Mário Cruz / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes
Fonte governamental avançou, esta segunda-feira, que os testes feitos aos ministros dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente tiveram resultado negativo.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, testaram negativo para a covid-19, disse à agência Lusa fonte governamental.
Os testes aos dois ministros foram feitos depois de se saber que o titular da pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, está infetado com covid-19.
No domingo, o primeiro-ministro e todos os membros do Governo que foram testados tiveram resultados negativos, segundo o comunicado do gabinete de imprensa de António Costa divulgado esta manhã.
“Durante a manhã serão ainda testados o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e o ministro do Ambiente e Ação Climática, que se mantêm isolados até conhecerem os resultados”, adiantava o comunicado.
A mesma nota adianta que, “por determinação da Direção Geral da Saúde, ficarão em confinamento, apesar de testarem negativo, o ministro do Planeamento e a ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social que ladeiam Manuel Heitor na reunião do Conselho de Ministros”, que se realizou na quinta-feira.
Manuel Heitor, de 62 anos, não tem sintomas e encontra-se em confinamento domiciliário.
Na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, realizada hoje à tarde, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu que o Presidente da República esteve num evento com o ministro da Ciência, mas antes de este estar na fase infecciosa, razão pela qual não foi considerado para rastreio.
A responsável sublinhou que há um protocolo que é seguido e que permite encontrar o período de transmissão e, depois, estratificar contactos de alto e baixo risco, fazer os testes e determinar se ficam ou não em isolamento profilático.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
26 Junho, 2025 Em França fala-se em “ressurgimento da epidemia” de covid-19
-
28 Maio, 2025 Covid-19 está a aumentar em algumas regiões do mundo
-
20 Maio, 2025 Histórico: há novo acordo sobre próximas pandemias (OMS)
-
22 Abril, 2025 A pandemia ia baixar as rendas? 16,6 euros respondem