República.

“Preocupa-me um nome: o da Ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho”, disse, em entrevista ao programa Vichyssoise, da rádio Observador.

“Preocupa-me por um conjunto de posições que teve enquanto secretária de Estado do Turismo e por ser autora de algumas frases polémicas, dizendo, por exemplo, a empresas chinesas para fazerem de nós cobaias. São posições questionáveis quando se tem um cargo de promoção de investimento ou do Turismo porque essa é a mesma lógica que esteve por trás dos vistos gold”, justificou.

Ana Mendes Godinho, recorde-se, é a aposta de António Costa para substituir Vieira da Silva no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social – é uma das quatro cinco caras novas, entre 14 repetentes no maior Governo de sempre.

Mortágua não teceu nenhum outro comentário a outros membros do Governo, recusando-se a “fazer futurologia”. Prefere, afirmou, analisar a “linha política do Governo”.

A bloquista lamentou ainda que PS e Bloco não tenham consigo firmar um acordo de legislatura, tal como aconteceu no passado. “Acordo escrito conferia estabilidade do ponto de vista da forma e estabelecia ganhos à partida para a esquerda“, acrescentou, garantindo, contudo, que o Bloco de Esquerda vai negociar cada lei “com o mesmo empenho que houve em 2015”.

Foi na terça-feira que António Costa levou a constituição do novo Governo a Belém. Além de Ana Mendes Godinho, há outro quatro ministros: Maria do Céu Albuquerque entra para a Agricultura; Alexandra Leitão é promovida a ministra numa pasta nova: Modernização do Estado e da Administração Pública; Ana Abrunhosa é a nova ministra da Coesão Territorial e Ricardo Serrão Santos ministro do Mar.

No Governo vão manter-se 14 ministros: o ministro das Finanças, Mário Centeno, o ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues, a ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva, a ministro dos Negócios Estrangeiros mantém-se Augusto Santos Silva.

João Gomes Cravinho fica novamente com a Defesa, Marta Temido na Saúde, Pedro Siza Vieira na Economia, Eduardo Cabrita na Administração Interna, Nelson de Souza no Planeamento, Graça Fonseca na Cultura, João Pedro Matos Fernandes no Ambiente e Pedro Nuno Santos nas Infraestruturas.

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, também se vão manter nos seus cargos.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Quero ver se a ministra do Trabalho e Segurança Social vai conseguir acabar com o atraso de 9 a 12 meses no pagamento das pensões de velhice. Os reformados exigem Justiça Social.

  2. A mim o que mais me preocupa é não termos políticos sérios e com ideias para um futuro melhor e como pôr essas ideias em prática, olho aos partidos e o que vejo é uma seita de gente que vive dos nossos impostos sem ter ou dizer o que pensam fazer por Portugal e pelos portugueses, isso sim preocupa-me e muito, só os vejo na lavagem de roupa suja ideias dá trabalho e cansa, deve ser por isso que não têm uma única ideia para o País.

    • Estamos todos à tua espera. Com as ideias brilhantes que certamente terás, o país transforma-se num paraíso de um dia para o outro.

      Criticar é fácil. Fazer… tá quieto!

  3. Terá a sua razão pois gente séria no governo não existe. O problema é que o Bloco também tem mostrado bem não ser sério. Para além de ter alinhado bem com o governo geringonça em tudo, tal como o PCP.
    A assembleia da república é uma grande família, engana-se quem pensa que não.

    • Que saudades te deixou o ladrão-mor do reino, que até o Complemento Solidário para Idosos com pensões até 300 (TREZENTOS) euros, roubou aos velhos deste país, para além de todos os outros roubos conhecidos a todos os portugueses, dos favores feitos aos amigos e das vendas feitas a preços de saldo de património do Povo português!! Esse sim era um governo sério ou não fosse chefiado pelo grande Coelhito de La Suerte, ele próprio “metido” no “negócio dos subsídios europeus de 7,6 milhões de euros à Tecnoforma, para “formação” de pessoal que “trabalhava em aeródromos fantasmas”!! Queres gente mais séria??

      • Eu não tenho saudades de nenhum partido, não deves ter lido bem o que escrevi. Nem sequer partido tenho.
        Mas tu ainda acreditas no pai natal. Pelo que escreves ainda achas que uns são mais sérios do que outros.
        São todos da mesma família, acorda amigo! Entre os 5 principais partidos não se aproveita nenhum! Acorda que já se vai fazendo tarde! Uns e outros puseram Portugal de gatas!

      • Oh António Verdades, quem me roubou e a todos os portugueses foi o ladrão-mor do reino, Sócrates. Já não te lembras ? Deixou o país hipotecado à Troika e tivemos que o resgatar.

  4. Quando chegar a hora do governo precisar de uma mão amiga lá estarão as Mortáguas, as Cristinas e os Jerónimos todos a prestarem vassalagem ao chefe-mor Costa, será apenas uma questão de tempo, até lá vão-se gladiando com uns arrufositos e nada mais.

  5. Se em vez da quantidade se apostasse na qualidade, isso é que era…
    Mas, depois, o que fazer ao jogo das cadeiras e aos tachos dos e para os boys?
    Será que (tantos) vão erradicar os milhões de portugueses que estão em situação de pobreza e melhorar as condições de vida da população, ou vão continuar a manter e melhorar os privilégios deles e de uns poucos?

    • “Então mas os chineses não são de esquerda? ”
      Hahahahaaa…
      Eles são o que a ditadura de partido único disser que são, e mais nada!!
      Fiquei sem perceber se era piada ou mesmo ignorância…
      .
      Mas, o que tem a China a ver com a notícia?!
      O BE sempre foi dos maiores críticos relativamente à China, desde o próprio regime chinês até à venda (ao desbarato) de património português as empresas chinesas!
      .
      Até foi o único partido que recusou integrar a Comitiva do PR na visita à China há uns meses atrás:
      “BE diz que rejeitou visita à China “porque não dança na roda onde não há direitos humanos”
      O Bloco não visitou a China por considerar que o país não respeita os direitos humanos. Marcelo Rebelo de Sousa referiu que a ausência do BE na visita “é um sinal da liberdade que existe em Portugal”.”
      observador.pt/2019/04/30/be-diz-que-rejeitou-visita-a-china-porque-nao-danca-na-roda-onde-nao-ha-direitos-humanos/

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …